26 de novembro 2024, a partir das 17h, no Auditório Sedas Nunes do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa distinguiu o Doutor José Machado Pais, do Instituto de Ciências Sociais, com o título de Investigador Emérito da Universidade de Lisboa. A Universidade de Lisboa concede este título, de modo excecional, a professores e investigadores que se distinguiram pela sua ação e prestígio adquirido no seu campo académico e científico, e pela sua contribuição para a projeção nacional e internacional da Universidade de Lisboa.

A cerimónia de atribuição do título de Investigador Emérito da Universidade de Lisboa será no dia 26 de novembro, a partir das 17h, no Auditório Sedas Nunes do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A abertura da cerimónia estará a cargo da Diretora do ICS-ULisboa, Marina Costa Lobo. José Machado Pais apresentará depois a palestra Entrecaminhos: Experiências de um Investigador, à qual se seguirão os testemunhos de colegas e antigos doutorandos, numa sessão moderada pela investigadora do ICS-ULisboa Sofia Aboim.

A entrega do título de Investigador Emérito por Luís Ferreira, Reitor da Universidade de Lisboa, terá lugar pelas 18h25. O evento termina com um Porto de Honra. Consulte o programa completo.

Doutorado em Sociologia em 1991 no Iscte-IUL, com agregação (Iscte-IUL, 1999), José Machado Pais jubilou como Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, em setembro de 2023. A sua longa carreira como investigador desta instituição foi profícua e diversificada, tendo a sua produção científica marcado com especial ênfase as áreas da Sociologia da Juventude e da Sociologia da Vida Quotidiana a nível nacional e internacional.

Com uma vastíssima obra científica conhecida e reconhecida nestas áreas, sempre inovadora na apresentação de novos conceitos e caminhos metodológicos para entender a realidade social, José Machado Pais “deambulou” também pelas áreas da história e musicologia, da sociologia da cultura, da religião e da educação, sempre que um “enigma” intrigasse a sua curiosidade científica, desenvolvendo com criatividade e imaginação sociológica caminhos de pesquisa próprios e inovadores. As aspas aqui usadas destacam expressões que inspiraram gerações de estudantes e orientados/as, a quem despertava e sensibilizava para a necessidade de uma prática de pesquisa orientada pela “lógica da descoberta”, e não apenas pela “lógica de demonstração” de hipóteses conducentes a resultados esperados. A serendipidade não era algo que acontecia inesperadamente na sua prática de pesquisa, era antes um princípio orientador desta, fosse qual fosse o domínio social onde era realizada.

Publicou cerca de 40 livros com várias edições – mais de 20 de autoria individual – de entre os quais se destacam: A Prostituição e a Lisboa Boémia (1985, 2008, 2016); Artes de Amar da Burguesia (1986, 2006); Culturas Juvenis (1993, 1995, 2003); Consciência Histórica e Identidade (1999, 2016); Sousa Martins e suas Memórias Sociais: Sociologia de uma Crença Popular (1994); Sociologia da Vida Quotidiana (2002, 2004, 2007, 2010, 2012; 2015); Ganchos, Tachos e Biscates. Jovens, Trabalho e Futuro (2001, 2003, 2005, 2016); Nos Rastos da Solidão (2006, 2007, 2016); Vida Cotidiana: Enigmas e Revelações (São Paulo, Cortez, 2005); Chollos, Chapuzas, Changas. Jóvenes, Trabajo Precário y Futuro (Barcelona, 2007); Lufa-lufa Quotidiana. Ensaios sobre Cidade, Cultura e Vida Urbana (2010, 2014); Sexualidade e Afetos Juvenis (2012); Enredos Sexuais, Tradição e Mudança: as Mães, os Zecas e as Sedutoras de Além-mar (2016); Jóvenes y Creatividad: entre futuros sombríos y tiempos de conquista (Barcelona, 2020).

Acrescem a estes cerca de 100 artigos em revistas internacionais de referência em várias línguas e pontos do globo – Análise Social, Cadernos de Pesquisa; Educação & Sociedade; Espaces et Sociétés; Estudos Avançados (USP); Ethnography; Etnográfica; International Social Science Journal; Journal of Education Policy; Journal of Youth Studies; Leisure Studies; Margem (PUC-SP); Pensamiento Iberoamericano; Revista Brasileira de Educação; Revista Brasileira de Sociologia; Revista de Ciências Sociais (UFC); Revista de Estudios de Juventud (Madrid); Revista Iberoamericana de Juventud; Revista Salud Pública de México; Saúde e Sociedade (USP); Sociétés; Tempo Social (USP); Sociologia, Problemas e Práticas; World Leisure & Recreation; e World Leisure Journal – e mais de 60 capítulos de livros.

Cerimónia de Atribuição do Título de Investigador Emérito da Universidade de Lisboa a José Machado Pais | ICS