Carlos Fortuna, professor da Faculdade de Economia e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, ex-Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (1998-2002), foi distinguido ex-aequo com o Prémio Análise Social (2020), pelo artigo “O mundo social do ruído. Contributos para uma abordagem sociológica“, publicado na revista Análise Social do ICS-UL | Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Ricardo Paes Mamede, investigador do DINÂMIA’CET-Iscte e docente no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, foi distinguido pelo Prémio Análise Social, atribuído pela revista Análise Social do ICS, ao melhor artigo publicado em 2020. Trata-se do texto intitulado “Explicações alternativas para a crise do Euro e suas implicações”.

Segundo o investigador “o texto premiado nasceu do seu desconforto com as histórias mal contadas sobre a última crise. Gostei muito dos momentos que dediquei a prepará-lo”, diz. O artigo está disponível aqui.

 

A distinção foi atribuída por um júri composto por Sofia Aboim (presidente, ICS-Universidade de Lisboa), António Firmino da Costa (ISCTE-IUL), Bela Feldman-Bianco (UNICAMP), Alina Pereira Esteves (IGOT-Universidade de Lisboa) e Octavio Amorim Neto (EBAPE-Fundação Getulio Vargas).

O prémio, com um valor pecuniário de 1000 euros, será entregue no Fórum ICS, que terá lugar no ICS no dia 14 de dezembro, pelas 17h30.