10 de novembro, segunda-feira, 14 às 18 horas.
Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras. Universidade do Porto.

Link para inscrições: https://forms.gle/cUvG8PYFxhGdhHpr9

O workshop propõe uma reflexão crítica sobre as práticas juvenis no espaço urbano, com ênfase em suas dimensões criativas, insurgentes e contra-hegemônicas. A partir de uma perspectiva da antropologia urbana, busca-se compreender como jovens, por meio de práticas culturais, artísticas, musicais, esportivas e políticas, com foco no skate e no punk, tensionam normas instituídas, desafiam processos de segregação socioespacial e produzem modos alternativos de viver e imaginar a cidade. O encontro pretende articular debates teóricos e empíricos, destacando as juventudes como agentes de invenção cotidiana e de resistência às lógicas neoliberais de planejamento e mercantilização da cidade. Pretende-se ainda discutir as implicações pedagógicas e políticas dessas experiências, que apontam para a construção de outras cidades possíveis, mais inclusivas, plurais e democráticas.

Proponentes: Giancarlo Machado (Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil) e João Bittencourt (Professor do Instituto de Ciências Sociais da Professor da Universidade Federal de Alagoas, Brasil).

Giancarlo Machado é doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio pós-doutoral no Departamento de Antropologia da mesma instituição. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) e docente vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes-MG). É coordenador do Núcleo Citadino/Unimontes.  É associado efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) desde 2010. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2023. É autor, dentre outros, dos livros “De carrinho pela cidade: a prática do skate em São Paulo” (Intermeios, 2014) e “A cidade do skate: sobre os desafios da citadinidade” (Hucitec, 2022). Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidade do Porto, sob supervisão da Profa. Dra. Lígia Ferro.

João Batista Bittencourt é doutor em Ciências Sociais. Docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas. Professor dos Programas de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) e Antropologia Social (PPGAS). É líder do Laboratório das Juventudes (LABJUVE e coordenador da Punk Scholars Network Brasil (PSN-Br). Autor, dentre outros, do livro “Sóbrios, firmes e convictos: uma etnocartografia dos straightedges em São Paulo” (Annablume, 2015).