Desafios de um Novo Humanismo num Mundo em Conflito

A Sociedade Uruguaia de Educação Comparada e Internacional -SUECI; a Sociedade Ibero-americana de Educação Comparada -SIBEC; e a Sociedade Brasileira de Educação Comparada -SBEC- convocam ao I Congresso Nacional de Educação Comparada e Internacional, III Congresso Ibero-americano de Educação Comparada e VIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, que ocorrerão em Montevideo, nos dias:

1, 2 e 3 de Setembro de 2021  em Montevidéu, Uruguai

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Envio de resumos –  até 15 de junho 2021

Tem se proposto os seguintes eixos temáticos:

Marcos teóricos e perspectivas da Educação Comparada Uma revisão dos marcos conceptuais e teóricos contemporâneos e recentes. Redes internacionais de conhecimento.

Metodologia da Educação Comparada. Uma revisão das abordagens e debates metodológicos atuais;

Estudos de História e futuros da Educação em perspectiva Comparada.

Agendas e Políticas educativas globais e supranacionais. Organismos internacionais, Estados, Atores nacionais e Regiões: EUA e Canadá, Ibero-américa, Europa, Rússia, China e o Sudeste Asiático, o mundo árabe e islâmico, África, Índia, o Oceano Índico, Oceania… Isto é, trata-se de (re)examinar a cartografia das transições geo-culturais do campo.

Atores e Sujeitos da Educação Comparada: Sujeitos pedagógicos. Pedagogias, escola e comunidades de aprendizagem. Estudantes. Famílias e comunidades na educação. Currículo. Avaliação da Educação. Ensino e aprendizagem. Formação e condição docente. Educação e mundos do trabalho e as profissões. Educação a longo da vida. Gestão da educação

Educação Comparada e exclusão –Migrantes forçados, populações afro e povos originários e indígenas, pessoas com necessidades diferentes, educação especial e diversidade, grupos vulneráveis e vulnerados, igualdade de gênero, mulheres e crianças). Imperialismo, colonialismo e o olhar (des)colonial.  Práticas educacionais inovadoras e inclusivas.

Educação Comparada e a quarta revolução industrial e tecnológica (IA, Robótica, Nanociências, Neurociências e seus impactos no futuro do trabalho e o ócio. Educação e tecnologia).

Estudos relativos a diversos níveis (Educação infantil, básica, média e superior) ou modalidades (Educação artística, especial, intercultural, rural, técnica, poderão se incluir nos eixos acima apontados, segundo as ênfases de cada trabalho.