[ Informação Filipa Súbtil/ ESCS-IPL ]

CFP: Revista Esferas, Dossiê “Harold Lasswell e o retorno da propaganda: O centenário do livro Propaganda Technique in the World War”

Link: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/announcement

Editores e editoras convidados:

Rafiza Varão (Universidade de Brasília – UnB)
Luiz C. Martino (Universidade de Brasília – UnB)
Filipa Subtil (Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa – IPL e LIACOM)
Rodrigo Miranda Barbosa (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE)

Datas importantes:

Data limite para submissão: 15 de dezembro de 2025.
Período de avaliação: 15 de dezembro a 15 de março de 2026.
Previsão de publicação da edição: abril de 2026.

O século 21 trouxe mudanças importantes para o campo da Comunicação e que hoje, em sua terceira década, já não são novidades: a digitalização dos meios de informação e comunicação; a popularização do uso da internet; o aparecimento das redes sociais, entre outros. Todos esses novos elementos do ecossistema informacional (Kansa, 2012) ajudaram a fomentar um terreno propício para o desenvolvimento de formas digitais de desinformação (Fetzer, 2004; Fallis, 2014), como aquelas que ficaram conhecidas como fake news.

Em 2017, quando o primeiro estado da arte sobre o tema foi conduzido por Tandoc, Lim e Ling, o termo se confundia com a própria palavra desinformação, a qual nos anos seguintes se tornaria o guarda-chuva sob o qual diversos tipos de informações inverídicas seriam agrupadas. Contudo, na tipologia criada pelos autores, já se delineava uma aproximação importante entre o fenômeno e outro velho conhecido: a propaganda – tópico negligenciado durante muitas décadas em detrimento de outras agendas de investigação. “Por fim”, alertavam os autores, “nosso material mostra que houve um interesse crescente no conceito de propaganda devido à sua relevância para eventos políticos nos últimos anos” (2017, p. 10).

Eventos como a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos desvelavam, ainda que de maneira não muito clara em 2017, os contornos cada vez mais políticos da desinformação e, nesse sentido, convergiam e apresentavam similitudes com os estudos sobre propaganda do início do século passado.

Coincidentemente (ou não), essa conclusão foi se tornando cada vez mais notória à medida que esses mesmos estudos se tornavam centenários – o que desencadeou uma série de trabalhos sobre o retorno da propaganda. Podemos citar como exemplos dessa tomada de consciência o volume cinco do Nordic Journal of Media Studies (2023), intitulado, justamente, “The return of propaganda”; o livro Pathologies and dysfunctions of democracy in the dedia context – the return of the propaganda model: emotions, populism, and polarization (2024), editado por pesquisadores da Universidade da Beira Interior (UBI); a conferência “The Return of Propaganda: Disinformation, Technology and Geopolitics”, realizada em 2024 no King’s College, em Londres; artigos de opinião como “Fighting back against Russia: the return of propaganda”, de Jamie Gaskarth, professor de Relações Internacionais da Open University; o livro Harold Lasswell e o campo da Comunicação, de Rafiza Varão, publicado em 2021; The Sage handbook of propaganda, de 2020, organizado por Paul Baines, Nicholas O’Shaughnessy e Nancy Snow; Propagande: la manipulation de masse dans le monde contemporain, de David Colon, de 2019; Sistema mediático y propaganda en la Rusia de Putin, de Adrián Tarín-Sanz, Marta Ter e Miguel Vázquez-Liñán, lançado em 2018; O mito da agulha hipodérmica e a era da propaganda: 12 estudos de arqueologia do pensamento comunicacional, publicado por Francisco Rüdiger em 2015, e tantos outros. Muitos conceitos voltaram a circular entre os novos pesquisadores de desinformação: mentira, engano, erro, manipulação.

Entre as importantes efemérides relacionadas às pesquisas em propaganda cuja tradição reemerge nessas primeiras três décadas deste século, uma se apresenta como ponto de virada: a primeira tese de doutorado sobre o assunto, defendida pelo cientista político Harold Lasswell, em 1926, na Universidade de Chicago, que também se torna centenária. Publicada no ano seguinte, Propaganda technique in the World War se tornou o marco pioneiro em estudos acadêmicos sobre a propaganda de guerra e transformou seu autor no mais importante especialista estadunidense na matéria durante muitos anos.

Este dossiê de Esferas celebra, então, não apenas o centenário da tese de Harold Lasswell, mas também o centenário impreciso dos estudos em propaganda, fundados sobre a necessidade de compreender esse produto dos meios de comunicação e que, não obstante suas múltiplas facetas, continua a se apresentar como um problema urgente de ser interpretado na contemporaneidade.

São bem-vindos artigos que contemplem os seguintes temas (além de outras possibilidades correlacionadas):

Um século de estudos sobre propaganda;
A obra de Harold Lasswell sobre propaganda, ontem e hoje;
Conceitos clássicos de propaganda sob o ponto de vista epistemológico;
Conceitos clássicos de propaganda aplicados à contemporaneidade;
Teorias da propaganda;
Autores clássicos da propaganda;
Propaganda, desinformação e má-informação;
Propaganda, verdade e veracidade;
Propaganda e guerra;
Propaganda e Tecnologias da Comunicação;
Propaganda e polarização política;
Propaganda, mídias digitais e redes sociais.

Referências

Baines, P., Snow, N., & O’Shaughnessy, N. (eds.) (2019). The Sage Handbook of Propaganda. Londres e Nova Delhi: Sage, 2020.
Bolin, G., & Kunelius, R. (2023). The return of propaganda: Historical legacies and contemporary conceptualisations. Nordic Journal of Media Studies, 5(1), 1-16.
Colon, D. (2019). Propagande: la manipulation de masse dans le monde contemporain. Paris: Belin Éditeur/Humensis.
Fetzer, J.H. Disinformation: The Use of False Information. Minds and Machines 14, 231–240 (2004). https://doi.org/10.1023/B:MIND.0000021683.28604.5b
Fallis, D. (2014). The Varieties of Disinformation. In: Floridi, L., Illari, P. (eds) The Philosophy of Information Quality. Synthese Library, vol 358. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-07121-3_8
Rüdiger, F. (2015). O mito da agulha hipodérmica e a era da propaganda: 12 estudos de arqueologia do pensamento comunicacional. Porto Alegre: Editora Sulina.
Kansa, E. (2012). Openness and archaeology’s information ecosystem. World Archaeology, 44(4), 498–520. https://doi.org/10.1080/00438243.2012.737575
McIntyre, L. (2018) Post-Truth. Massachusetts: MIT.
Donstrup, M. (2019). Sistema mediatico y propaganda en la Rusia de Putin. Politica y Sociedad, 56(1), 266-269.
Tarín-Sanz, A.; Ter, M.; Vázquez-Liñán, M. (2018). Sistema mediático y propaganda en la Rusia de Putin. Salamanca: Comunicación Social Ediciones y Publicaciones.
Woolley, S. (2023). Manufacturing Consensus. New Haven e Londres: Yale University Press.

 


[ Informação CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento ]

VI World Council of Comparative Education Societies (WCCES) Symposium
(de 16 a 18 de julho – Lisboa, Universidade Lusófona)

A Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SEC-SPCE) tem a honra de apresentar o VI World Council of Comparative Education Societies (WCCES) Symposium, que se realizará em Lisboa, Portugal, entre os dias 16 e 18 de julho de 2025, na Universidade Lusófona. Co-organizado pelo CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento), o simpósio tem como tema central o desafio contemporâneo de “Renovar o contrato social para a educação: navegando em futuros possíveis”.

Convida-se os participantes a submeter comunicações alinhadas aos eixos temáticos do Simpósio até ao dia 15 de fevereiro de 2025.
As comunicações podem ser apresentadas no formato “Comunicação Oral” ou “Painel Temático”.

Áreas Temáticas:

· Educação Comparada
· Administração Educacional
· Currículo, Inclusão e Práticas Pedagógicas
· Educação Artística e Intervenção pelas Artes
· Educação, Cidadania e Participação
· Educação Permanente
· Equidade e Justiça Social em Educação
· História, Memórias e Património
· Profissionalidade Docente
· Políticas Educativas, Avaliação e Regulação da Educação
· Políticas e Práticas no Ensino Superior

Mais informações (submissão de comunicações e inscrição) em https://wcces2025.eventqualia.net/pt/2025/in%C3%ADcio/