[ Informação Divulgação FPCEUP ]
CALL FOR PAPERS | IV Seminário Internacional CAFTe/XIV EIFORPECS
A 11, 12 e 13 de setembro de 2023 terá lugar, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, o IV Seminário Internacional CAFTe/XIV EIFORPECS.
Este Seminário Internacional, em 2023, é organizado por dois grupos de investigação: o CAFTe (Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias digitais em educação), do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP, e o EIFORPECS (Encontro Internacional de Formação de Professores e Estágio Curricular Supervisionado).
São objetivos do IV Seminário Internacional CAFTe/XIV EIFORPECS:
• Partilhar conhecimento produzido sobre educação, currículo, avaliação, formação e tecnologias digitais em educação, na educação básica, secundária e superior;
• Consolidar um espaço de reflexão e socialização e de projetos científicos inovadores, no âmbito do currículo, avaliação, formação de professores, estágio curricular supervisionado, e tecnologias digitais, entre redes e grupos de pesquisa nacionais e internacionais;
• Proporcionar o encontro de elementos de comunidades académicas, nacionais e internacionais, que têm desenvolvido estudos e intervenções nestas temáticas;
• Articular redes, grupos de pesquisa e programas de pós-graduação em educação, para troca de experiências formativas sobre a prática de formação e o estágio curricular supervisionado;
• Ampliar o debate científico no campo educacional.
Call for papers: até 30 de maio
Mais informações em https://www.fpce.up.pt/cafte/4cafte/index.html
[ Informação SOCIUS ]
Call for Papers: 8th Workshop on the Socio-Economics of Ageing and a Special Issue in the Journal of the Economics of Ageing
NEW deadline for submission of abstracts: May 25, 2023
[ Informação Filipa Subtil, ESCS-IPL ]
Revista Media & Jornalismo (Scopus) recebe artigos em fluxo contínuo e aceita propostas para a organização de special issues
A Media & Jornalismo, revista pioneira na área dos Estudos dos Media e do Jornalismo em Portugal (indexada na Scopus e na ERIH Plus), convida a comunidade científica nacional e internacional a submeter artigos que se enquadrem no âmbito temático da revista e, também, a submeter propostas de organização de special issues.
Esta chamada para submissão de artigos e de propostas para organização de números temáticos relaciona-se com as mudanças editoriais que a revista Media & Jornalismo está a implementar e que entrarão plenamente em vigor em 2024:
1) A até agora exclusividade dos números temáticos dará lugar à submissão de artigos em fluxo contínuo, já a partir do segundo semestre de 2023. Esta medida tem como objetivo privilegiar a heterogeneidade de temas, dando resposta a uma necessidade de cobrir os tópicos académicos e científicos mais salientes num determinado momento, no campo disciplinar das ciências da comunicação.
2) A modalidade de fluxo contínuo vai passar a fazer-se acompanhar, a partir de 2024, pela política online first publishing, reduzindo desta forma os tempos de espera para publicação dos diferentes artigos que superam a dupla-avaliação cega por pares, e garantindo a disseminação, em tempo útil, das descobertas críticas geradas que tão importantes são para a acumulação sistemática do conhecimento no campo das ciências da comunicação. Os artigos publicados na modalidade online first publishing continuarão a integrar a base Scopus (na qual a revista está indexada) com a denominação “Article in Press”. Todos os artigos publicados neste duplo formato fluxo contínuo e online first publishing, integrarão, em momento oportuno, e em publicação definitiva, números da revista, que manterá a sua periodicidade bianual.
3) Todos os artigos aceites para publicação a partir de 2024 serão publicados em versão bilingue (português e inglês ou castelhano e inglês), sendo a versão inglesa obrigatória. A revista procura, com esta medida, internacionalizar-se e atingir uma disseminação diferente. Os custos que resultem das traduções (português para inglês; castelhano para inglês; inglês para português) ficarão a cargo do/s autore/s dos artigos, numa prática que é seguida por outras revistas nacionais de relevo.
4) Mantém-se a política de submissão e de publicação sem custos para o autor, e a política de consulta sem custos para o leitor (modalidades free-to-publish e free-to-read).
5) Os formatos publicação em fluxo contínuo e online first publishing não impossibilitam a organização e a publicação de special issues, a) desde que propostas à revista por investigadores (guest editors) com reconhecido mérito na investigação, b) procurem cobrir um tema com saliência na comunidade académica no momento em que a proposta é feita, e c) que a proposta apresentada vá ao encontro da estratégia editorial da Media & Jornalismo e suas principais linhas temáticas. No caso de publicação de special issues, os artigos aí incluídos e organizados pelos guest editors são publicados em conjunto e imediatamente após a formatação dos vários artigos que integram as diferentes special issues, sendo por isso publicados apenas na sua versão definitiva, com volume e páginas associados.
[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, ICS-UMinho ]
Call for Papers e Inscrições | Ciclo de Seminários “Caminhos da Historiografia: História e Ciências Sociais dos anos 40 à atualidade”
Com esta iniciativa, pretende-se aprofundar o conhecimento sobre as orientações e práticas adotadas pela história e por outras ciências sociais e humanidades em Portugal desde os anos 40 do século XX, num ciclo de sete seminários mensais de acesso livre, organizado por múltiplos centros de investigação histórica (inclusive o CICS.NOVA.UMinho) e investigadores de todo o país – por convite e por via de call for papers -, de modo a mobilizar jovens investigadores interessados em apresentar resultados das suas investigações. Os vários seminários acontecerão entre decorrerá entre outubro de 2023 e abril de 2024. No final, publicar-se-á um livro que reunirá os melhores trabalhos apresentados e debatidos nos seminários.
Para inscrições, submissão de propostas e acesso a informações relevantes adicionais, consulte, por favor, o site oficial da iniciativa: https://www.50anos25abril.pt/noticias/call-for-papers-caminhos-da-historiografia
[ Informação Revista Configurações ]
PRORROGAÇÃO DA CHAMADA DE ARTIGOS | Configurações: Revista de Ciências Sociais – N.º 33 – junho de 2024
Número/dossiê temático: “Discriminação e diversidade no trabalho e nas organizações”
Coordenação do Dossiê: Carolina Machado, Emília Fernandes, João Leite Ribeiro e Regina Leite (CICS.NOVA.UMinho, Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho).
Apesar do conhecimento universal do direito à igualdade e à não-discriminação no emprego e no trabalho, a discriminação racial e étnica, baseada no género, orientação sexual, idade, aparência física, deficiências físicas e mentais, classe social, estatuto socioeconómico e educacional, localização geográfica, religião e identidade nacional, continua a afetar milhões de trabalhadores. Este cenário de desigualdade produz obstáculos no acesso ao mercado de trabalho e às condições de emprego (e.g., oportunidades de progressão de carreira, remuneração, formação). Mais ainda, reflete-se nas fronteiras entre trabalho e não trabalho, nomeadamente no uso do tempo, na qualidade de vida e nas expectativas ligadas aos vários domínios da vida humana e social. A literatura recente continua a evidenciar os contextos de trabalho como espaços de discriminação cumulativa que perpetuam e complexificam o modo como a desigualdade opera com base na diferença e na interseccionalidade das várias categorias sociais acima identificadas. Devido às conturbações económicas e financeiras, à intensificação dos fluxos migratórios, crises na saúde publica, e inovações tecnológicas, de que é exemplo paradigmático a introdução da Inteligência Artificial no contexto laboral, o trabalho tem sofrido transformações profundas que resultam na reconfiguração das profissões e em novas formas de conceção e execução do trabalho e da hierarquia organizacional. O cenário assim traçado tem resultado num aumento da precariedade e vulnerabilidade no emprego, nas profissões e nas organizações para os grupos socialmente minoritários, tornando os espaços de trabalho crescentemente opressivos e violentos. Todavia, os movimentos sociais e ativistas têm paulatinamente conquistado direitos e voz na defesa das minorias nas esferas pública e privada, levando a uma crescente atenção da gestão para uma visão mais complexa e articulada da diversidade e do seu potencial criativo e inovador para as organizações e seus ambientes sociais. Fruto dessa maior visibilidade das minorias e da tomada de consciência das várias partes envolvidas, as organizações começam a reinventar formas de acolher e integrar a heterogeneidade da força do trabalho e de conceber as estruturas e as dinâmicas relacionais organizacionais.
Esta chamada de artigos pretende renuir trabalhos académicos que explorem o modo como a desigualdade e a diversidade se manifestam e são justificadas nas relações de trabalho a partir de diferentes quadros teóricos e metodológicos. Especificamente, visa acolher contributos que se incluam, embora não de modo limitativo, nas seguintes linhas de orientação:
a) Desafios no/ contornos do acesso ao emprego e à progressão de carreira por parte das minorias;
b) Formas de discriminação (formais e informais) no contexto laboral;
c) Desafios da diversidade para a gestão;
d) Constrangimentos e estratégias individuais de gestão do trabalho e não-trabalho;
e) Novas formas de trabalho e suas consequências para a discriminação e gestão da diversidade nas organizações.
f) Sistemas e processos de inclusão/exclusão e culturas organizacionais.
g) Abordagens legais e políticas para lidar com a discriminação no local de trabalho.
As propostas devem ser endereçadas à Direção da Revista, através do e-mail configuracoes_cics@ics.uminho.pt, até ao dia 22 de junho de 2023. Recomenda-se aos/ às autores/as a leitura das normas de publicação, disponíveis no site oficial da revista em https://journals.openedition.org/configuracoes/
Normas de publicação: https://journals.openedition.org/configuracoes/16576