[ Informação Coordenação do Mestrado em Estudos sobre as Mulheres ]

Candidaturas Mestrado em Estudos sobre as Mulheres – Género, Cidadania e Desenvolvimento

Informamos que estão a decorrer, até 18 de junho, as candidaturas ao Mestrado em Estudos sobre as Mulheres – Género, Cidadania e Desenvolvimento, da Universidade Aberta.

Este mestrado, pioneiro em Portugal, foi criado em 1994 e funciona, presentemente, em regime de e-learning. A igualdade entre mulheres e homens constitui um dos grandes desafios internacionais, presente nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O plano de estudos do MEM-GCD enfatiza a articulação indissociável entre a promoção da igualdade de género, o reforço da cidadania e o desenvolvimento, oferecendo um aprofundamento teórico e epistemológico e uma abertura para o que se denomina de outro tipo de abordagens críticas ou “fora do centro”, buscando a diversidade nas formas de ler as mudanças e os desafios das sociedades contemporâneas, reconhecendo e respeitando as dinâmicas em curso em contextos geográficos, culturais, sociais e políticos distintos.
O mestrado desenvolve-se no contexto de uma formação especializada na área das Ciências Sociais, estando vocacionado para atividades profissionais de investigação teórica e aplicada no domínio dos estudos de género, feministas e das mulheres. Visa preparar diplomados/as inseridos em distintos campos de intervenção profissional e contextos geográficos, desenvolvendo competências profissionais e de decisão para a implantação de Políticas para a Igualdade que tenham em conta os aspetos relacionados com o género na vida social e cultural, em articulação com outras dimensões e desigualdades sociais.

O curso funciona totalmente em regime de e-learning, permitindo construir conhecimento e partilhar experiências numa comunidade de aprendizagem diversificada e operando em diferentes contextos sociais e culturais que esta modalidade de ensino oferece.

Vídeo dos 20 anos do Mestrado: https://www2.uab.pt/TVUAb/videoDetail.php?Video=383&Menu=2

Vídeo de apresentação: https://www2.uab.pt/TVUAb/videoDetail.php?Video=358&Menu=14

Todas as informações sobre o curso e o formulário de candidatura encontram-se aqui: https://guiadoscursos.uab.pt/cursos/mestrado-em-estudos-sobre-as-mulheres-genero-cidadania-e-desenvolvimento/

 


[ Informação Cristina Alexandra, IE-UMinho ]

XVII CURSO DE VERÃO 2024 | “Paulo Freire: da Pedagogia do Oprimido à Pedagogia da Autonomia”
(11-12-13 de julho 2024 | Braga, Instituto de Educação da Universidade do Minho)

Durante os próximos dias 11, 12 e 13 de julho tem lugar o XVII Curso de Verão 2024, Paulo Freire: da Pedagogia do Oprimido à Pedagogia da Autonomia, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais da Educação e pelo Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

A equipa docente é constituída por: Licínio Lima [Coord.], Almerindo Afonso e Fátima Antunes

Tratando-se de um dos mais relevantes pedagogos do século XX, cuja pedagogia política foi seminal à criação da pedagogia crítica, entende-se que a sua vasta obra – entre a obra magna Pedagogia do Oprimido e o último e celebrado livro sobre Pedagogia da Autonomia, que publicou em 1996 –, representa um referencial teórico incontornável, a ser conhecido e debatido por professores/as e educadores/as, especialistas em educação, dirigentes de organizações educativas e técnicos, com variadas formações, mas que exercem a sua atividade em instituições de educação e formação, ou com valências educativas.

O Curso assentará no estudo de fontes primárias e, a partir delas, convocará fontes secundárias de importantes especialistas internacionais na obra freiriana, procurando fornecer uma visão simultaneamente aprofundada e alargada, não apenas dos textos que o autor nos legou, mas também da sua obra educativa e pedagógica, realizada em diferentes partes do mundo.

A atualidade do pensamento e da obra de Freire serão objeto de debate a partir de uma sociologia política da educação, através de apresentações por parte dos formadores e, sobretudo, do trabalho realizado pelos participantes, organizados em oficinas temáticas.

Objetivo(s) / finalidade(s) do Curso

1. Conhecer a relevância do pensamento e da obra de Paulo Freire;
2. Analisar as exigências para o estudo da obra e seus principais desafios em termos da sua receção atual;
3. Reconhecer as bases inovadoras da pedagogia política de Freire e o seu conceito de politicidade da educação;
4. Compreender as principais categorias de análise presentes em Pedagogia do Oprimido e seus impactos atuais em termos de investigação em educação;
5. Conhecer a ação de Freire como administrador público de educação e as suas reflexões sobre essa experiência, a partir dos seus conceitos de autonomia e de participação.

Conteúdos programáticos

1. Introdução: por que estudar Paulo Freire hoje?
2. Considerações em torno do ato de estudar Freire
3. Política e politicidade da educação
4. A obra magna: Pedagogia do Oprimido
5. Pesquisando com a Pedagogia do Oprimido: para uma crítica ao pedagogismo opressor
6. Pedagogia da autonomia e autonomia da pedagogia: a democratização dos poderes educativos
7. Freire como administrador público da educação na cidade de São Paulo
8. Encontros com a obra de Paulo Freire

Destinatários
Esta iniciativa é particularmente dirigida a Professores/as dos vários níveis de ensino (1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário); Técnicos e Mestres em Educação, Psicólogos/as, Sociólogos/as, Educadores/as e Assistentes Sociais de Escolas e Agrupamentos de Escolas bem como de Organizações Não Governamentais.

Condições de acesso e de ingresso no Curso
Licenciados/as nas áreas da Educação, Ensino, Psicologia, Sociologia, Serviço Social e áreas afins.

Organização do curso:
O curso está organizado em 4 oficinas e 1 painel.
Em cada oficina, haverá atividades a realizar em trabalho de grupo ou individual (ex.: leitura de um texto, visionamento de um vídeo, análise de um trecho, etc.), sendo os resultados dessa atividade discutidos em plenário.

O curso aguarda a creditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua

Horário de funcionamento:
Quinta-feira, 11 de julho (9h-12h30m; 14h30m-18h)
Sexta-feira, 12 de julho (9h-12h30m; 14h30m-18h)
Sábado, 13 de julho (9h-13h)

Local de funcionamento:
Braga, Instituto de Educação da Universidade do Minho (Campus de Gualtar)

Inscrições:
Inscrições por endereço eletrónico, enviando comprovativo de pagamento e ficha de inscrição preenchida para: calexandra@ie.uminho.pt

Valor da inscrição:
45 € – Público em geral
20 € – Estudantes da Universidade do Minho
Pagamento através de TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA para o NIB: 0035.0171.00167322630.15 (Caixa Geral de Depósitos).
Número limite de inscrições: 25 (segundo a ordem de receção)

 


[ Informação Instituto de Educação – Universidade de Lisboa ]

CANDIDATURAS 2024-2025 (1.ª Fase) | Doutoramentos

Doutoramento em Educação
O Doutoramento em Educação combina o conhecimento aprofundado e atualizado na área científica com formação teórica e metodológica rigorosa de modo a promover o desenvolvimento de investigação original e com impacto transformador.

É reconhecido, nas suas diferentes áreas de especialidade, para efeitos de contagem de tempo para progressão na carreira docente.

Administração e Política Educacional | Didática das Ciências | Didática da Matemática | Formação de Adultos | Formação de Professores e Supervisão | História de Educação | Psicologia da Educação | TIC na Educação

Doutoramentos em colaboração com outras escolas da ULisboa:

Doutoramento em Educação Artística
O Doutoramento em Educação Artística é um doutoramento conjunto entre a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa, através das suas Faculdade de Belas Artes e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes e Instituto de Educação da Universidade da de Lisboa.

Doutoramento em Educação Inclusiva
O Doutoramento em Educação Inclusiva é uma iniciativa pioneira nos contextos nacional e europeu e resulta da colaboração entre o Instituto de Educação e a Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa.

Mais informações em http://www.ie.ulisboa.pt/candidaturas

 


[ Informação SPGPAG ]

Formação Externa da SPGPAG 2024 – ESCOLA DE PAIS GRUPANALÍTICA: INTERVENÇÃO DE GRUPANÁLISE APLICADA AO TRABALHO COM PAIS
(22 de junho – 10h00h / 12h45 – Online)

Descrição:
A formação “Escola de Pais Grupanalítica” destina-se a técnicos ligados a pais e crianças que estejam interessados em vivenciar e aprender sobre esta aplicação da Grupanálise, desenvolvida e implementada pela autora desde 2014.
Esta intervenção de curta duração com grupos de pais de orientação grupanalítica tem como objetivo apoiar mães e pais a desenvolver os seus recursos internos, a sua relação com os filhos e a elaborar as dificuldades na parentalidade, que muitas vezes estão ligadas a experiências e relações dos próprios pais frequentemente não compreendidas e não conscientes. Os grupos da “Escola de Pais Grupanalítica” são espaços seguros com um ambiente empático de contenção, onde é estimulada a mentalização, o desenvolvimento emocional e relacional, onde é possível crescer através da vivência. É uma abordagem fundamentada nos conceitos e técnica da Grupanálise (Cortesão, 2008), sendo também influenciada pelas abordagens multifamiliares (Badaracco, 2000) e pela psicoterapia analítica de grupo de curta duração (Lorentzen, 2014).
A formação terá no máximo 10 participantes e será dividida em duas partes: 1) Parte vivencial em que o grupo funcionará como um grupo de pais, onde os seus membros falam e refletem em discussão flutuante livre, sem temas pré-definidos. 2) Parte analítica e técnica em que será analisada a experiência no grupo de pais, relacionando-a com a presença de características e potencialidades do setting grupanalítico. Serão igualmente discutidos aspetos técnicos específicos desta intervenção assim como resultados empíricos.

Destinatários:
– Profissionais de Saúde e Saúde Mental
– Profissionais de Educação
– Estudantes de Psicologia, Medicina, Enfermagem, Serviço Social, Psicomotricidade, Terapia Ocupacional, entre outros;
– Profissionais da área Social e Comunitária
– Professores
– Pais
– Educadores
– Associações escolares

Datas:
22 de Junho (SÁBADO MANHÃ)

Formador
Dra. Patrícia Poppe
Psicóloga Clínica e Grupanalista; Membro Grupanalista da SPGPAG

Modalidade:
Online (plataforma zoom)

Bibliografia:
Poppe, P. (2018). Apoiar e Desenvolver a Parentalidade na Escola de Pais Grupanalítica. The Psychologist: Practise & Research Journal Vol 1. Number 1. Supplement 2. (p.203).

Poppe, P., Teixeira, A. L. (2018) A Grupanálise e as suas Aplicações em Portugal. The Psychologist: Practise & Research Journal Vol 1. Number 1. Supplement 2. (p.196). Link

Revista Pais e Filhos – “Dúvidas em grupo.”
https://magg.sapo.pt/filhos/educacao/artigos/como-pais-adaptar-vida-para-filhos-felizes

Jornal Público – Educação “O miúdo porta-se mal? Não chame a Supernanny”
https://magg.sapo.pt/filhos/educacao/artigos/como-pais-adaptar-vida-para-filhos-felizes

SITE ESCOLA DE PAIS: http://escoladepais.org/

Certificado:
Formação certificada pela DGERT*.
*O formando poderá obter um certificado mediante presença na totalidade das sessões e realização de um trabalho de reflexão final a entregar ao formador no prazo de até um mês após a data final do curso.
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: spgpag.pt@gmail.com

 


[ Informação Laura Neiva ]

Escola de Verão “Investigação qualitativa em Criminologia: Epistemologias, métodos e técnicas”
(Universidade Lusíada Norte, de 3 a 6 de setembro de 2024)

A Escola de Verão “Investigação qualitativa em Criminologia: Epistemologias, métodos e técnicas” representa uma oportunidade para que os/as interessados em metodologias qualitativas no desenvolvimento de investigações em criminologia possam adquirir, partilhar e debater conhecimentos, habilidades e ampliar redes profissionais. Este evento destina-se especialmente a estudantes e investigadores/as em início de carreira que ambicionem compreender, de forma prática, os métodos de pesquisa qualitativa utilizados nas ciências sociais, com foco na criminologia, não obstante ser extensível a todos/os os/as interessados/as por estas temáticas. O curso abordará vários aspetos da investigação qualitativa, desde o design dos projetos de pesquisa, à recolha de dados, métodos e técnicas, prevendo o desenvolvimento de casos de aplicações específicas de abordagens qualitativas na investigação criminológica.

Os/As participantes desenvolverão conhecimentos e perspetivas críticas sobre a investigação qualitativa na criminologia, com potencial para serem extensíveis a outras ciências sociais. Pretende-se o desenvolvimento de uma compreensão aprofundada dos princípios e práticas da pesquisa norteada por metodologias qualitativas, desde a conceção do projeto de pesquisa, ao desenvolvimento da autonomia e habilidades práticas para a sua aplicação.

Esta Escola destina-se a estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento em ciências sociais, bem como investigadores/as em início de carreira. Aconselha-se que os participantes detenham uma compreensão básica da pesquisa qualitativa e estudos de criminologia. Recomenda-se também que os participantes tenham um projeto de pesquisa em mente para usar como estudo de caso ao longo da Escola de Verão.

Inscrições até ao final do mês de junho: https://tinyurl.com/43jh8x4u

 


[ Informação Sandra Saleiro, ISCTE-IUL ]

Divulgação | Curso de Estudos Interdisciplinares em Género e Sexualidade

As relações de género e a sexualidade são questões marcantes das sociedades contemporâneas, estando associadas a desigualdades sociais, múltiplas formas de discriminação e violências. Simultaneamente, o género e a sexualidade constituem formas de identificação e de subjetivação importantes e valorizadas na constituição das identidades.

O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e a Escola de Ciências Sociais e Humanas apresentam a Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares em Género e Sexualidade, que tem como principal propósito a formação de especialistas nestas áreas assim como da Igualdade e diversidade, partindo de uma ampla variedade de perspetivas teóricas, assumindo uma perspetiva crítica, num percurso que intersecta várias matrizes de opressão e privilégio, como sejam os processos de racialização nas gramáticas da colonialidade, as múltiplas formas de sexualidade e a sua hierarquização social, diversidade funcional dos corpos e ainda os processos de diferenciação social por classe, idade/geração e outros.

A Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares em Género e Sexualidade dará a possibilidade de progredir os estudos ao nível de mestrado.

Sabe mais em https://bit.ly/ecsh_PGEIGS