[ Informação Dzifa Ametowobla ]

CfP “Technology and the Organization of Fields” – Journal of Organizational Sociology Special Issue

We invite paper proposals for this upcoming Special Issue of the Journal of Organizational Sociology.
The special issue brings together theoretical and empirical contributions that advance our understanding of the link between technology and the organization of social fields. Papers will address the role of technology in field constitution and change and/or the role of fields in the design, production, and use of technology. Interested authors are asked to submit a 500-word abstract to the editors (dzifa.ametowobla@b-tu.de, david.seibt@jku.at) by December 15, 2024. The special issue will be published in fall 2026. Please find more information on the topic and submission details in the full call: https://www.degruyter.com/publication/journal_key/JOSO/downloadAsset/JOSO_JOSO_CFP_Technology%20and%20the%20Organization%20of%20Fields.pdf

 


[ Informação Ana Horta, ICS-ULisboa ]

Call for papers da midterm conference da RN12 Environment and Society da ESA

O prazo para envio de submissões é 20 de janeiro.
Mais informações em https://energyandsocietyconference.ktu.edu/#call-for-papers

 


[ Informação Revista Configurações ]

CHAMADA DE ARTIGOS | Configurações: Revista de Ciências Sociais N.º 37/junho 2026 – Dossiê Temático “Mediação e Convivência em Contextos Educativos”

Coordenação do Dossiê: Ana Maria Costa e Silva (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Educação – Universidade do Minho) e Elisabete Pinto da Costa (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Universidade Lusófona).

A complexidade, a mudança, a diversidade, a hibridez são características desafiadoras na atualidade, para as pessoas e as organizações, e exigem uma constante atenção e investimento. O desenvolvimento sustentável é, por sua vez, um dos pilares das sociedades contemporâneas, que deve ser promovido quotidianamente através da solidariedade, da responsabilidade, da justiça social, do compromisso individual e social com a ecologia.

Um dos principais alicerces para o desenvolvimento e transformação da sociedade é a educação, um motor fundamental para a formação integral dos/as cidadãos/ãs. Os contextos educativos (escolas, centros educativos de vários níveis de ensino e formação e as universidades) têm, assim, uma missão e responsabilidade importantes, não apenas na formação académica e científico-técnica, mas também na formação humanista, em valores e através da habilitação de competências e habilidades sociais, como a comunicação ética, a convivência, a gestão e resolução positiva e colaborativa de conflitos.

Um dos grandes desafios deste século é a educação para a convivência e para a paz, constituindo a mediação, nas suas abordagens preventiva, resolutiva, reabilitadora e transformadora, uma prática essencial para a promoção de ambientes educativos inclusivos, colaborativos e pacíficos e o desenvolvimento de cidadãos empoderados em habilidades sociais para o desenvolvimento da convivência e da paz.

Convidamos investigadores/as, mediadores/as, educadores/as e profissionais de áreas afins a submeter artigos ao N.º 37 da Configurações: Revista de Ciências Sociais, dedicada ao tema “Mediação e Convivência em Contextos Educativos”, a publicar em junho de 2026. Este número visa explorar perspetivas teóricas e práticas acerca do modo como a mediação pode potenciar a convivência nos espaços educativos, abrangendo temas como:

– Modelos e práticas de mediação no ambiente escolar;
– O papel da educação para a cidadania e a educação para a paz na promoção da convivência escolar;
– Práticas restaurativas e abordagens de justiça restaurativa em escolas e universidades;
– Mediação escolar e inclusão;
– Formação de mediadores/as em competências e práticas inovadoras de caráter educativo;
– Experiências de mediação e convivência em contextos educativos.

Podem ser submetidos artigos científicos, ensaios, estudos de casos, revisões de literatura e relatos de experiência com contribuições significativas e originais para a área, promovendo o diálogo entre teoria e prática e ampliando as possibilidades de construção de uma cultura de paz nas escolas, universidades e noutros espaços educativos.

As propostas devem ser submetidas eletronicamente (https://revistas.uminho.pt/index.php/configuracoes/about/submissions) após realização de registo na plataforma (https://revistas.uminho.pt/index.php/configuracoes/user/register), até ao dia 15 de janeiro de 2025. Recomenda-se aos/ às autores/as a leitura atenta das normas de publicação, disponíveis no site.

Normas de publicação: https://revistas.uminho.pt/index.php/configuracoes/about/submissions