Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

Portugal lança o primeiro parlamento dedicado ao envelhecimento

Portugal lança o primeiro parlamento dedicado ao envelhecimento

Portugal lança o primeiro parlamento dedicado ao envelhecimento e abre candidaturas à sociedade civil

Ricardo Pocinho, investigador do CICS.NOVA e Presidente da ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social, é o fundador e dinamizador do Portugal Ageing Parliament (Parlamento Português do Envelhecimento).

A iniciativa reúne a sociedade civil num formato parlamentar, plural e deliberativo, com o objetivo de debater e propor políticas públicas concretas sobre o envelhecimento em Portugal. O projeto estabelece um calendário público de trabalhos e assume os seus resultados como input político direto para a criação de uma Agenda Nacional para o Envelhecimento.

Estrutura e Funcionamento do Parlamento:
O Portugal Ageing Parliament conta com 60 participantes, organizados em 6 comissões permanentes encarregadas de debater soluções para os desafios demográficos do país. Deste processo colaborativo resultam 10 propostas concretas que integram a referida Agenda Nacional, contribuindo para políticas públicas mais justas e inclusivas.

A reunião de estreia do órgão está agendada para outubro de 2026, no âmbito do Mês do Idoso, em local a divulgar oportunamente pela organização.

Abertura de Candidaturas à Sociedade Civil

Sob o lema “A voz de hoje constrói o amanhã”, o período de candidaturas decorre de 1 a 30 de setembro de 2026. O convite dirige-se a cidadãos a título individual e a entidades institucionais — incluindo académicos, profissionais de saúde, representantes de autarquias, organizações sociais, famílias e pessoas idosas.

O regulamento, o calendário das sessões e os critérios de seleção são disponibilizados pela organização do projeto.

Informação Aqui!

2026-09-15T20:10:57+00:00
Go to Top