[ Informação ST Famílias e Curso de Vida / APS ]

Chamada de trabalhos para o XIII Congresso Português de Sociologia, data limite: 14 de Outubro!

A ST-FCV é hoje um espaço consolidado e privilegiado de partilha, divulgação e de reflexão sobre o conhecimento e a produção sociológica em torno das famílias e do curso de vida no seio da APS. Alinhada com o tema do XIII Congresso Português de Sociologia, a ST-FCV convoca a comunidade sociológica a uma reflexão ampla, plural e texturada em torno do modo como a democracia se intersecta com as famílias e o curso de vida. Se por um lado, a democracia é frequentemente apresentada como um contexto sociopolítico que ajuda à compreensão dos valores e das dinâmicas familiares, tanto no que têm de permanência como de mudança. Por outro, a democracia é também percecionada enquanto prática vivida, concretizada, desejada, ameaçada e, eventualmente, contestada. São, portanto, múltiplos os condicionalismos que se impõem, quer a partir “de fora”, como também os que surgem “de dentro”, permitindo observar o modo como nas famílias e no curso de vida, as democracias são permanentemente colocadas à prova no plano individual, familiar, grupal e político. Longe de consensuais, são também os entendimentos do futuro democrático: ora visto como um “palco privado”, “porto seguro”, “plural” e “inclusivo”; ora um espaço de “risco”, “incerteza”, “assimetrias”, tensão” e “efemeridade”. De forma análoga, também as famílias podem ser vistas como espaços democráticos e plurais, bem como espaços de repressão e exclusão, sendo um cenário privilegiado de negociações contínuas entre apoio, solidariedade, liberdade e diversidade, tensão, conflito, controlo, desigualdade e violência. Quais os contributos da comunidade sociológica para o debate em torno das dinâmicas sociais complexas das democracias que moldam as famílias e o curso de vida, mas que também são moldadas pelos mesmos?

A ST-FCV convida à apresentação de comunicações multi-formato de trabalhos concluídos e em curso que se proponham discutir, de forma mutuamente não exclusiva, os seguintes tópicos, entre outros:

● Famílias, democracia das emoções e políticas da vida.
● Famílias “postas à prova”: reaparecimento de soluções autoritárias e proliferação de ideias populistas no sistema político.
● Famílias, movimentos migratórios e vidas transnacionais.
● Democracias e éticas do nascer, no fim da vida e no processo de morrer.
● Riscos, incertezas, (des)igualdades e vulnerabilidades no curso de vida.
● Tecnologias, digitalização e os (novos) desafios à democracia nas famílias.
● Direitos humanos, identidades e espaços de exclusão e inclusão familiar.
● Visibilidades e invisibilidades na construção dos cursos de vida.
● Famílias e a democratização do acesso à família, saúde, habitação, educação e emprego.
● Vidas à prova em contextos de periferia e de insularidade.
● Famílias e alterações climáticas: novos desafios para as democracias.
● O futuro da família: novas democracias e utopias em construção.

Convidamos ao envio de propostas de resumos de investigações situadas em contexto académico e não académico em resposta a esta convocatória. Serão também aceites posters e documentos visuais como curtas-metragens focados em projetos ou intervenções.

As propostas, para além de ensaios teóricos, devem ser formuladas apresentando o seu referencial teórico, os objetivos, as metodologias utilizadas, diagnósticos, resultados e conclusões.

A ST-FCV poderá depois selecionar a(s) melhor(es) comunicações para serem propostas para publicação na revista SOCIOLOGIA ON LINE (https://revista.aps.pt/pt/).
As regras e prazos a considerar para a submissão dos resumos, assim como mais informações sobre o XIII Congresso Português de Sociologia, podem ser consultados no site da APS ou na plataforma do Congresso em https://xiii-congresso-aps.eventqualia.net/pt/2025/inicio/.
Mais informações e envio dos resumos em https://xiii-congresso-aps.eventqualia.net
Envio de resumos até 14 de outubro de 2024.
Email de contato: congresso-aps@eventqualia.net

 


[ Informação David Tavares, ESTESL-IPL ]

DIVERSITÀ | 2024 – Encontro Ibero-americano das Diversidades
(15, 16 e 17 de outubro – Porto)

O CONJUGARE (Centro Português de Apoio à Pesquisa Científica e à Cultura | Portugal) tem o prazer de informar que estão abertas as inscrições para o DIVERSITÀ | 2024 – Encontro Ibero-americano das Diversidades, que será realizado, de forma assíncrona, a partir do Porto, Portugal, nos dias 15, 16 e 17 de Outubro de 2024.

O mundo é diverso e o nosso objetivo é construir conhecimento de modo interdisciplinar. Portanto, serão acolhidas propostas de comunicação oral de todas as áreas que busquem tratar do tema da diversidade nos seus aspetos sociais, políticos, culturais, econômicos, artísticos e/ou religiosos. Também consideramos importantes propostas que tratem sobre os debates relacionados à discriminação, género, comportamento, racismo, xenofobia, busca por direitos, instituições de representação e defesa de direitos, saúde e educação de grupos periféricos, corporeidades, entre outras tantas temáticas do nosso quotidiano.

As inscrições para as comunicações orais podem ser feitas, no link: http://diversita.pt/inscricoes-2024/

O evento conta com o apoio da Editora Cravo.
Mais informações em https://diversita.pt/

 


[ Informação EcPol ]

CfP | 8º Encontro Anual de Economia Política

O 8º Encontro Anual de Economia Política terá lugar no Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra entre os dias 30 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2025, com o tema “Economia política para uma vida justa. Desafios teóricos e práticos”.

A chamada de comunicações está disponível na página do Encontro (https://www.economiapolitica.pt/encontro-2025), para envio de propostas até dia 30 de Setembro.

O presidente do Encontro será José Reis, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais (CES).

Entre os oradores convidados já confirmados contam-se Jayati Ghosh (UCL) e Julie Froud (University of Manchester).