Novos Ambientes de Aprendizagem e Novas Relações com o Conhecimento
10 e 12 de julho de 2024, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Toda a informação AQUI.
Submissão de propostas (Comunicações, Simpósios Auto-Organizados): até 8 de abril de 2024
Os professores de Ensino Superior nas várias latitudes – sejam os que se encontram há muito na carreira ou os que nela acabam de ingressar – têm hoje pela frente grandes desafios, que resultam em larga medida: (i) do afluxo em grande número de estudantes à graduação e também à pós-graduação, provenientes de trajetórias escolares muito diversificadas, com expectativas e motivações dissemelhantes, apresentando taxas de sucesso também assaz variáveis; (ii) do trânsito e da própria velocidade com que os saberes científicos se cruzam e se consolidam para lá da taxonomia e das fronteiras disciplinares clássicas; (iii) da mercantilização do conhecimento (iv) da crescente demanda pela integração de novas tecnologias e da circulação dos alunos em vários ambientes de aprendizagem; (v) da alta regulação e controle burocrático da atividade docente.
Todas estas transformações que se vivem no ensino superior reclamam por um regresso vivificante da pedagogia, regresso este que seja capaz de assumir a essência de uma vida em comum, presente desde a primeira hora na sua missão histórica, para a conseguir relançar na concretização de novas relações com o conhecimento e novos ambientes de trabalho científico entre estudantes e professores. Estão longe os tempos em que as aulas albergavam estudantes oriundos das elites, com bases culturais e socioeconómicas muito próximas, que se matriculavam nas suas faculdades de eleição, e para os quais grosso modo a aula magistral e a tutoria pareciam funcionar, ou só raramente se viam questionadas. O contexto recente exige a cada professor que se oriente para vários objetivos e não apenas um, assim como a sua prática deve atender a múltiplos racionais e ambientes de aprendizagem. É esta evidência que torna necessário e urgente o esforço do seu desenvolvimento profissional a partir da pedagogia.
Tendo como principal objetivo propiciar oportunidades para o intercâmbio de ideias e experiências sobre a pedagogia no ensino superior em torno do tema “Novos Ambientes de aprendizagem e Novas Relações com o Conhecimento”, o XIII CIDU – Congresso Ibero-americano de Docência Universitária – realiza-se na Universidade de Lisboa nos dias 10, 11 e 12 de julho de 2024. Contando com a participação de professores de vários países europeus e latino-americanos dos mais diversos domínios disciplinares, pretende-se, neste congresso, promover e reforçar um conjunto de sinergias institucionais e pessoais em torno da pedagogia, contribuindo para a qualidade de novas relações com o conhecimento e de novos ambientes de trabalho académico no ensino superior. Neste sentido, convidamos à apresentação de propostas de comunicações e simpósios em torno dos seguintes eixos temáticos:
- Formação Pedagógica e Desenvolvimento Profissional Docente
- Políticas do Ensino Superior, Internacionalização e Novas Modalidades de Docência
- Inovação Pedagógica e Perspectivas de Futuro do Ensino Superior
- O Ensino com o Digital e a Emergência da Inteligência Artificial
- Diversidade Estudantil e Inclusão Educativa