[ Informação SPCE ]

CfP XVI Congresso SPCE (15 – 17 setembro)

A Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação tem o prazer de anunciar a realização do seu XVI Congresso, subordinado ao tema «Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas».

O congresso decorrerá de 15 a 17 de setembro de 2022, a partir da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa, e a submissão de propostas de comunicação decorre até ao dia 28 de fevereiro de 2022.
Saiba mais em https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2022/inicio/

Temos ainda o prazer de anunciar a publicação das atas do XV Congresso, ainda em 2021, disponíveis em: https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/Livro_de_Atas_SPCE_2020_V2.pdf

 


[ Informação FPCEUP – Serviço de Comunicação e Imagem ]

CfP: Seminário final do projeto EDUTRANSFER – “Aprender através de diversos contextos educativos: transferibilidade de práticas promissoras”

O seminário final do projeto EDUTRANSFER “Aprender através de diversos contextos educativos: transferibilidade de práticas promissoras”, realizar-se-á nos dias 27 e 28 de janeiro de 2022, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Este Seminário é organizado pela equipa do projeto EDUTRANSFER do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP.

Analisa-se a transferibilidade de práticas educativas promissoras entre instituições educativas de ensino regular e de ensino profissional através da implicação dos seus atores e atoras. Procura-se chegar a formas mais concertadas de ação que envolvam diferentes stakeholders e que contribuam para a redução do abandono da educação e formação. Explora-se, ainda, o contributo da aprendizagem através da resolução de problemas como método participativo e cooperativo de exercício de cidadania pelas e pelos jovens.

São objetivos deste Seminário:

• Explorar formas de aprendizagem mútua entre educação regular e outras instituições educativas, para a melhoria das práticas
• Explicitar razões que contribuem para a desafetação escolar das e dos jovens
• Identificar recursos relevantes para o combate à desafetação escolar, ao insucesso, e ao abandono da educação e formação
• Dar a conhecer práticas desenvolvidas em contextos educativos e formativos que promovem o retorno à educação/ formação e promovem o sucesso educativo

O Seminário aceita propostas para comunicação oral ou posters, nas temáticas:

• Transferibilidade de práticas promissoras entre diversos contextos educativos
• Implicação e participação das e dos estudantes na sua educação, e a redução do abandono precoce da educação e formação
• Lugares das competências do século XXI na formação das e dos estudantes
• Metodologias participativas e a melhoria das práticas educativas em sala de aula

CALL FOR ABSTRACTS

A submissão de resumos decorre até 10 de janeiro, em formato word (doc ou.docx), através do email edutransfer@fpce.up.pt
O número de autores/as por proposta submetida não deve ser superior a 6. Não há limite do número de propostas a submeter por cada autor/a. Cada autor/a só pode apresentar até 2 comunicações.

Normas para apresentação de propostas para comunicação oral
As/os autoras/es devem indicar o eixo temático em que se insere a proposta.
Os resumos devem conter: título; autores/as e afiliação; palavras-chave (mínimo 3, máximo 5), resumo entre 250 a 350 palavras (identificação do tema/problemática; referencial teórico; metodologia; resultados alcançados/esperados) Devem ser apresentadas referências bibliográficas, num máximo de 10.

INSCRIÇÕES

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição https://forms.gle/zuDycQpN2X5VyKi79