[ Informação FLUP | Comunicação ISUP ]
3ª Escola de Verão Internacional do ISUP | “Is there any future ahead? On the narrative and temporal structure of the Anthropocene”, Opening lecture with Luigi Pellizzoni (Scuola Normale Superiore, Pisa-Florence)
(25 de junho – 14h30 – Porto, Sala de Reuniões 1 da FLUP)
The Anthropocene has become a catchword capable of engaging both the natural and the social scientists and the broader public. It is by now almost synonymous with climate change, in turn come to be synonymous with the ecological crisis. Yet, what does the notion actually refer to? Is the Anthropocene a fact, a way to depict the current human condition, or a move to establish or defend a social order? Is its character ontological, epistemic, or political? A tentative reply will be developed by looking at the plurality of storylines, the constellation of concepts and the multiple temporalities at play in the Anthropocene debate and related social mobilisations.
II Academia dos Direitos Humanos da ATPD – A Aldeia que Sabe Envelhecer
Este projeto da ATPD corresponde a uma academia para jovens universitários que decorre em Trás-os-Montes, sobre a temática dos Direitos Humanos em toda a sua plenitude. É um modelo misto de escola de investigação, partilha, trabalho e aprendizagem para estudantes, no sentido da produção e disseminação de conhecimento sobre questões relacionadas com os Direitos Humanos para formular recomendações de ação para o futuro, dinamizando os territórios transmontanos.
A segunda edição, chamada “A Aldeia que Sabe Envelhecer” decorrerá entre os dias 9 e 15 de setembro, na aldeia de Samões, Vila Flor. Os principais obejtivos são: desenvolver um diagnóstico das condições sociais e habitacionais dos habitantes mais velhos da aldeia; sugerir medidas de adaptação das habitações identificadas; promover dinâmicas e partilhas sobre o envelhecimento e os direitos humanos e promover o contacto e a divulgação das soluções de apoio existentes.
Esta edição dirige-se a estudantes universitários do Mestrado de qualquer zona do país, das áreas da sociologia, psicologia, educação social, design ou arquitetura. Haverá, ainda, vagas para estudantes universitários residentes no concelho de Vila Flor. Durante a Academia, os estudantes serão acompanhados por docentes/investigadores do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) e do Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho. A iniciativa tem o apoio do IS-UP, da Câmara Municipal de Vila Flor e da Junta de Freguesia de Samões.
Para mais informações consulta o regulamento: https://drive.google.com/file/d/1lFB8D65oo2Y6mCcPpwPhnPJCiK5p1zmy/view?usp=sharing
As inscrições implicam o preenchimento do formulário: https://forms.gle/m37PQDC17PZQ3LEQ9