[ Informação Filipa Subtil, ESCS-IPL ]

Congresso Internacional “Género e Média: desafios de Pequim +25”
(2 e 3 de dezembro – Online)

APRESENTAÇÃO

Completa-se este ano um quarto de século sobre a Declaração e Plataforma de Ação de Pequim. Vários desenvolvimentos no desenho da promoção da igualdade, desenvolvimento e paz para as mulheres no mundo são atribuídos a este instrumento aprovado em 1995, na IV Conferência Mundial sobre as Mulheres, e que se mantém como uma referência para a comunidade internacional. A Plataforma e os documentos decorrentes das suas revisões representam um legado que se consubstancia num conjunto de objetivos estratégicos, acompanhados da definição das ações necessárias para os atingir, em doze áreas consideradas prioritárias.

Uma dessas áreas é “Mulheres e média” (Área J), tema nuclear do Congresso Internacional Género e Média: desafios de Pequim + 25, que surge de uma iniciativa conjunta do Grupo de Trabalho em Género e Sexualidades da Associação Portuguesa das Ciências da Comunicação (SOPCOM) e do Research and Policy Committee da GAMAG – Global Alliance on Media and Gender, em parceria com a Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

O principal objetivo do presente Congresso, que decorrerá online nos dias 2 e 3 de dezembro de 2020, contemplando sessões em língua portuguesa, inglesa e espanhola, é fazer o balanço dos progressos alcançados desde a adoção do histórico documento e pensar uma agenda de investigação e ação transnacional no âmbito das Mulheres e média para os próximos anos. Assim, aceitam-se propostas de comunicação que representem diferentes contextos geográficos, que permitam a reflexão sobre a importância de um conhecimento situado e que adotem abordagens interdisciplinares.

Sem necessariamente excluir contributos em outros domínios, incentivamos a submissão de propostas que reflitam teórica, metodológica e empiricamente as seguintes áreas:

* Ativismos, espaço público e feminismos
* Desafios dos estudos de género
* Direitos humanos das mulheres
* Género, organizações mediáticas e políticas da comunicação
* Género e representações mediáticas
* Género e sexualidades
* Género, públicos e consumos mediáticos
* Impactos da pandemia de COVID-19
* Interseccionalidade, comunicação e cultura
* Masculinidades e média
* Mulheres e comunicação
* Mulheres e jornalismo
* Tecnologias digitais e género
* Violências de género e média

DATAS IMPORTANTES

Receção de resumos: até 26 de outubro de 2020
Comunicação de resultados: 2 de novembro de 2020
Período de inscrição: até 22 de novembro de 2020
Data da conferência: 2 e 3 de dezembro de 2020

SUBMISSÃO DE RESUMOS

Os resumos podem ser escritos em Português, Inglês ou Espanhol e devem ser submetidos online através do link https://easychair.org/account/signin?l=x3u8WvVLMXW750TXu33RWL# até ao dia 26 de outubro.

Os resumos devem basear-se em qualquer um dos tópicos acima elencados.
As propostas devem ter um máximo de 500 palavras.

Cada autor/a poderá apresentar apenas um trabalho e ser primeiro/a autor/a de uma proposta.

CONTACTO

gmbeijing25@gmail.com