20 de setembro de 2024, 10h30
Sala de Conferências, Arquivo Nacional da Torre do Tombo (Lisboa)
A liberdade de escrever, publicar e ler tem sido tópico de muita reflexão e, naturalmente, de escrita em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e educacionais.
Os obstáculos e impedimentos às leituras livres são marcas de circunstâncias históricas, dentro e fora dos limites nacionais e das instâncias do direito, que têm permeado os campos artístico-literários e originado convergências dentro e além fronteiras. Erigem-se, no presente, tutelas e censores que, com violência, querem silenciar, apagar pessoas e sociedades, negar a ciência, desinformar e reverter os avanços na igualdade, em particular a expressão da diversidade de géneros, de línguas e raças. Recentes ataques àquelas liberdades evidenciam a importância dessa expressão e recolocam a necessidade de entender protagonistas, roupagens e discursos de banimentos e outras formas de censura menos conspícua.
Neste evento dirigir-nos-emos ao livro e à leitura como alvos e aos desígnios de retrocesso, desigualdade e exclusão que enfrentam.
Comissão científica: Paula Sequeiros (CES, UC) e Cláudia Sousa Pereira (CIDEHUS, UÉ)
A inscrição (obrigatória) decorre até 18 de setembro de 2024.