Em 2024 a nossa secção dará continuidade aos Debates Ambiente e Sociedade com mais duas edições.
A primeira realiza-se já no dia 29 de maio e irá dedicar-se às mudanças nas práticas alimentares, na perspetiva dos seus impactos ambientais (aqui incluindo a s dimensões relativas à produção animal). A escolha do tema foi inspirada pelo documentário “ Food for Profit cuja visualização não foi possível associar a este debate.
Para estimular o debate teremos duas apresentações de investigadores que se têm dedicado a estes temas: uma de Nicoletta Moschini, da Universidade de Bolonha, e outra de João Graça, atualmente na Universidade de Groningen.
O segundo debate irá centrar se noutro tema que ilustra de forma dramática as interações entre sociedade e ambiente: os riscos de cheias e inundações . Este debate contará com uma intervenção de Delta Sousa e Silva, do LNEC , intitulada “Sistemas fluviais, risco de cheia e sociedade: Modos de habitar num ambiente instável” e outra de Pablo Aznar Crespo, da Universidade de Alicante , intitulada Vulnerabilidad social ante inundaciones: una análisis en red para la gestión estratégica del riesgo”.
Este debate está planeado para dia 23 de outubro.
Como habitualmente, ambos os debates irão decorrer online e ao fim da tarde (18: 30), de modo a facilitarem a participação dos interessados A participação é livre e aberta a todos os interessados , bastando aceder a este link.
A coordenação da Secção Ambiente e Sociedade,
Ana Horta, Elisabete Figueiredo & João Guerra