[ Informação FPCEUP – Serviço de Comunicação e Imagem ]

CfP: Seminário final do projeto EDUTRANSFER – Aprender através de diversos contextos educativos: transferibilidade de práticas promissoras

A equipa do projeto edutransfer desafia-vos à participação no seminário final do projeto, com apresentação de uma comunicação.
Está para breve o seminário final do projeto EDUTRANSFER “Aprender através de diversos contextos educativos: transferibilidade de práticas promissoras”.
O seminário realiza-se nos dias 27 e 28 de janeiro de 2022, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e online com transmissão no Youtube da FPCEUP e via zoom. Na impossibilidade de se deslocar à faculdade a sua comunicação poderá ser apresentada online, em link que será providenciado.
Este Seminário é organizado pela equipa do projeto EDUTRANSFER do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP.
Analisa-se a transferibilidade de práticas educativas promissoras entre instituições educativas de ensino regular e de ensino profissional através da implicação dos seus atores e atoras. Procura-se chegar a formas mais concertadas de ação que envolvam diferentes stakeholders e que contribuam para a redução do abandono da educação e formação.
Explora-se, ainda, o contributo da aprendizagem através da resolução de problemas como método participativo e cooperativo de exercício de cidadania pelas e pelos jovens.

São objetivos deste Seminário:

• Explorar formas de aprendizagem mútua entre educação regular e outras instituições educativas, para a melhoria das práticas
• Explicitar razões que contribuem para a desafetação escolar das e dos jovens
• Identificar recursos relevantes para o combate à desafetação escolar, ao insucesso, e ao abandono da educação e formação
• Dar a conhecer práticas desenvolvidas em contextos educativos e formativos que promovem o retorno à educação/ formação e promovem o sucesso educativo

A sua comunicação oral (ou poster) deverá inserir-se numa das seguintes temáticas:

• Transferibilidade de práticas promissoras entre diversos contextos educativos e atores/atoras
• Implicação e participação das e dos estudantes na sua educação, e a redução do abandono precoce da educação e formação
• Lugares das competências do século XXI na formação das e dos estudantes
• Metodologias participativas e a melhoria das práticas educativas em sala de aula

CALL FOR ABSTRACTS

A submissão de resumos decorre até 10 de janeiro, em formato word (doc ou.docx), através do email edutransfer@fpce.up.pt
O número de autores/as por proposta submetida não deve ser superior a 6. Não há limite do número de propostas a submeter por cada autor/a. Cada autor/a só pode apresentar até 2 comunicações.
Normas para apresentação de propostas para comunicação oral
As/os autoras/es devem indicar o eixo temático em que se insere a proposta.
Os resumos devem conter: título; autores/as e afiliação; palavras-chave (mínimo 3, máximo 5), resumo entre 250 a 350 palavras (identificação do tema/problemática; referencial teórico; metodologia; resultados alcançados/esperados) Devem ser apresentadas referências bibliográficas, num máximo de 10.

INSCRIÇÕES

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição https://forms.gle/zuDycQpN2X5VyKi79


[ Informação Comunicacao ISUP ]

KISMIF Conference | Summerschool 2022 | Call for papers

It is with great pleasure and hope that we have announced the launch of the Call for Papers of the KISMIF Conference 2022 (and it’s Summer School on July 12), which will take place between 13 and 16 July 2022. We are therefore pleased to invite you to read the Calls and to join us.

You can access the Call for the Conference at https://www.kismifconference.com/call-conference/
You can access the Call for the Summer School at https://www.kismifconference.com/call-summer-school/

The Call for Papers (and Summer School enrolment) will be open until 31 March 2022.
For more information: https://www.kismifconference.com/

For further questions or clarifications on any of the above, please contact us through our email: kismif.conference@gmail.com


[ Informação Instituto de Educação – Universidade de Lisboa ]

ICET 2022 : prolongamento do prazo para submissão de resumos até dia 31 de janeiro

Mais informações em https://mailchi.mp/leading/icet-2022-iabstract-submission-deadline-extension-31-january-2022?e=__test_email__


[ Informação Revista Comunicação Pública ]

Call for Papers – Revista Comunicação Pública

A revista Comunicação Pública é um projeto editorial de raiz multidisciplinar destinado à publicação de trabalhos de investigação, ensaios teóricos e notas críticas que façam das formas de comunicação humana o seu tema de reflexão.

Até 20 de janeiro de 2022, encontra-se aberta a chamada para a submissão de artigos para o próximo número:

– Número 32 (junho 22): Publicidade: Novos Formatos Novos Conteúdos
– Editores: Jorge Veríssimo (Escola Superior de Comunicação Social) e Sara Balonas (Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho)

Mais informações em https://www.escs.ipl.pt/investigacao/revista-comunicacao-publica/call-for-papers


[ Informação Comunicacao ISUP ]

Cadernos IS-UP | Extensão do prazo para submissão de propostas | 24 janeiro 2022

EQUIPA EDITORIAL

Direção:
Lígia Ferro

Coordenação editorial:
Maria João Oliveira

Equipa editorial:
Eduardo Silva (assistente editorial)
Inês Barbosa
João Teixeira Lopes

Conselho Editorial Nacional:
Ana Brandão, Universidade do Minho
Ana Paula Marques, Universidade do Minho
António Firmino da Costa, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Dalila Cerejo, Universidade Nova de Lisboa
Fernando Bessa Ribeiro, Universidade do Minho
João Filipe Marques, Universidade do Algarve
Luís Baptista, Universidade Nova de Lisboa
Luísa Veloso, ISCTE-IUL
Madalena Ramos, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Nuno Jerónimo, Universidade da Beira Interior
Paula Abreu, Universidade de Coimbra
Paulo Peixoto, Universidade de Coimbra
Pedro Abrantes, Universidade Aberta e ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Sandra Mateus, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Vítor Sérgio Ferreira, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa

Conselho Editorial Internacional:
Apostolos Papadoupolos, Harokopio Universy, Atenas, Grécia
Heitor Frúgoli Jr., Universidade de São Paulo, Brasil
Julia O’Donnel, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Luciana Andrade, PUC Minas, Brasil
M. Victoria Gómez, Universidad Carlos III, Madrid, Espanha
Marta Soler Gallart, Universitat de Barcelona, Espanha
Marta Smagacz-Poziemska, Jaggielonski University, Cracóvia, Polónia
Sari Hanafi, American University of Beirut, Líbano
Teresa Consoli, University of Catania, Itália
Thomas Faist, Universitat Bielefeld, Alemanha
Victoria Alexander, Goldsmiths, University of London, Reino Unido
Yasmine Siblot, Université Paris 8, França

+info: comunicacaoisup@letras.up.pt


[ Informação FPCEUP – Serviço de Comunicação e Imagem ]

I Congresso “Escola, Identidades e Democracia” – Alargamento de prazo para submissão resumos até 18 Fevereiro

Informa-se que o prazo para submissão de resumos para o Congresso Escola, Identidades e Democracia foi alargado.
A submissão de resumos pode ser feita até ao dia 18 de Fevereiro. Pode consultar em https://ideaforuporto.wixsite.com/escolaidemocracia/submiss%C3%A3o-de-trabalhos toda a informação e formulário para a submissão de trabalhos.

O Congresso irá realizar-se nos dias 7, 8 e 9 de Julho de 2022, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. O Congresso é uma iniciativa da comunidade de prática de investigação IDEAFor (Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação) do CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas).

Os debates vão ter lugar em torno das temáticas que constituem os subgrupos de investigação da IDEAFor:

• Biografias e Ciclos de Vida dos Professores: docência e investigação nos últimos 50 anos
• Formação de Professores e Prática Profissional
• Administração, Gestão e Governo das Escolas
• Ensino Superior e Identidades Académicas em mudança
• Digitalização e Humanização: desafios em educação e formação
• Outras Geografias em Educação: descolonizar a escola e as identidades
• O Lugar e Tempo da Arte na Educação

Mais informações:
Site: https://ideaforuporto.wixsite.com/escolaidemocracia
Email: escolaidemocracia@fpce.up.pt


[ Informação INFO | DINÂMIA’CET-IUL ]

Call for Sessions – Colonial and Post-Colonial Landscapes – II International Congress

The aim of this congress is to extend the debate on the repercussions of the decisions aken by the colonial states in the area of territorial infrastructures – in particular through the disciplines of architecture and urbanism – in post-independence development models and the formation of new countries with a colonial past.

+info: https://dinamiacetiul.wixsite.com/congress-archwar

 


[ Informação Forum Sociologico ]

Call for Papers: Special Issue – Aging, life span and societal challenges – Journal Forum Sociológico (CICS.NOVA, Portugal)

The Editorial Board of the journal Forum Sociológico invites you to submit an article proposal under the thematic dossier “Aging, life span and societal challenges”.

Developed societies are aged. Population aging is the result of a demographic dynamic of continuous decline in mortality (propensity to die) and consequent increase in life expectancy. On the other hand, it results from the decline in birth and fertility, which affects the population structure. This achievement of years of life is accompanied by economic, social and political changes that have been taking place over the last few decades, creating constraints and ambivalences that constitute major cross-cutting challenges in societies. From these challenges emerges a spectrum of intervention opportunities for public policies, to adapt social institutions and society in general. Considering the heterogeneity of people as they age, as the territorial and social diversity, what are their needs ? Are the previous paradigms appropriate and sufficient ? Which paradigms can guide new solutions?

This special issue of Forum Sociológico focuses on analyzing the challenges resulting from a longer life, as one of the greatest social problems in contemporary societies. We welcome and encourage the authors to submit original articles of an empirical nature or theoretical essays, nationally and internationally.

Coordinators: Professor Ana Fernandes (https://orcid.org/0000-0002-7686-3932), Professor António Fonseca (https://orcid.org/0000-0002-9087-1306), Professor Maria João Bárrios (https://orcid.org/0000-0002-4569-9770)

Expected publication date of the thematic dossier: 1st Semester of 2022

Article submission deadline: 15 February 2022, in English, Portuguese, French or Spanish.

All proposals must be sent to forum@fcsh.unl.pt, with the subject of the dossier in the subject field.

The journal’s publishing guidelines and other relevant information, as well as previous issues, are available at https://journals.openedition.org/sociologico/9805