Lisboa, 21-21 junho 2024 | ICS-UL + ISCTE

O Colóquio terá lugar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e é também patrocinado pelo CIES-Iscte, CHUL/FL-UL, CICL-UÉvora, SOCIUS/CSG-ISEG-ULisboa e IHC/FCSH-UNL.
O Colóquio terá o Português como idioma de trabalho. Poderão ser aceites comunicações escritas em língua Castelhana, desde que os comunicantes entendam a língua portuguesa falada.

O resumo da proposta de comunicação deve ter uma dimensão entre 150 e 300 palavras e ser enviada para:

coloquio.sindicalismo.2024@gmail.com

A data-limite para receção das propostas é 15 de dezembro de 2023.

Mais informações AQUI!

Os sindicatos não foram e não são o único modelo, a única forma de representação dos interesses dos trabalhadores.

É por isso pertinente refletir sobre o lugar do sindicalismo nas manifestações históricas do associativismo e da intervenção cidadã; sobre o processo de institucionalização do sindicalismo, os discursos, os repertórios de ação concorrentes e/ou complementares entre os vários tipos/modelos de associativismo; as relações com o Estado dos diferentes tipos de associações, sindicais incluídas, e do Estado com os diferentes tipos de associações (favorecendo umas em detrimento de outras) na longa duração – bem como os modelos de cidadania que em cada caso estão subjacentes.

Aceita-se a apresentação de propostas de comunicações de ordem teórica e/ou empírica nas seguintes quatro áreas temáticas:

  1. Desabrochar do sindicalismo operário
  2. Movimento Operário
  3. Pactos Sociais para a Prosperidade
  4. Desregulamentação dos Mercados Laborais