> Call for Papers: European Sociological Association

Link: https://www.europeansociology.org/opportunities/call-for-papers

> Call for Papers: International Sociological Association

Link: https://www.isa-sociology.org/en/conferences/calls-for-papers/

 


 

[ Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ]

IE ULisboa Colóquios: IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares: “Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade”
10, 11 e 12 de setembro – Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Submissão de trabalhos até 4 de maio

O IV Colóquio Luso-Afro-Brasileiro De Questões Curriculares (com o qual simultaneamente se concretiza o IX Colóquio Luso-Brasileiro De Currículo e o XIII Colóquio Sobre Questões Curriculares) realizar-se-á no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2018, e terá como tema: Decisões Curriculares: Ensinar e Aprender na Escola e na Sociedade.

As tomadas de decisão, o seu sentido e natureza, estão no cerne da construção do currículo e, nos tempos atuais, os decisores defrontam-se com a necessidade de interpelar o conceito de “escola”, repensar o que nela se aprende e ensina e considerar a diluição de fronteiras entre aprendizagens formais, não formais e informais. Debater o estado atual das teorizações curriculares que vão sendo propostas é também tentar perceber até que ponto e com que grau de consistência as mesmas estão a ser capazes de atribuir sentido às mudanças em curso nos processos de decisão curricular e de perspetivar formas de evolução desejável.

Mais informações em http://www.ie.ulisboa.pt/events/iv-coloquio-luso-brasileiro-questoes-curriculares?l=L1&ri=0

 


 

[ Informação Sandro Serpa, Departamento de Sociologia da Universidade dos Açores ]

The Importance of Sociology of Education for a Sustainable Future

Message from the Guest Editors

Sustainable development is a critical concept in the present, and for the future, of humanity, for which Sociology can provide further, new and valuable contributions.

This Special Issue of Sustainability, “The Importance of Sociology of Education for a Sustainable Future”, aims to focus on the contributions that Sociology of Education, in a broad sense (encompassing the most diverse formal, nonformal and informal processes of education, instruction, schooling and/or socialisation) can provide in the analysis of sustainable development, in different contexts and audiences.

So as to fulfil this ambition, we invite authors to submit contributions in the form of thorough original manuscripts (such as research papers, reviews, theoretical papers, essays, opinions or reasoned comments), within a sociological approach, but respecting its paradigmatic plurality that does not favour any particular theory, foster heuristic ability and the contribution of Sociology to a better understanding of these sustainability future processes.

 

Message from the Editor-in-Chief

I encourage you to contribute a research or comprehensive review article for consideration for publication in Sustainability, an international open access journal which provides an advanced forum for research findings in areas related to sustainability and sustainable development. The journal publishes original research articles, reviews, conference proceedings (peer reviewed full articles) and communications. I am confident you will find the journal contributes to enhancing understanding of sustainability and fostering initiatives and applications of sustainabilitybased measures and activities.

Author Benefits
Open Access: free for readers, with article processing charges (APC) paid by authors or their institutions.
High visibility: indexed by the Science Citation Index Expanded, the Social Sciences Citation Index (Web of Science) and other databases.
Rapid publication: manuscripts are peer-reviewed and a first decision provided to authors approximately 22 days after submission; acceptance to publication is undertaken in 5.9 days (median values for papers published in this journal in 2017).

Deadline for manuscript submissions: 1 October 2018

More information at http://www.mdpi.com/journal/sustainability/special_issues/Sociology_Education

 


 

[ Informação Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto ]

International Congress on Disability and Citizenship (5 e 6 de setembro, FLUP)

O Instituto de Sociologia da Universidade do Porto convida-o(a) a participar no primeiro congresso internacional sobre deficiência e cidadania, que terá lugar na cidade do Porto, nos dias 5 e 6 de setembro de 2018.

O principal objetivo é juntar investigadores, estudantes e todas as partes interessadas para debater e analisar os desafios multidimensionais da cidadania em contexto de deficiência. Os tópicos que serão explorados incluem, mas não se restringem a, mobilidade e acesso à informação e comunicação, dinâmicas do mercado de trabalho e a participação, a educação, as dinâmicas familiares, as identidades e os direitos.

Todos(as) os(as) interessados(as) podem ainda submeter um resumo para apresentação de comunicação no Congresso acedendo ao site em https://sites.google.com/view/disability-and-citizenship-18/ e seguindo as instruções do link de submissões. O prazo para submissão de comunicações foi estendido até 30 de maio. Os oradores convidados e que estarão presentes neste congresso são especialistas no domínio da deficiência: Mark Priestley da Universidade de Leeds, Paula Campos Pinto da Universidade de Lisboa, Ema Loja da Universidade do Porto e Fernando Fontes da Universidade de Coimbra.

As inscrições encontram-se neste momento abertas em https://www.letras.up.pt/gi/por/eventos.asp?tt=fa&ln=por e com preços reduzidos até ao dia 30 de maio.