30 de outubro de 2021 | Casa da Arquitectura (Matosinhos)

Este iniciativa decorre do projeto de investigação financiado pela FCT, «(EU)ROPA | Ascensão da Arquitetura Portuguesa: Fundamentos, Plataforma, Progressão»», coordenado por Jorge Figueira e Bruno Gil, e sediado no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.

Remetendo para os onze “What?” em que o projeto está estruturado – Portuguese, History, Historiography, Fascism, Colonialism, Democracy, Social, Women, Education, Research, Pop – a conferência lançará o debate sobre a investigação em curso.  Neste formato e com esta latitude ampla, “What? When? Why not? Portuguese Architecture” propõe aprofundar o conhecimento e conquistar uma nova dimensão crítica para o tema, no plano nacional e internacional, um balanço aberto a novos entendimentos e disrupções.

Junto dos coordenadores do projecto, Jorge Figueira e Bruno Gil, os investigadores nucleares, Ana Vaz Milheiro, Carlos Machado e Moura, Carolina Coelho, Eliana Sousa Santos, Gonçalo Canto Moniz, José António Bandeirinha, Luís Miguel Correia, Nuno Grande, Patrícia Santos Pedrosa, Rui Lobo, irão apresentar a investigação em curso.

Hans Ibelings é o orador principal que abrirá a conferência com uma reflexão sobre culturas periféricas e centrais no contexto da arquitectura europeia, e Cristiane Muniz e Fernando Viégas são os keynote speakers que encerrarão a partir de um diálogo Brasil/Portugal.

O colóquio Internacional é acompanhada por uma exposição, com o mesmo nome, que estará patente na Galeria da Casa da Arquitectura entre 29 de outubro e 24 de abril.

O programa paralelo, que decorrerá entre janeiro e abril de 2022, a anunciar, permitirá aprofundar os temas da exposição.

[A inscrição no colóquio internacional é gratuita, mas obrigatória]

+ info em https://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/agenda-de-eventos/2021/what