Ana Horta (1972-2025)

Faleceu ontem, 16 de outubro de 2025, a nossa estimada colega e amiga Ana Horta.

A Ana era investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, licenciada em Sociologia, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação e doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa).

Era sócia de longa data da Associação Portuguesa de Sociologia, colaboradora ativa e constante,  integrando a equipa coordenadora da Secção Temática Ambiente e Sociedade da APS e a comissão executiva da RN12 Environment and Society da European Sociological Association.

Recebeu o prémio “Jovem Sociólogo de Língua Portuguesa” atribuído pela Association Internationale des Sociologues de Langue Française; a menção honrosa do Prémio Jacques Delors 2006, atribuído pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors; um “Outstanding Reviewer Award”, atribuído pelo Emerald Group Publishing; e um “2016 Best Reviewer Certificate”, atribuído pela Elsevier.

Mas, mais do que títulos e honrarias académicas, a Ana deixou um legado de humanismo e solidariedade na academia, conforme testemunham as palavras do seu colega João Guerra:

Tive o privilégio de partilhar com a Ana Horta o gabinete, a investigação no ICS e no agora extinto OBSERVA e a coordenação da Secção Ambiente e Sociedade da APS.

Dessa experiência, apetece-me destacar algumas das suas maiores qualidades: neste mundo cada vez mais competitivo e desumano, a Ana Horta escolheu invariavelmente o lado certo: o da justiça, da solidariedade e da humanidade.

Hoje ressoou em mim um verso antigo de José Mário Branco, ganhando novos significados:
Ser solidário assim p’ra além da vida,
Por dentro da distância percorrida,
Fazer de cada perda uma raiz
E, improvavelmente, ser feliz.

Amanhã, sábado, às 12.00 será realizada uma pequena cerimónia com corpo presente na Igreja do Castelo, na Lourinhã. Depois sairá o cortejo fúnebre para o Cemitério de Camarate, onde terá lugar a cremação às 16h00.

A Direção da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) manifesta profundo pesar pelo seu falecimento, endereçando aos familiares e amigos e ao ICS-UL sentidas condolências.

Pela Direção
Lígia Ferro,
(Presidente)

Associação Portuguesa de Sociologia
Lisboa, 17 de outubro de 2025

Nota de Pesar