[ Informação Filipe Guimarães da Silva ]
1.º Encontro Memória para Todos
[De 13 a 15 de novembro – Lisboa, Teatro Aberto]
Entre 13 e 15 de novembro de 2019 decorrerá, no Teatro Aberto, em Lisboa, o 1.º Encontro Memória para Todos: História, Património e Comunidades(s), que pretende reunir diferentes agentes, projetos e atividades empenhados na identificação, organização, curadoria, investigação e divulgação da memória e arquivos de e para comunidades.
A relação entre a memória, o património e a identidade, como fatores de promoção da coesão social e de construção de comunidades, tem vindo a confirmar a importância da formação e do conhecimento como veículos essenciais para o desenvolvimento da atividade de investigação, em diferentes contextos e em diversos suportes bem como para a promoção da identidade local e comunitária.
Propõe-se, nesse sentido, uma reflexão conjunta e transdisciplinar a partir da contribuição de diversas áreas disciplinares e científicas em torno do binómio memória e comunidade, compreendendo a memória histórica e social, a memória cognitiva, a memória genética e a memória digital, e o papel da academia, das instituições culturais e sociais e dos cidadãos enquanto agentes de influência em processos de patrimonialização, preservação e construção da memória.
O 1.º Encontro Memória para Todos é organizado pelo Centro República e o Instituto de História contemporânea da NOVA FCSH em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa.
Submissão de propostas: até 20 de setembro
Inscrições: até 31 de outubro
Mais informações em http://www.memoriaparatodos.pt/1-encontro
[ Informação Revista Comunicação Pública ]
Call for papers Dossiê temático “Desinformação, Jornalismo e Modelos de Negócio”: NOVA DATA DE SUBMISSÃO
Informamos que o call for papers para o Dossiê temático: Desinformação, Jornalismo e Modelos de Negócio, a ser publicado na Comunicação Pública, foi prolongado até ao próximo dia 15 de setembro.
Este dossiê é coordenado pela Professora Suzana Cavaco (Faculdade de Economia da Universidade do Porto). Mais detalhes sobre este dossiê podem ser encontrados em https://www.escs.ipl.pt/investigacao/revista-comunicacao-publica/call-for-papers
[ Informação GCP CIES-IUL ]
Call for Papers | VII Congresso de História Ferroviária | Deadline: 31 outubro 2019
A ASIHF (Associação Ibérica de História Ferroviária) convoca o VIII Congresso de História Ferroviária, que se celebrará em Lisboa nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2020, nas instalações do ISCTE (CIES-IUL), contando ainda com o apoio da Universidade de Évora (CIDEHUS) e da Universidade NOVA de Lisboa (CIUHCT).
A ASIHF convida a comunidade académica e de investigadores a participar no Congresso, enviando as suas propostas de comunicação sobre os seguintes temas:
• Novas perspetivas sobre caminhos de ferro portugueses;
• Fronteira e caminho de ferro; As viagens de diretores e técnicos: uma forma de transferência de conhecimento;
• O transporte terrestre de mercadorias: complementaridade y concorrência entre o caminho de ferro e a estrada (séculos XIX-XXI);
• Caminho de ferro e cidade: impacto das infraestruturas ferroviárias no desenvolvimento urbano das cidades da Península Ibérica;
• Jovens Historiadores: novos enfoques sobre a historia dos caminhos de ferro ibéricos;
• Tema geral.
As propostas, que não devem ter uma extensão superior a 300 palavras, devem ser enviadas à organização (através do mail: 8congresoHF@asihf.org) até ao dia 31 de outubro de 2019.
O Comité Científico comunicará até 31 de dezembro de 2019 a aceitação das propostas de comunicação, cujos textos completos (até 12 mil palavras) deverão ser enviados até ao dia 30 de junho de 2020 (em relação a este assunto, serão fornecidas mais informações em devido tempo).
A taxa de inscrição no congresso é de 75€.
Sócios da ASIHF e desempregados estão isentos do seu pagamento.
Saiba mais sobre o congresso em http://www.asihf.org/8congreso/index_po.htm