[ Informação APS / ST Famílias e Curso de Vida ]
Seminário Internacional “All in the same boat?” Housing Challenges Over the Lifecourse
(23 de abril – Faro, Faculdade de Economia da Universidade do Algarve)
A Secção Temática Famílias e Curso de Vida da Associação Portuguesa de Sociologia, a Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e o CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais coorganizam o Seminário Internacional “Todos no mesmo barco?” Desafios Habitacionais ao Longo do Curso de Vida / “All in the same boat?” Housing Challenges Over the Lifecourse, que terá lugar no próximo dia 23 de abril, no Auditório Professor Efigénio Rebelo, na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.
O seminário propõe uma reflexão sociológica e interdisciplinar sobre os múltiplos desafios habitacionais da atualidade, analisando-os tanto do ponto de vista das grandes transformações macroestruturais como das mudanças que ocorrem a nível micro ao longo do curso de vida. Serão debatidas as dinâmicas habitacionais em diferentes etapas – da infância e juventude até à adultez e envelhecimento –, considerando os impactos sociais, económicos e políticos que influenciam e resultam do acesso e condições desiguais de habitação. Para além da problemática do acesso, o evento explorará o papel fundamental da habitação na promoção do bem-estar, analisando a relação entre condições habitacionais, qualidade de vida e inclusão social ao longo das diferentes fases da vida.
O evento contará com a presença da Professora Sue Heath da University de Manchester como Keynote Speaker [https://research.manchester.ac.uk/en/persons/sue.heath] e incluirá duas mesas de discussão temática:
• Uma dedicada à investigação académica sobre habitação e curso de vida;
• Outra reunindo entidades locais e agentes da sociedade civil com intervenção na área.
A participação pode ser presencial ou online.
A entrada é livre, mas a inscrição recomendada, aqui: https://forms.gle/cQurhuWWY5dCY2BZ7
No âmbito deste seminário, a organização convida estudantes de pós-graduação a apresentar e discutir resultados preliminares de investigação sobre temáticas relacionadas. Os/as interessados/as deverão submeter as suas propostas, acompanhadas das seguintes informações:
Nome do/a proponente, filiação institucional e endereço de e-mail;
Título da proposta;
Resumo (máximo de 300 palavras);
3 a 4 palavras-chave.
As submissões devem ser enviadas para familias@aps.pt até 31 de março. Serão selecionados até cinco trabalhos, com base nos seguintes critérios:
Relevância para o tema do seminário;
Solidez da problematização teórico-conceptual;
Originalidade do desenho metodológico;
Diversidade institucional de afiliação dos/as proponentes.
Para mais informações, contacte-nos através do e-mail familias@aps.pt
[ Informação Comunicação ISUP ]
Call for Papers | Sociologia – Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
“Sociologia – Revista Faculdade de Letras da Universidade do Porto” prepara o seu primeiro número de 2025 e tem o prazer de convidá-lo a participar na próxima edição, que será publicada até ao final de julho próximo. São aceites artigos em Português, Espanhol, Francês e Inglês.
Sociologia é uma revista de acesso livre cuja indexação se encontra infra. Os artigos devem ser submetidos na plataforma da revista (https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/about/submissions) até 2 de maio de 2025.
Regras para autores e submissão de artigos em https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/about/submissions
O link de confirmação da submissão do artigo deve ser enviado para o e-mail da revista (revsociologiaflup@letras.up.pt).
Agradecemos a divulgação da presente call junto dos vossos colegas e instituições académicas.
[ Informação Comunicação ISUP ]
Divulgação CfP | KANTATZEN DUTEN HERRIAK (KDH VOL. 8)
A diferenciação entre centro e margens musicais sempre foi central na música contemporânea, tal como em qualquer esfera social e cultural. Nela, as pontes entre o alternativo e o comercial, bem como o jogo entre resistências, provocações e hegemonias, sempre fizeram parte integrante da sua evolução, da lógica da mudança musical e da forma como articula significados sociais. No século XXI, num momento em que se estão a redefinir as formas como estas distinções — entre o comercial e o alternativo, o normal e o desviante, o poderoso e o subalterno — são concebidas, vividas, disputadas e articuladas, o mundo da música também se está a reinventar. A reinvenção social e tecnológica das formas de consumo musical e dos discursos sobre a música anda de mãos dadas com uma multiplicidade de fenómenos, como a irrupção da cena urbana no centro comercial, os espaços relacionais e simbólicos representados pelas raves, ou as diversas manifestações queer nas cenas musicais. Neste ritmo frenético de mudança, as formas de pensar, viver e negociar a estruturação dos centros e das margens sociais e culturais estão constantemente a ser articuladas e rearticuladas. No Kantatzen Duten Herriak (KDH), interessadas pelos sons e músicas contemporâneas e pela sua relação com o social, lançamos nesta oitava edição um convite a palestrantes, convidadas e colaboradoras para que nos ajudem a compreender, a partir de todas as perspetivas possíveis, a redefinição do centro e das margens musicais e a sua relação com os centros e margens sociais. Como é que as diferentes cenas musicais articulam dissidências, o queer, o subalterno e o desviante? Como se relacionam entre si e como se altera a dinâmica entre o centro comercial e as margens alternativas ou underground? Convidamos à submissão de comunicações orais, intervenções sonoras, conferências performativas, concertos de pequeno formato, entre outros formatos que contribuam para refletir sobre a redefinição da dinâmica entre centro e margens. Isto não exclui a possibilidade de abordar outros temas relacionados com aquilo que sempre debatemos nestas jornadas: a música, a cultura e a criatividade e a sua ampla relação com o social. As propostas podem ser presenciais ou online. E, como sempre, num espaço livre, sem taxas de inscrição.
Proposals in English, Spanish and Portuguese to kdh.the@ehu.eus by 8 March.
AS ALWAYS, PARTICIPATION IS FREE, WITH NO REGISTRATION FEES.
CALL FOR PROPOSALS: https://www.ehu.eus/kdh