Projeto “Barreiras ao Recrutamento nas Forças Armadas”
Prazo para envio de candidaturas: 26 julho 2021

O Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) do Instituto Universitário de Lisboa (Iscte -Instituto Universitário de Lisboa) abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Estudante de Mestrado no âmbito de um estudo sobre as “Barreiras ao Recrutamento nas Forças Armadas”.

Este estudo tem como entidades promotoras a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN), o Instituto de Defesa Nacional (IDN) e o Gabinete da Igualdade do Ministério da Defesa Nacional (GI-MDN) e o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, através da sua unidade orgânica Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), como entidade de suporte técnico e de coordenação científica. O financiamento é assegurado pela Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN).

O concurso para a atribuição de bolsa é aberto nas seguintes condições:

Área Científica
Sociologia

Requisitos de admissão
Os candidatos devem ser detentores de Licenciatura em Sociologia ou noutras Ciências Sociais e encontrarem-se inscritos num Mestrado em Sociologia ou noutras Ciências Sociais (conforme Artigo 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (Reg. n.º 950/2019).

Plano de trabalhos
O plano de trabalhos, sob a coordenação de Luísa Veloso e Nuno de Almeida Alves, incluirá a análise documental de relatórios sobre o recrutamento normal e especial nas Forças Armadas, a análise de estatísticas de recrutamento (englobando candidaturas, classificação e seleção, instrução e incorporação), a visita a estruturas de recrutamento e a realização de entrevistas e focus groups sobre o recrutamento nas forças armadas. O trabalho incluirá ainda a redação de relatórios e o desenvolvimento de outros produtos científicos.

Prazo e forma de apresentação das candidaturas
O concurso encontra-se aberto no período de 13 a 26 de julho de 2021.

As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço concursos.cies@iscte-iul.pt colocando no assunto do email: Barreiras ao Recrutamento nas Forças Armadas II.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de motivação, redigida em língua portuguesa, acompanhada dos seguintes documentos:

i) Curriculum Vitae pormenorizado,

ii) cópia do certificado de habilitações de licenciatura com as notas das unidades curriculares discriminadas;

iii) documento comprovativo de inscrição em mestrado ou, em alternativa, declaração sob compromisso de honra em como estará em condições de apresentar este documento à data da assinatura do contrato;

iv) outros documentos comprovativos considerados relevantes, incluindo carta(s) de recomendação.

Candidaturas enviadas através de outro meio não serão consideradas.

Consulte o edital completo
Anúncio no Euraxess