22 de outubro de 2025 – 14h00 – Online

Nas últimas décadas, consolidou-se um modelo de avaliação da investigação científica fortemente baseado em métricas, sobretudo no número de publicações e citações, que moldou comportamentos de investigadores e instituições. Este sistema, enraizado no mercado editorial científico e na pressão pela prestação de contas, condiciona não apenas carreiras académicas e financiamentos, mas também a própria agenda de investigação, muitas vezes em detrimento da relevância social ou da qualidade intrínseca do trabalho.

Na sessão Reforma da avaliação da investigação e a Ciência Aberta serão apresentadas as várias iniciativas de reforma que têm vindo a ser desenvolvidas recentemente, que defendem o abandono do uso exclusivo de métricas e uma avaliação mais qualitativa e abrangente.

Eloy Rodrigues é licenciado em História, variante em Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais, opção de Biblioteca e Documentação, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

É Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho desde 2002 e nesse contexto liderou a criação do RepositoriUM – o repositório institucional da Universidade de Minho em 2003. Desde julho de 2008 lidera a equipa da Universidade do Minho que desenvolve o projeto RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal e mais recentemente integra a equipa de coordenação do Re.Data – Rede para a Gestão de Dados de Investigação

É membro do EUA (European Universities Association) Expert Group on Open Science, em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), e tem coordenado a participação da Universidade do Minho em mais de uma dezena de projetos (entre as quais se destacam os diversos projetos OpenAIRE e os projetos FOSTER e FOSTERPlus de que foi coordenador) financiados pela UE relacionados com os repositórios, o acesso aberto e a ciência aberta.

Inscrição gratuita através do formulário

Conheça o programa completo do Mês da Ciência Aberta  aqui