[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, UMinho ]

PRORROGAÇÃO PRAZO DE SUBMISSÃO DE ARTIGOS – Revista Configurações 28/2021 – Dossiê temático “O ensino e a divulgação da Sociologia em Portugal”

Coordenação: Ana Maria Brandão (CICS.NOVA.UMinho, Departamento de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho); Benedita Portugal e Melo (UIDEF, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa); João Teixeira Lopes (Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto).

Apelo a contributos
Longe vão os tempos em que Adérito Sedas Nunes redigiu uma breve reflexão sobre os “Problemas da Sociologia em Portugal”. Desde 1963, data em que esta foi publicada na revista Análise Social, o panorama alterou-se significativamente no que respeita aos contornos da oferta formativa neste campo disciplinar. A Sociologia está, hoje, claramente firmada enquanto área de formação especializada do Ensino Superior e enquanto área pericial, mas está também presente nos planos de estudos de outras áreas disciplinares e níveis de ensino, incluindo o básico e o secundário. A reflexão dos próprios sociólogos sobre esse percurso, no caso português, é já assinalável. Menos comum, no entanto, tem sido o seu enfoque nos aspetos pedagógicos. Como se ensina e se promove a Sociologia em Portugal? Em que moldes se dá a conhecer o conhecimento sociológico a públicos não familiarizados com esta ciência? Com que questões pedagógicas se confrontam os seus professores quer ao nível dos ensinos básico e secundário, quer da oferta graduada e pós-graduada, especializada ou não? Quais as suas preocupações e que instrumentos e estratégias pedagógicos mobilizam? Que experiências pedagógicas concretas têm desenvolvido e quais os seus resultados? Como se relacionam essas preocupações, instrumentos, estratégias e experiências com as características diversificadas dos públicos com que trabalham?
Não excluindo questões ligadas aos processos de afirmação, consolidação e institucionalização da Sociologia como área disciplinar, são especialmente bem-vindas propostas originais, sob a forma de reflexões, investigações empíricas ou relatos de experiências concretas, que contribuam para a compreensão dos aspetos especificamente pedagógicos do ensino e/ou da divulgação da Sociologia em Portugal.

Informa-se que o prazo de submissão de artigos foi prorrogado até ao dia 31 de maio de 2021. Os artigos submetidos a concurso deverão ser enviados para o e-mail: configuracoes_cics@ics.uminho.pt, em conformidade com as normas disponibilizadas no website http://journals.openedition.org/configuracoes.

Calendário
Data limite para a submissão de artigos: 31 de maio de 2021
Envio da decisão para os autores: 1 de novembro de 2021
Publicação: 31 dezembro de 2021

Informações adicionais encontram-se disponíveis em: http://configuracoes.revues.org/.

 


[ Informação David Beirante ]

Chamada para submissão de resumos

Em nome do grupo de investigadores do CICS-NOVA, José Manuel Resende, Luís Gouveia e David Beirante, solicito, por gentileza, que seja divulgado o Grupo de Trabalho, “Criatividade e inovação metodológica para objetos e problemáticas incomuns” que integra o I Congresso Internacional sobre Metodologia de Investigação (Qualis 2021) a realizar nos dias 7 e 9 de julho em Santiago de Compostela. É, assim, nosso propósito convidar investigadores de várias áreas científicas a submeter o seu resumo/artigo para o referido GT. A chamada para Submissão de Resumos já está oficialmente aberta e tem como data limite o dia 7 de maio.

Todas as condições e vantagens de submissão podem ser consultadas no link:
https://methodology.pt/chamada-resumos-artigos/

Quem estiver interessado poderá aceder ao site oficial para mais informações sobre os GT’s do Congresso, bem como sobre todas as restantes atividades e programações do Qualis 2021. Disponível em: https://methodology.pt/grupos-de-trabalho/

Assim como acompanhar o evento nas redes sociais:
Instagram: @qualis2021_ (https://www.instagram.com/qualis2021_/)
Facebook: @congressoqualis2021 (https://www.facebook.com/congressoqualis2021/)
LinkedIn: Qualis2021 (https://www.linkedin.com/company/qualis2021/)

Informamos ainda que a Comissão Organizadora do Qualis 2021 está disponível para qualquer suporte e/ou esclarecimento adicional, através do e-mail: info@qualis2021.pt.

 


[ Informação Congreso CUICIID 2021 ]

Convocatoria /Call for papers /Chamada. Congreso CUICIID 2021 (no presencial) organizado por la revista SCOPUS ‘Blibliotecas. Anales de investigación’ y Fórum XXI

Estamos orgullosos de presentar ante la Academia la 11ª edición del Congreso VIRTUAL Y EN LÍNEA (no presencial) CUICIID (Congreso Universitario Internacional sobre Contenidos, Investigación, Innovación y Docencia)

Los idiomas oficiales son: español, portugués, italiano, inglés y francés y se podrán presentar 2 ponencias por autor (individualmente o en coautoría) publicables una en 2021 y otra en 2022.

Más información en https://www.campaign-index.com/view.php?J=3sLIRaQyR177Jmic892RvbKw&C=6UDoTnTKwXvmmIbal3GoFQ

 


[ Informação Saudade Baltazar, UÉvora ]

GT Investigação Qualitativa Aplicada |Qualis 2021 | Submissão de Resumos 07 maio 21

Vimos convidá-lo(a)s a submeter o seu resumo/artigo no I Congresso Internacional sobre Metodologias de Investigação (Qualis 2021), edição Desafios Metodológicos Atuais, a realizar dias 7, 8 e 9 de julho em formato virtual ou presencial em Santiago de Compostela.

A chamada para Submissão de Resumos já está oficialmente aberta e tem até dia 7 de maio para submeter a sua proposta no Qualis 2021.

Em particular, solicitamos as v. propostas para o Grupo de Trabalho (GT061) – Investigação Qualitativa Aplicada: processos de intervenção social e desenvolvimento local, coordenado por: Maria da Saudade Baltazar e Marcos Olímpio, da Universidade de Évora e CICS.NOVA, e Sandra Saúde, do Instituto Politécnico de Beja e CICS.NOVA.

Ambicionamos contributos apresentados por autores de diversas áreas disciplinares, nomeadamente no âmbito de processos de intervenção social e de desenvolvimento local, e que incidam sobre resultados de experiências e boas práticas, assim como revisão da literatura sobre metodologias de investigação. Assumem-se, como processos de intervenção social, as iniciativas implementadas com vista à resolução de problemas que afetam públicos em situações de vulnerabilidade, e como processos de desenvolvimento local, os que se traduzem em iniciativas setoriais ou integradas, e que contribuam para a melhoria das condições e da qualidade de vida da população em geral, qualquer que seja o contexto geográfico onde ocorrem.

Apelamos à participação de investigadores e profissionais interessados em refletir e partilhar experiências de trabalho. A título de exemplo serão bem-vindas as propostas que apresentem aplicações novas de metodologias já consolidadas, a situações ainda pouco ou nada testadas e/ou que ilustrem, casos bem-sucedidos de aplicação de metodologias parcialmente reformuladas. As comunicações podem assumir o formato de comunicação oral, poster, documentos visuais (como curtas metragens ou pequenos filmes/documentários), centrados em projetos de investigação aplicada ou investigação-ação no âmbito de atividades profissionais ou académicas.

A participação no Congresso com comunicação garante a oportunidade de publicar com ISBN europeu e DOI indexado na CrossRef e Web of Science.

Consulte todas as condições e vantagens de submissão no link abaixo:
https://methodology.pt/chamada-resumos-artigos/

Poderá aceder ao site oficial para mais informações sobre o Qualis 2021, disponível em: https://methodology.pt/apresentacao/ .

Informo ainda que a Comissão Organizadora do Qualis 2021 está disponível para qualquer suporte e/ou esclarecimento que necessite, através do e-mail: info@qualis2021.pt.