Call encerra a 10 de março

O 2º Congresso Internacional de Redes Sociais, sob o tema “Redes Sociais: perspetivas e desafios emergentes nas sociedades contemporâneas” é um fórum internacional que congrega especialistas, investigadores e trabalhadores sociais que desenvolvem a sua atividade na área das redes sociais.

Está aberta, ATÉ AO DIA 10 DE MARÇO a chamada para comunicações nas seguintes áreas temáticas.

I. Saúde, bem-estar e estilos de vida
II. Educação, trabalho e cidadania
III. Redes de intervenção comunitária
IV. Redes sociais locais/municipais
V. Redes e destinos turísticos
VI. Mídias sociais
VII. Teorias, métodos e técnicas
VIII. Movimentos sociais e práticas culturais

As normas para autores estão disponíveis em http://www.cires.uevora.pt/registo-e-submissao/submissao/

As PROPOSTAS DE COMUNICAÇÃO DEVEM SER SUBMETIDAS NO FICHEIRO DISPONÍVEL NO SITE DO 2ºCIRES e serão sujeitas a avaliação independente por dois especialistas, sob condições de duplo anonimato.

Todos OS TRABALHOS ACEITES SERÃO PUBLICADOS EM LIVRO DE ATAS.
Mais esclarecimentos: cires@uevora.pt

 


 

[ Informação Filipa Subtil, Revista Comunicação Pública ]

Chamada de artigos Comunicação Pública – Número especial: “Comunicação Interna Estratégica” (Dez. 2018)

REVISTA COMUNICAÇÃO PÚBLICA (https://journals.openedition.org/cp/)

CHAMADA DE ARTIGOS

Comunicação Pública, vol. 13, nº 25 (dezembro 2018)
Escola Superior de Comunicação Social – Lisboa – Portugal

NÚMERO TEMÁTICO
COMUNICAÇÃO INTERNA ESTRATÉGICA

EDITORA CONVIDADA

Sandra Pereira (ICML/ESCS e CIES/ISCTE)
LÍNGUAS

Português; Inglês; Espanhol
DATA LIMITE PARA A SUBMISSÃO DE ARTIGOS

10 junho 218

Muitos são os desafios que se colocam hoje na comunicação com os colaboradores das organizações. A forma como as organizações comunicam internamente está a ganhar novos contornos, que trazem a debate inúmeras matérias. A natureza cada vez mais global dos negócios, que altera os princípios e os modelos de trabalho e colaboração, as crescentes exigências dos clientes, investidores e reguladores, os novos contornos do panorama mediático e as dinâmicas impostas pelos meios digitais e sociais, obrigam as empresas a repensar as suas formas de informar e dialogar com os colaboradores. Fala-se hoje em conceitos como o “trabalho remoto” e a “gig economy”, que representam um contexto económico onde as ocupações temporárias são comuns e as organizações contratam trabalhadores para compromissos de curta duração com contratos precários. Assistimos a uma força produtiva cada vez mais móvel, onde o trabalho pode ser feito fora da organização com o colaborador “desacoplado” da empresa. Da mesma forma, o advento do mundo digital propõe diferentes soluções, que resultam num contexto comunicacional mais centrado na partilha e colaboração entre todos os níveis e geografias da organização.

A viragem nos modelos de comunicação interna resulta também de um certo declínio dos estilos de liderança e de comando autoritários e coercivos, com uma crescente aproximação entre os gestores e as bases. Existe hoje nas organizações um maior espaço à voz dos colaboradores e um maior foco nas suas necessidades, podendo estes publicar comentários sobre as suas expetativas e realizações, ou apresentar críticas à linha de comando. Ao mesmo tempo, as novas gerações estão, cada vez mais, a escolher os empregadores em alinhamento com os seus propósitos e valores, procurando empresas que os estimulem e promovam o seu bem-estar. Isto obriga os gestores a olharem com mais interesse para as estratégias de comunicação interna, cujos propósitos passam por promover o goodwill e a moral interna fundamentais para alcançar o sucesso junto dos os estantes stakeholders da organização.

As questões apresentadas representam alguns dos eixos que queremos propor para debate neste número temático, dedicado à Comunicação Interna Estratégica. Consideramos existirem contributos no estudo desta matéria, desde o alerta feito por vários autores para a reduzida produção teórica da comunicação interna no âmbito da disciplina das relações públicas (Tench & Yomans, 2009, Versic et. al., 2012; Invernizzi at. al., 2012; Rolf, 2015), com a realização de congressos, conferências, e-Books e prémios promovidos por organismos como o Institute of Internal Communication (UK), o Institute for Public Relations (USA) ou o Observatório da Comunicação Interna (Portugal), e a realização de estudos de consultoras internacionais. Há ainda a destacar um conjunto recente de dissertações de mestrado e de doutoramento com foco em estudos de caso que problematizam falhas ao nível das práticas e das ferramentas, mas que também dão a conhecer boas práticas e modelos funcionais em determinados contextos empresariais. Contudo, seria desejável uma maior visibilidade desses trabalhos, abrindo a possibilidade a reflexões conjuntas.
Queremos, assim, centrar a abordagem no tema da Comunicação Interna Estratégica, entendida fundamentalmente no quadro das relações públicas e da comunicação organizacional. Aqui será pertinente questionar as fronteiras que delimitam esta área e as ligações que vêm sendo feitas a alguns conceitos mais ou menos “importados” ou “adaptados” de áreas distintas como a psicologia das organizações, o comportamento organizacional, os recursos humanos, a gestão ou o marketing, como é o caso do ‘engagement’, ‘branding interno’, ‘employee advocacy’, etc. Impõe-se também discutir a ligação à cultura organizacional, à responsabilidade corporativa e à ética empresarial, à liderança, à governança, à gestão de risco ou à conformidade.
Será igualmente pertinente apontar novas tendências, ferramentas ou competências neste campo. É nestes termos que o presente número temático ambiciona acrescentar novas e significativas leituras à realidade da Comunicação Interna num mundo global. Assim, serão bem acolhidas propostas inscritas nas problemáticas apontadas, fundamentadas numa investigação académico-científica, com destaque para os seguintes tópicos, embora não se limitando a eles em exclusivo:

– Canais e suportes da comunicação interna (offline e online)
– Influência estratégica e posição na hierarquia do poder
– Comunicação interna e liderança / Empowerment dos líderes
– Comunicação interna e engagement
– Comunicação interna e cultura organizacional
– Comunicação interna enquanto facilitador de mudança
– Medição e avaliação de impactos e resultados
– Voz e empowerment dos colaboradores
– Contributo para os valores e visão da marca corporativa (no âmbito
do posicionamento das RP)
– Novos desafios e tendências futuras nas estratégias de comunicação
interna

DATAS IMPORTANTES
Data Lmimite Para a submissão de artigos

10 de junho de 2018
Data çomite para envio dos pareceres finais

15 de julho de 2018
Entrega das versões finais

10 setembro de 2018
Data de publicação do número especial

15 de dezembro de 2018

Submissão dos artigos:

Aceitam-se artigos em Inglês, Espanhol ou Português. Os textos completos devem ser enviados em Microsoft Word e conter resumo até 900 caracteres, 5 palavras-chave na língua em que estão escritos e também em inglês (no caso do artigo não estar escrito nesta língua) e os dados de identificação do autor (instituição, categoria, elementos de contacto e área de especialização). Os artigos, com bibliografias, anexos e referências não devem exceder 50.000 caracteres, incluindo espaços, notas, bibliografia, quadros, imagens, etc.; os estudos, notas e recensões individuais não deverão ultrapassar os 10.000 caracteres (Para mais informações, consultar Normas de publicação .
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Os artigos devem ser submetidos para o seguinte endereço eletrónico:
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