[ Informação Ana Cristina Duarte ]

Call for Papers by 28th of February for ESREA Policy Studies in Adult Education (PSAE) Conference 2023

The Policy Studies in Adult Education PSAE) network of the European Society for Research on the Education of Adults (ESREA) will hold a conference at the Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (IE-ULisboa), Portugal, on the 7-9 September 2023, under the theme “Problematising the futures of adult education: between global, national, regional and local policies and actors”.

+info: https://esrea2023psae.wixsite.com/psae2023/guidelines

 


[ Informação 5th International Seminar – Education, Territories and Human Development ]

5th International Seminar – Paper Submission – till March 27th 2023

The International Seminar aims to bring together researchers, academics, students and professionals in the field of education and constitute a privileged opportunity for the dissemination of research and studies, for the exchange of experiences, debate of ideas and reflection in the field of formal and non-formal education, which highlight the following themes:

I. Educational projects and local development
II. Management, Evaluation and Improvement in Education
III. School, democracy and inclusion
IV. Training and professional development

Abstracts must be submitted until March 27th, 2023. It is accepted abstracts in Portuguese, Spanish and English.

In this edition, we return to the richness of face-to-face interactions which, despite the convenience of distance interactions, prove to be irreplaceable in the joint construction of knowledge. The possibility of online participation is allowed exclusively to the presentation of free communications in an online session.

In addition to free communications, we highlight the confirmed lecture by Professor Domingos Fernandes and the two discussion panels around the themes of “Pedagogical Innovation and Assessment: tensions and challenges” and “Leaderships, Organizational Cultures and Learning”.

This year, the 5th International Seminar is also accredited by the Scientific and Pedagogic Council for Continual Training Portuguese in the form of a Training Course – colloquiums, congresses, symposiums, conferences and similar initiatives, with registration number CCPFC/ACC-118723/22 (12 hours of accredited training).

+info: https://fep.porto.ucp.pt/pt-pt/formacao-avancada/seminario-internacional-educacao-territorios-e-desenvolvimento-humano/apresentacao-presentation/submissao-de-artigos-paper-submission

 


[ Informação Revista Configurações ]

Prorrogação da chamada de artigos – Configurações: Revista de Ciências Sociais – N.º 32 / dezembro de 2023
Dossiê temático: “Tráfico de pessoas, anti-tráfico e perspetivas críticas”

Coordenação: Mara Clemente (CIES-Iscte) e Cecilia Varela (CONICET-UBA)

Apelo a contributos:

Nas últimas décadas, poucos problemas chamaram a atenção pública como o “tráfico de pessoas”. Desde 2022, o conflito na Ucrânia apenas renovou a presença e a extraordinária capacidade de indignação e de mobilização de imagens como as de mulheres e crianças, descritas como objetos indefesos de brutalidade e violência de redes criminosas internacionais. A nível político, a atenção ao tráfico não é menos intensa e acordos e instrumentos anti-tráfico têm tido historicamente uma grande adesão a nível internacional. Em suma, o tráfico preocupa e está firmemente presente nas agendas políticas e sociais nacionais e internacionais. Entretanto, o estudo e a pesquisa empírica acerca do tráfico têm problematizado tanto a ideia dominante de tráfico como as intervenções anti-tráfico a que deu origem. Embora descrito no discurso público como uma violação dos direitos humanos, o tráfico é concebido por diferentes Estados principalmente como um crime que ameaça a segurança do Estado e os interesses nacionais. Como resultado, a luta contra o tráfico tem levado a respostas que se baseiam, principalmente, no aumento dos controlos e na perseguição de criminosos, sem uma preocupação substancial com outras dimensões sociais e políticas, isto é, com o papel das atuais políticas de migração e trabalho e o seu impacto na vida de migrantes com menor capital social e económico. Por sua vez, as representações simplificadas e estereotipadas das “vítimas de tráfico” raramente têm contribuído para práticas de “proteção” que respeitem as suas expectativas e necessidades de vida.

Este dossiê temático propõe-se reunir artigos que mobilizem perspetivas críticas no estudo do tráfico e anti-tráfico. Em particular, solicitam-se contribuições de pesquisas realizadas dentro e fora da Europa, a partir de diferentes enfoques disciplinares, relacionadas com as seguintes questões:

(i) Representações do tráfico e dos seus protagonistas (a partir das “vítimas” e os seus “traficantes”) pelos agentes anti-tráfico e o seu impacto nas políticas e práticas de “prevenção”, “proteção” e “punição”;
(ii) Organizações governamentais e não-governamentais, as suas redes nacionais e transnacionais, e os papéis desempenhados (e não desempenhados) no campo do combate ao tráfico;
(iii) Académicos, organizações de profissionais do sexo, organizações de migrantes, sindicatos e outros agentes e as suas potencialidades e limitações na produção de conhecimento sobre o tráfico de pessoas e o desenvolvimento de políticas e práticas de intervenção;
(iv) As políticas criminais de perseguição e combate ao tráfico, seus agentes, desdobramento e efeitos.

As propostas devem ser endereçadas à Direção da Revista, através do e-mail configurações_cics@ics.uminho.pt, até ao dia 15 de fevereiro de 2023. Recomenda-se às pessoas interessadas em submeter propostas a leitura das normas de publicação, disponíveis em https://journals.openedition.org/configuracoes/15340.

 


[ Informação ICOT – Rede de Investigação sobre Condições de Trabalho ]

International Journal on Working Conditions – Call for papers 2023

A RICOT – Rede de Investigação sobre Condições de Trabalho, iniciativa promovida pelo Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, informa que se encontra aberto o período de submissão de artigos de 2023 para o International Journal on Working Conditions (IJWC).

O IJWC é um periódico editado pela RICOT que procura promover a divulgação de trabalhos originais nas diversas áreas ligadas às Condições de Trabalho. A publicação está sujeita a um sistema anónimo de arbitragem científica, assegurado pelos membros do conselho de edição.
Tem como línguas oficiais o português e o inglês, aceitando-se a submissão de textos em qualquer um dos idiomas.

O período de submissão está aberto até 30 de abril de 2023.

Os papers submetidos devem respeitar as normas editoriais do IJWC. Mais informações relativas ao processo de submissão de artigos podem ser consultadas em http://ricot.com.pt/PT/jornal.php