[ Informação ST Famílias e Curso de Vida / APS ]

XIII Congresso Português de Sociologia | Call para a apresentação de comunicações e/ou posters/vídeos (julho de 2025)

A ST-FCV é hoje um espaço consolidado e privilegiado de partilha, divulgação e de reflexão sobre o conhecimento e a produção sociológica em torno das famílias e do curso de vida no seio da APS.
Alinhada com o tema do XIII Congresso Português de Sociologia, a ST-FCV convoca a comunidade sociológica a uma reflexão ampla, plural e texturada em torno do modo como a democracia se intersecta com as famílias e o curso de vida. Se por um lado, a democracia é frequentemente apresentada como um contexto sociopolítico que ajuda à compreensão dos valores e das dinâmicas familiares, tanto no que têm de permanência como de mudança. Por outro, a democracia é também percecionada enquanto prática vivida, concretizada, desejada, ameaçada e, eventualmente, contestada. São, portanto, múltiplos os condicionalismos que se impõem, quer a partir “de fora”, como também os que surgem “de dentro”, permitindo observar o modo como nas famílias e no curso de vida, as democracias são permanentemente colocadas à prova no plano individual, familiar, grupal e político. Longe de consensuais, são também os entendimentos do futuro democrático: ora visto como um “palco privado”, “porto seguro”, “plural” e “inclusivo”; ora um espaço de “risco”, “incerteza”, “assimetrias”, tensão” e “efemeridade”. De forma análoga, também as famílias podem ser vistas como espaços democráticos e plurais, bem como espaços de repressão e exclusão, sendo um cenário privilegiado de negociações contínuas entre apoio, solidariedade, liberdade e diversidade, tensão, conflito, controlo, desigualdade e violência.
Quais os contributos da comunidade sociológica para o debate em torno das dinâmicas sociais complexas das democracias que moldam as famílias e o curso de vida, mas que também são moldadas pelos mesmos?

A ST-FCV convida à apresentação de comunicações multi-formato de trabalhos concluídos e em curso que se proponham discutir, de forma mutuamente não exclusiva, os seguintes tópicos, entre outros:
● Famílias, democracia das emoções e políticas da vida ● Famílias “postas à prova”: reaparecimento de soluções autoritárias e proliferação de ideias populistas no sistema político ● Famílias, movimentos migratórios e vidas transnacionais ● Democracias e éticas do nascer, no fim da vida e no processo de morrer ● Riscos, incertezas, (des)igualdades e vulnerabilidades no curso de vida ● Tecnologias, digitalização e os (novos) desafios à democracia nas famílias ● Direitos humanos, identidades e espaços de exclusão e inclusão familiar ● Visibilidades e invisibilidades na construção dos cursos de vida ● Famílias e a democratização do acesso à família, saúde, habitação, educação e emprego ● Vidas à prova em contextos de periferia e de insularidade ● Famílias e alterações climáticas: novos desafios para as democracias ● O futuro da família: novas democracias e utopias em construção.

Convidamos ao envio de propostas de resumos de investigações situadas em contexto académico e não académico em resposta a esta convocatória.
Serão também aceites posters e documentos visuais como curtas-metragens focados em projetos ou intervenções.
As propostas, para além de ensaios teóricos, devem ser formuladas apresentando o seu referencial teórico, os objetivos, as metodologias utilizadas, diagnósticos, resultados e conclusões.
A ST-FCV poderá depois selecionar a(s) melhor(es) comunicações para serem propostas para publicação na revista SOCIOLOGIA ON LINE.
As regras e prazos a considerar para a submissão dos resumos, assim como mais informações sobre o XIII Congresso Português de Sociologia, podem ser consultados no site da APS ou na plataforma do Congresso.
Mais informações e envio dos resumos em https://xiii-congresso-aps.eventqualia.net
Envio de resumos até 14 de outubro de 2024.

 


[ Informação Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, ICS/UMinho ]

“Configurações: Revista de Ciências Sociais” | Chamada de artigos em permanência

A Configurações: Revista de Ciências Sociais, editada pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho, é uma revista indexada em bases bibliográficas internacionais, que apresenta uma política de acesso livre e publica trabalhos académicos inéditos, sob a forma de artigos ou recensões de obras publicadas, que contribuam para enriquecer o conhecimento científico em temáticas relevantes na área das Ciências Sociais e, em especial, da Sociologia.

Os textos poderão ser escritos em Português, Espanhol, Francês e Inglês e serão submetidos à avaliação independente de especialistas, em regime de duplo anonimato (double blind peer review). Informações adicionais relativas à Política Editorial e ao Processo de Arbitragem Científica e Decisão de Publicação podem ser consultadas em https://revistas.uminho.pt/index.php/configuracoes/about

Esta chamada está aberta em permanência.

Os trabalhos propostos à Configurações: Revista de Ciências Sociais devem ser submetidos eletronicamente após realização de registo na plataforma. As normas para apresentação de propostas podem ser consultadas em https://revistas.uminho.pt/index.php/configuracoes/about/submissions

Informações adicionais podem ser encontradas no site da revista, em https://revistas.uminho.pt/index.php/configuracoes/opencalls.