Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

Secção Temática Famílias e Curso de Vida

/Secção Temática Famílias e Curso de Vida
Secção Temática Famílias e Curso de Vida 2017-10-11T12:19:07+00:00

A secção Famílias e Cursos de Vida criada em Maio de 2013 pretende aliar o amplo e consolidado campo da sociologia da família em Portugal à perspetiva teórica e analítica do curso de vida. Ambiciona-se dar visibilidade aos novos marcos que a sociologia da família tem alcançado, ao propor teorias e modelos explicativos em áreas temáticas diversificadas, superando dessa forma definições restritas e simplistas do conceito de família.

Pretende-se que a secção de Famílias e Curso de Vida seja um espaço aberto e inclusivo. Um lugar de debate, reflexão, troca de experiências e saberes, bem como um espaço de formação e informação sobre as temáticas centrais e contíguas à sociologia da família e do curso de vida, bem como os seus principais eventos e atividades nacionais e internacionais.

Para entrar em contacto com a nossa ST: familias@aps.pt

Quem somos?

Equipa coordenadora
Magda Nico (CIES-Instituto Universitário de Lisboa), magda.nico@iscte.pt | Cláudia Casimiro (CIEG, ISCSP-ULisboa), cfcosta@iscsp.ulisboa.pt | Vanessa Cunha (ICS- ULisboa), vanessa.cunha@ics.ulisboa.pt

Equipa proponente
Magda Nico (CIES-Instituto Universitário de Lisboa)
Cláudia Casimiro (CIES-Instituto Universitário de Lisboa)
Vanessa Cunha (ICS-Universidade de Lisboa)
Verónica Policarpo (Universidade Católica)
Rosalina Costa (Universidade de Évora)
José São José (Universidade do Algarve)

Candidatura à coordenação da ST Famílias e Curso de Vida (2014-2018)

Links úteis

Centros e Grupos de Investigação sobre Famílias e Cursos de Vida
Revistas Científicas sobre Famílias e Curso de Vida

Notícias

[ISA-RC06] RC06 Joint Conference in Singapore (2018) & PhD Scholarship

A Secção Temática Famílias e Curso de Vida relembra que o deadline para a submissão de resumos para a RC06 Joint Conference (com a RC41) em Singapura, Changing Demography, Changing Families (2018), aproxima-se do fim: 1 de Novembro de 2017.

Mais informação acerca da Conferência, pode ser consultada aqui.

A organização da Conferência, National University of Singapore, também tem uma bolsa interessante de Doutoramento em Family and Population Studies. Ver anexo.

The Centre for Family and Population Research (CFPR) is inviting applications for its research scholarship for PhD candidates. CFPR scholarships are awarded to outstanding PhD candidates interested in completing research on family and demographic topics. Students can be in any department in the Faculty of Arts and Social Sciences. Detailed information on the eligibility and application process can be found here.

A coordenação da ST – Famílias e Cursos de Vida
Magda Nico, Cláudia Casimiro e Vanessa Cunha

[DIVULGAÇÃO] Call for papers 9th European Society on Family Relations (ESFR) Congress: Families through the lens of diversity

 

A Secção Temática Famílias e Curso de Vida, informa que está aberto o CALL para as propostas de comunicação para o nono Congresso da European  Society on Family Relations que terá lugar no Porto, de 5 a 8 de Setembro de 2018.

Para mais informações, por favor, siga o link: http://www.fpce.up.pt/esfr2018/

 

A coordenação da ST – Famílias e Cursos de Vida
Cláudia Casimiro, Vanessa Cunha e Magda Nico

[DIVULGAÇÃO] Call for papers BSA 2018 Annual Conference Stream

Estimad@s colegas,

A Secção Temática Famílias e Curso de Vida, chama a vossa atenção para o flyer (ver aqui) anexo com informações sobre a BSA Annual Conference 2018 Identity, Community and Social Solidarity (https://www.britsoc.co.uk/events/key-bsa-events/bsa-annual-conference/submissions/).

A coordenação da ST – Famílias e Cursos de Vida
Vanessa Cunha, Magda Nico e Cláudia Casimiro

[DIVULGAÇÃO] Sessão de apresentação do livro: Uma família parental, duas casas. 24 Outubro, 18h, ICS-Ulisboa

 

 

Estimad@s colegas,
Endereçamos a todos/as o convite para estarem presentes na sessão de apresentação do livro de Sofia Marinho e Sónia Vladimira Correia – “Uma família parental, duas casas” – no dia 24 de Outubro, às 18h, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
Mais informações disponíveis na imagem em anexo.

A coordenação da ST – Famílias e Cursos de Vida
Magda Nico, Cláudia Casimiro e Vanessa Cunha

Ciclo de Seminários Biografias e Trajetórias, com Rachel Thomson, dia 29 de Setembro

A Secção Temática Famílias e Curso de Vida, vem divulgar a abertura do ciclo de seminários “Biografias e trajetórias: da vida, aos dados, aos resultados” que se realizará trimestralmente no ISCTE, e onde se discutirão métodos quantitativos, mistos e qualitativos para levar a cabo estudos de casos de vida, biografias e trajetórias de vida.

O ciclo de seminários tem por principais objetivos:
· Dar a conhecer o trabalho de investigadoras e investigadores nacionais e internacionais que recorrem a uma abordagem biográfica e/ou a metodologias do curso de vida;
· Disseminar elementos de inovação e criatividade da pesquisa biográfica;
· Promover o diálogo entre tradições de pesquisa e tendências emergentes nestas áreas;
· Estimular a reflexão em torno dos processos de recolha, construção e interpretação de relatos e calendários biográficos;
· Estabelecer redes de investigação no âmbito do estudo das biografias, percursos de vida e trajetórias sociais.

A primeira sessão é já no dia 29 de Setembro, às 16h na sala C103 do Edifício II do ISCTE, com a investigadora Rachel Thompson da Universidade de Sussex (ver anexo).

Saudações cordiais,
A coordenação da ST – Famílias e Cursos de Vida

Arquivo

International Seminar: Families and Life Course – Methodological Potential, Gaps and Challenges

A Secção Temática: Famílias e Curso de Vida organiza um Seminário Internacional: “Families and Life Course. Methodological Potential, Gaps and Challenges”, que terá lugar no dia 30 de Outubro de 2015, no ISCTE/IUL, Edifício II, Auditório B104, entre as 09:00 e as 18:30.

A entrada é gratuita embora sujeita a inscrição.

Se estiver interessado/a em participar, por favor, envie um email com o seu nome e filiação institucional para magda.nico@iscte.pt ou familias@aps.pt, até ao dia 27 de Outubro.

Programa

Open Call: Families and Life Course – August 15, 2015, ISCTE-IUL
Encontra-se aberto o call for abstracts para o Seminário Internacional “Families and Life Course – methodological potential, gaps and challenges”, organizado pela Secção Temática Famílias e Curso de Vida, que terá lugar no dia 30 de Outubro de 2015 no ISCTE-IUL. Mais informações no cartaz em anexo.

Seminário de Sociologia

Dia 29 de Maio de 2015, às 15h, no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa, na Sala Polivalente, às 15h, Magda Nico apresenta o Seminário de Sociologia, intitulado: “Uma questão de tempo. Transições para a vida adulta na perspectiva crítica do curso de vida”.

Families in the Context of Economic Crisis. Recent Trends in Multidisciplinary Perspective, 3rd to 6th September 2014, Madrid/Spain

XVIII ISA World Congress of Sociology: facing an Unequal world: Challenges for Global Sociology, 13-19 July 2014, Japan

VIII Congresso Português de Sociologia, Abril 2014, Évora

Free WordPress Themes, Free Android Games