[ Informação RECSM ]

Call for Papers – III Jornadas Red de Investigación en Ciencias Sociales Experimentales

Nos complace anunciar la llamada a presentación de ponencias para las III Jornadas organizadas por la Red de Investigación en Ciencias Sociales Experimentales: “Aproximaciones experimentales al estudio de las democracias avanzadas.” El evento se celebrará en la Universidad Carlos III de Madrid los días 7 y 8 de noviembre de 2024.

Invitamos a los/as investigadores/as a enviar sus resúmenes (máximo 500 palabras) centrados en metodologías experimentales o quasi-experimentales en el estudio de las sociedades democráticas. Damos la bienvenida especialmente a contribuciones que utilicen métodos innovadores para abordar el comportamiento social y político en las democracias avanzadas.

Detalles importantes:

• Fecha límite para el envío de resúmenes: 4 de octubre de 2024
• Correo electrónico para el envío: redex@csic.es
• Indicar si la investigación es predoctoral o postdoctoral.
• No es necesario enviar un artículo completo.

Esperamos recibir tus propuestas y esperamos verte en Madrid este noviembre.

 


[ Informação FLUP | Comunicação ISUP ]

Chamada para comunicações | Congresso “Guerra, Revolução e Retorno: 50 anos depois, a memória de um Portugal europeu, democrático – e descolonizado?”
(5 e 6 de dezembro – Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto)

Submissão de propostas de comunicações: até 6 de outubro 2024.
Resultados comunicados a 31 outubro 2024.
Informação completa em https://drive.google.com/file/d/1gWXg_spagzEnfEtavF7tnoGx5pK2mPGg/view?usp=sharing

Comissão Organizadora: Ana Sofia Ferreira (FLUP e IS-UP), Bruno Madeira (UM e CITCEM), Carlos Martins (IUE, Florença), Manuel Loff (FLUP e IHC-NOVA-FCSH/IN2PAST, Sérgio Neto (FLUP e CITCEM), Sílvia Correia (FLUP e IS-UP)

 


[ Informação Cong Int CC EDUCACIÓN ]

Últimos días Presenta y Publica Cong Int CC EDUCACIÓN

+info: https://aepc.fswp-3.es/x/?S7Y1NP2fa2tmYGDwP8fW0NLM2PR.ka2RiaGF4f_c.GTbxNSCZL204vICXWO91GIAA62&Z=2139485301

 


[ Informação Revista Comunicação Pública ]

CFP – Revista Comunicação Pública, Número 38

A revista Comunicação Pública é um projeto editorial de raiz multidisciplinar destinado à publicação de trabalhos de investigação, ensaios teóricos e notas críticas que façam das formas de comunicação humana o seu tema de reflexão.

Até 7 de fevereiro de 2025, encontra-se aberta a chamada para a submissão de artigos para o próximo número:

– Comunicação Pública n.º 38 (junho 2025): Humor e Comunicação
– Editores: Catarina Menezes (Instituto Politécnico de Leiria; CI&DEI), Inês Conde (Instituto Politécnico de Leiria; CELGA-ILTEC) e Leonel Brites (Instituto Politécnico de Leiria; CEIS20)
– Línguas: Português; Inglês; Espanhol

Resumo
Perante cenários de incerteza global e de transformações geopolíticas, económicas, sociais e culturais, o humor surge cada vez mais presente em diferentes contextos de Comunicação. Do discurso das marcas ao próprio jornalismo, as narrativas humorísticas marcam um espaço mediático híbrido e plural, obrigando a uma abordagem transdisciplinar. Deste modo, propõe-se explorar o humor enquanto recurso discursivo no espaço dos media. Centrando a análise nesse contexto específico, procura-se articular reflexões sobre a relação entre humor e comunicação, nos seus diferentes domínios.

Descrição e enquadramento
Many, many years ago I stated that humour was by far the most important behaviour of the human brain. People thought I was being provocative. I was not.
Edward de Bono, 1995, p. 8

Acentuado pelas heranças de uma pandemia global e de um renovado sentido de sombra trazido pela possibilidade da iminência de novos conflitos à escala global, o humor surge, hoje, talvez como nunca, com um sentido particular de importância no modo como vemos e organizamos o mundo. Potenciado pelas ferramentas de comunicação de massas disponíveis, com um alcance nunca vivenciado, interessa perceber o humor não só como recurso comunicacional, mas perspetivando-o também a partir de uma abordagem discursiva dos media. Num mundo em que as fronteiras da liberdade de expressão surgem permanentemente questionadas – ora do lado dos que entendem não existirem, ora do outro que considera ser necessário regular mais o espaço digital – os textos humorísticos operam hoje num território cada vez mais complexo de interpretações, relações e significados.

Se, de um modo mais imediato, podemos associar o tema aos domínios da comunicação estratégica de marcas, ficção e entretenimento, e até a algumas dimensões do texto jornalístico, o humor como tema de investigação científica surge nos nossos dias com um renovado sentido de atuação num contexto pós-digital, resultando na emergência de perspetivas híbridas sobre o tema e o seu papel em diferentes domínios e formatos de comunicação.

Mais do que discutir os limites do humor (já exaustivamente explorados, ainda que sem consensos) ou confrontarmos as três visões dominantes para as teorias canónicas do humor (superioridade, escape ou incongruência), importa perspetivar o humor nas suas múltiplas dimensões de análise no contexto específico da Comunicação. Procuramos, assim, pensar transversalmente a relação entre humor e comunicação, na sua forma, enquanto recurso linguístico (Yehorova, Prokopenko & Zinchenko, 2023), nas dinâmicas e efeitos sociais que imprime no seio de uma determinada cultura (Warren, Barsky & McGraw, 2021) ou enquanto prática de comunicação na construção de uma obra de ficção ou entretenimento (van der Wal et al, 2020). Perspetiva-se, igualmente, a sua atuação como instrumento satírico ao serviço da participação social, política e cívica (Baumgartner & Becker, 2020; Faina, 2013), ou como parte integrante de estratégias de comunicação persuasivas e transmediáticas. Objetiva-se, do mesmo modo, contribuir para a reflexão sobre o humor como recurso estratégico no discurso mediático (Vasileva & Ivanova, 2021), tendo em conta múltiplos domínios da comunicação na era digital (Borum Chatoo & Green-Barber, 2021).

O espaço mediático, marcado por um crescente hibridismo de géneros e pelo aparecimento de novos atores, entre os quais os comediantes (Ödmark, 2021; Faina, 2013), apresenta desafios na sua imprecisão, sob risco de não mais conseguirmos determinar o que pode ser considerado, verdadeiramente, de humor (Charaudeau, 2006).
Para lá dos limites subtis que distinguem a piada do insulto, a anedota inocente do preconceito, ou o escárnio satírico do discurso vulgar marcado por olhares xenófobos, o humor pode assumir formas distintas no espaço público de discussão, com necessidade de uma reflexão contínua em diferentes esferas do saber. A proposta deste dossiê temático, subordinado ao tema “Humor em Comunicação”, visa explorar a estrutura e o papel do Humor como eixo fundamental em Comunicação, caracterizado pela dimensão plural, multifacetada e global da sua aplicação.

Objetivos e enfoques pretendidos
Adotando-se como ponto de partida um diálogo interdisciplinar assente na articulação de áreas tão diversas como os estudos de cultura e comunicação, a sociologia, os estudos linguísticos, políticos, a economia, entre outras, o objetivo deste dossiê é promover a reflexão sobre processos de produção, representações construídas e dinâmicas de receção, tendo em consideração a multiplicidade de domínios e a proliferação de canais de comunicação.

Lista de subtemas possíveis:
– Perspetivas históricas sobre humor e comunicação
– Humor, multimodalidade e construção discursiva
– Humor e representações do social e do político
– Jornalismo, hibridismo de géneros e estratégias de construção narrativa
– Humor no jornalismo e deontologia
– Humor e agendamento em meios tradicionais e alternativos
– Humor, ficção, entretenimento e construção do real e do imaginário
– Humor, cartoon e comunicação visual
– Humor, marcas e comunicação estratégica
– Públicos e dinâmicas de receção e de interação
– Humor e construção identitária
– Humor e interculturalidade
– Humor, ativismo e participação cívica

Referências Bibliográficas (citadas)
Baumgartner, J. & Becker, A. (Eds.) (2020) Political humor in a changing media landscape: A new generation of research. Lexington Books.
Borum Chattoo, C. & Green-Barber, L. (2018). An investigative journalist and a comedian walk into a bar: The role of comedy in public engagement with environmental journalism. Journalism. 22(1) https://doi.org/10.1177/1464884918763526
Charaudeau, P. (2006) Des catégories pour l’humour. Questions de communication: humor et média. Définitions, genres et cultures, 10 (p. 19-41).
https://doi.org/10.4000/questionsdecommunication.7688
De Bono, E. (1995) A smile in the mind – foreword. In B. McAlhone & D. Stuart. A smile in the mind. Phaidon Press.
Faina, J. (2013). Public journalism is a joke: The case for Jon Stewart and Stephen Colbert. Journalism, 14(4), 541–555. https://doi.org/10.1177/1464884912448899
Ödmark, S. (2021). Making news funny: Differences in news framing between journalists and comedians. Journalism, 22(6), 1540–1557. https://doi.org/10.1177/1464884918820432
Vasileva, V. V., & Ivanova, L. Y. (2021). Humour as a strategy for news delivery: the case of Meduza. The European Journal of Humour Research, 9(1), 105–128. https://doi.org/10.7592/EJHR2021.9.1.Vasileva
van der Wal, A., Piotrowski, J. T., Fikkers, K. M., & Valkenburg, P. M. (2020). More than just a laughing matter: A coding framework of humor in media entertainment for tweens and Teens. Journal of Broadcasting and Electronic Media, 64(3), 478-498.
https://doi.org/10.1080/08838151.2020.1796389
Warren C., Barsky A., McGraw A. P. (2021). What makes things funny? An integrative review of the antecedents of laughter and amusement. Personality and Social Psychology Review, 25, 41–65. https://doi.org.proxy.queensu.ca/10.1177/1088868320961909
Yehorova, O., Prokopenko, A., & Zinchenko, A. (2023). Towards a typology of humorous wartime tweets: the case of Ukraine 2022. The European Journal of Humour Research, 11(1), 1–26. https://doi.org/10.7592/EJHR.2023.11.1.746

DATAS IMPORTANTES
Abertura da chamada de artigos: 11 de setembro 2024
Data-limite para a submissão de artigos: 7 de fevereiro de 2025
Data de publicação do número: 30 de junho 2025

Submissão dos artigos:
A submissão de artigo deve ser feita através da plataforma https://journals.ipl.pt/cpublica/index. É necessário que os autores se registem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se registado basta aceder ao sistema e iniciar o processo de 5 passos de submissão.
Os artigos devem ser submetidos através do modelo pré-formatado para submissão de artigos à Comunicação Pública (https://static.escs.ipl.pt/old/pdfs/investigacao/comunicacao_publica/CPublica-ESCS-Modelo.docx). Para mais informações sobre a submissão consultar Informação para Autores (https://journals.ipl.pt/cpublica/information/authors) e Instruções para Autores (https://journals.ipl.pt/cpublica/about/submissions).