CHAMADA DE TRABALHOS

Olhar a Humanidade de forma inteira é um convite a pensar as suas desigualdades ao detalhe, nas vulnerabilidades e assimetrias. É um olhar para todos os diferentes contextos humanos – social, político, económico, educacional, ecológico e psicológico, no seio das comunidades e grupos sociais, de forma integrada e construtiva. A aplicação do conceito de Desenvolvimento Humano Integral deseja integrar esta perspetiva na forma como se pensa hoje a Humanidade para o futuro: nas suas periferias e centralidades, em torno de um bem que seja de e para todos, justo, digno, universal e comum.

Este é também um convite a pensar a promoção de capacidades, competência e resiliência, nas formas de mitigar, ultrapassar e prevenir as diversas ameaças, como a crescente polarização social. Simultaneamente, deveremos ponderar a atuação perante as próprias vulnerabilidades ou, ainda, a forma mais apropriada de comunicar vulnerabilidades e capacidades com públicos diversos, sem alimentar preconceitos e combatendo o discurso de ódio entre grupos sociais e indivíduos distintos.

A conferência “Vulnerabilidades (e o bem comum)”, promovida pela Universidade Católica Portuguesa, une especialistas provenientes da academia e de setores-chave da sociedade, para pensar o futuro humano e o bem comum. Ao longo de dois dias, exploramos o tema desde a potencialização do valor social aos meios de comunicação e vulnerabilidades, desde a resiliência entre gerações às migrações no feminino e às vulnerabilidades na educação. Um encontro aberto a todos.

PROGRAMA DA CONFERÊNCIA FINAL DHI 2023

PROPOSTAS DE TRABALHOS

As propostas devem ser enviadas para dhi.cados@ucp.pt até 15 de outubro de 2023 e incluir um título de comunicação, um resumo alargado (700 palavras), nome, endereço eletrónico, filiação institucional e uma breve biografia (máx. 100 palavras) mencionando a investigação em curso. Os candidatos serão informados do resultado das suas candidaturas no final de outubro.

ENVIAR PROPOSTA DE TRABALHO

Toda a informação AQUI!