[ Informação APS/ST Famílias e Curso de Vida ]
Chamada de trabalhos ao painel da APA – “P004 – Manifestações e práticas de cuidado: ambiguidades e reconfigurações”
P004 – Manifestações e práticas de cuidado: ambiguidades e reconfigurações (Online Panel)
(https://apa2025.eventqualia.net/pt/inicio/paineis/areas-tematicas/)
Fábio Rafael Augusto (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal) – Coordenador
Ana Patrícia Hilário (CICS. NOVA. UÉvora, Universidade de Évora, Évora, Portugal) – Co-coordenadora
O cuidado manifesta-se de múltiplas formas, através de diversos atores sociais e em variados contextos, constituindo um elemento essencial do quotidiano. Enquanto conceito, o cuidado conta com uma longa e rica tradição nas Ciências Sociais, tendo sido amplamente aplicado em áreas como os estudos feministas, de género, sobre saúde e doença, e acerca de políticas públicas e sociais (Davies, 1995; James, 1992; Thomas, 1993). À semelhança de outras categorias analíticas, o cuidado é complexo e suscita questões sobre os seus limites e âmbito de aplicação (Daly & Lewis, 2000; Phillips, 2007; Reverby, 1987; Tronto, 2013). A presença constante do cuidado nas relações interpessoais e nas estruturas sociais, assim como a sua natureza aparentemente fluida e intuitiva, desafiam os investigadores na sua identificação, análise e valorização (Barnes, 2012). Marian Barnes (2012) destaca que o cuidado desempenha várias funções: permite conceptualizar relações pessoais e sociais; incorpora valores e princípios morais; e constitui uma prática concreta, com relevância enquanto objeto de estudo. Para compreender plenamente as manifestações de cuidado, o investigador necessita de uma abordagem que combine objetividade e abstração, procurando entender as suas dimensões emocionais, organizacionais e laborais (James, 1992). Este painel tem como objetivo estimular o debate e a reflexão em torno das diversas dimensões teóricas, metodológicas, éticas e práticas associadas ao conceito de cuidado na investigação em Ciências Sociais. Ao destacar o cuidado como um tópico central, pretende-se expandir o entendimento das suas expressões e dos seus efeitos sociais. Convidam-se propostas que, de forma direta ou indireta, abordem o cuidado enquanto objeto de pesquisa, contribuindo para o avanço da sua análise e para a compreensão das suas repercussões em contextos de vulnerabilidade, apoio social, saúde e bem-estar.
+info: https://apa2025.eventqualia.net/pt/inicio/paineis/chamada-comunicacoes/
[ Informação SPCE ]
CfP | VI World Council of Comparative Education Societies (WCCES) Symposium
A Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SEC-SPCE) tem a honra de apresentar o VI World Council of Comparative Education Societies (WCCES) Symposium, que se realizará em Lisboa, Portugal, entre os dias 16 e 18 de julho de 2025, na Universidade Lusófona. Co-organizado pelo CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento), o simpósio tem como tema central o desafio contemporâneo de “Renovar o contrato social para a educação: navegando em futuros possíveis”.
Convida-se os participantes a submeter comunicações alinhadas aos eixos temáticos do Simpósio até ao dia 15 de fevereiro de 2025.
As comunicações podem ser apresentadas no formato “Comunicação Oral” ou “Painel Temático”.
Mais informações em https://mkt.ceied.ulusofona.pt/vl/38c80759e43fbcaadd7a-ac6f43ab41f1c19c16-ae7PelU1Ae4F90e8-908484f3
[ Informação IDN Relações Públicas ]
Call for Papers – Revista Nação e Defesa – “Os Desafios Geopolíticos no Mediterrâneo”
Da migração à segurança energética e alimentar, o Mediterrâneo liga a Europa, a África e o Médio Oriente e, como tal, é simultaneamente um espaço de estabilidade e de tensão. A deterioração das condições, nomeadamente nos planos da segurança humana, aprovisionamento energético e proteção de infraestruturas críticas tem vindo a traduzir-se na competição entre potências com interesses na região.
Apesar de cobrir menos de 1% da superfície dos oceanos, o Mediterrâneo transporta 20% do tráfego marítimo mundial. Embora a sua importância esteja destinada a diminuir com a abertura das rotas marítimas do Norte, o Mediterrâneo continua a ser central para a geopolítica do Ocidente.
Neste contexto, o IDN abre uma Call for Papers para a revista Nação e Defesa, subordinada ao tema “Os Desafios Geopolíticos no Mediterrâneo”. Os artigos devem ser submetidos até ao próximo dia 10 de março para idn.publicacoes@defesa.pt.
Os interessados deverão consultar as normas de colaboração da revista Nação e Defesa em https://www.idn.gov.pt/pt/publicacoes/nacao
[ Informação ICESD VIRTUAL ]
CONGRESO ICESD 2025 VIRTUAL: Presenta y Publica en Editoriales Internacionales
[ Informação Revista Configurações ]
PRORROGAÇÃO DA CHAMADA DE ARTIGOS | Configurações: Revista de Ciências Sociais N.º 37/junho 2026 | Dossiê Temático “Mediação e Convivência em Contextos Educativos”
Coordenação do Dossiê: Ana Maria Costa e Silva (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Educação – Universidade do Minho) e Elisabete Pinto da Costa (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Universidade Lusófona).
A complexidade, a mudança, a diversidade, a hibridez são características desafiadoras na atualidade, para as pessoas e as organizações, e exigem uma constante atenção e investimento. O desenvolvimento sustentável é, por sua vez, um dos pilares das sociedades contemporâneas, que deve ser promovido quotidianamente através da solidariedade, da responsabilidade, da justiça social, do compromisso individual e social com a ecologia.
Um dos principais alicerces para o desenvolvimento e transformação da sociedade é a educação, um motor fundamental para a formação integral dos/as cidadãos/ãs. Os contextos educativos (escolas, centros educativos de vários níveis de ensino e formação e as universidades) têm, assim, uma missão e responsabilidade importantes, não apenas na formação académica e científico-técnica, mas também na formação humanista, em valores e através da habilitação de competências e habilidades sociais, como a comunicação ética, a convivência, a gestão e resolução positiva e colaborativa de conflitos.
Um dos grandes desafios deste século é a educação para a convivência e para a paz, constituindo a mediação, nas suas abordagens preventiva, resolutiva, reabilitadora e transformadora, uma prática essencial para a promoção de ambientes educativos inclusivos, colaborativos e pacíficos e o desenvolvimento de cidadãos empoderados em habilidades sociais para o desenvolvimento da convivência e da paz.
Convidamos investigadores/as, mediadores/as, educadores/as e profissionais de áreas afins a submeter artigos ao N.º 37 da Configurações: Revista de Ciências Sociais, dedicada ao tema “Mediação e Convivência em Contextos Educativos”, a publicar em junho de 2026. Este número visa explorar perspetivas teóricas e práticas acerca do modo como a mediação pode potenciar a convivência nos espaços educativos, abrangendo temas como:
– Modelos e práticas de mediação no ambiente escolar;
– O papel da educação para a cidadania e a educação para a paz na promoção da convivência escolar;
– Práticas restaurativas e abordagens de justiça restaurativa em escolas e universidades;
– Mediação escolar e inclusão;
– Formação de mediadores/as em competências e práticas inovadoras de caráter educativo;
– Experiências de mediação e convivência em contextos educativos.
Podem ser submetidos artigos científicos, ensaios, estudos de casos, revisões de literatura e relatos de experiência com contribuições significativas e originais para a área, promovendo o diálogo entre teoria e prática e ampliando as possibilidades de construção de uma cultura de paz nas escolas, universidades e noutros espaços educativos.
As propostas devem ser submetidas eletronicamente (https://revistas.uminho.pt/index.php/configuracoes/about/submissions) após realização de registo na plataforma (https://revistas.uminho.pt/index.php/configuracoes/user/register), até ao dia 26 de fevereiro de 2025. Recomenda-se aos/ às autores/as a leitura atenta das normas de publicação, disponíveis no site.
[ Informação Barómetro Social ]
Barómetro Social | Chamada de contribuições para o ano de 2025
Com intuito de continuar a consolidar o seu projeto, o Barómetro Social tem aberto um período geral de submissão de artigos de opinião. A chamada de contribuições para o ano de 2025 decorre até 31 de março.
Dinamizado a partir do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, este projeto assume-se como uma plataforma de análise social da sociedade portuguesa e seu posicionamento no contexto internacional, abrangendo diversos domínios de reflexão.
Aceitam-se artigos de opinião, com cerca de 1000 palavras, para qualquer uma das dimensões de análise consideradas pela plataforma, a saber:
– Ambiente, Espaço e Território
– Cidadania, Desigualdades e Participação Social
– Cultura, Artes e Públicos
– Economia, Trabalho e Governação Pública
– Educação e Ciência
– Saúde e Condições e Estilos de Vida
Mais informações sobre o projeto e normas de publicação podem ser consultadas no site http://barometro.com.pt/
[ Informação INFO | DINÂMIA’CET-Iscte ]
Call for Papers – Transform International Interdisciplinary Conference “The Future of Human Workforce”
The Faculty of Organizational Studies (Slovenia), University College Limburg (Belgium), and Iscte (Portugal) are pleased to invite academics, researchers, policymakers, practitioners, and other stakeholders to submit abstracts for the online Transform International Interdisciplinary Conference “The Future of Human Workforce”, which will take place fully online on March 27, 2025. The event will be held in English.
We invite abstracts that address empirical and theoretical analyses of workforce transformations, case studies; comparative research across sectors and regions; solutions for emerging challenges.
The conference abstracts will be published in the conference proceedings: Collection of Papers – TRANSFORM International Interdisciplinary Conference 2025.
All submissions will undergo the standard peer-review process.
Important dates:
Registration deadline: until 20 March 2025
Abstract Submission: until 16 February 2025
Notification of Acceptance of abstracts: until 03 March 2025
Full Paper Submission: until 30 August 2025
Redes sociais:
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7289669654048829441
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1102262085030700&set=a.546914130565501