Universidade Lusófona – Centro Universitário Lisboa – Portugal
Apresentação do Colóquio
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Alberto Melo, num texto de 1979, resumiu bem o processo revolucionário: “Portugal viveu então um desses períodos tão raros na vida de todas as sociedades, um período em que tudo parece possível e ao alcance de todos. Derrubado o fascismo – que parecia ser o cúmulo da impossibilidade – tudo o resto se tornou realizável e todos se apressaram a resolver de uma vez por todas os sofrimentos tradicionais da população portuguesa”.
É neste contexto que o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona, e a Associação de História da Educação de Portugal (HISTEDUP) organizam o Colóquio As utopias da revolução de Abril. Educação e mudança social em tempos de transição revolucionária (1974-1976). Os tópicos em debate serão, entre outros possíveis, os seguintes:
- A celebração da Liberdade: memórias de um tempo único
- A educação de infância e os movimentos sociais. A formação de educadores populares
- A reforma das Escolas do Magistério Primário
- A gestão democrática das escolas: experiências e conflitos
- A Universidade ao serviço das ‘classes trabalhadoras: serviço cívico estudantil e debates (e experiências) sobre o papel do ensino superior
- O movimento sindical dos professores. A afirmação dos professores como atores-chave nas políticas de educação
- Da segregação escolar à inclusão educativa: o movimento CERCI de pais e educadores
- Experiências de Educação Popular. As campanhas de alfabetização
- O desporto escolar
- O legado colonial nos currículos e manuais escolares
- Portugal visto de fora: as organizações internacionais (UNESCO e OCDE) e a Revolução
O Colóquio permite dois tipos de contribuição: comunicações individuais e posters.
As propostas de comunicação individual e de painéis deverão ser submetidas online, na plataforma Event3 até ao dia 15 de abril de 2024. As propostas devem incidir em trabalhos de investigação e enquadrar-se em pelo menos um dos tópicos do Colóquio.
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