Braga, 4-5-6 de maio de 2022
Devido ao grande número de solicitações, vimos por este meio informar que o prazo para submissão de resumos para o Congresso Internacional Festas, Culturas e Comunidades: Património e Sustentabilidade foi alargado até 22 de fevereiro de 2022.
Recordamos que o Congresso Internacional Festas, Culturas e Comunidades: Património e Sustentabilidade terá lugar na Universidade do Minho (Braga, Portugal), nos dias 4, 5 e 6 de maio de 2022. Este encontro científico tem por objetivo divulgar e debater a investigação realizada acerca das festividades tradicionais, designadamente a sua revitalização e ressignificação associadas à transformação das culturas festivas e às políticas de patrimonialização das festas, entre outros tópicos. O congresso terá como línguas de trabalho o português, inglês e castelhano.
Toda a informação pode ser encontrada em: https://www.festivity.pt/congresso/
As festas tradicionais e populares estão no coração das dinâmicas culturais e identitárias das comunidades. Quer se trate de romarias ou festejos carnavalescos, encenações dramáticas ou rituais religiosos, as festas pontuam os tempos sociais e individuais e acrescentam significado à vida coletiva. Muitas vezes consideradas em risco de esmorecimento ou extinção, em face das mudanças nos modos de vida e da massificação e tecnologização das culturas, as festividades revigoraram-se nas últimas décadas e estes processos de transformação e ressignificação solicitam debate e reflexão.
O Congresso Internacional Festas, Culturas e Comunidades: Património e Sustentabilidade pretende ser um ponto de encontro e de debate das muitas pesquisas em curso sobre as festas numa perspetiva que privilegia a relação entre as festividades e as comunidades, abarcando as culturas e as identidades festivas, a (re)valorização da tradição e a sustentabilidade cultural e dos territórios. Para além disso, e perante as tendências contemporâneas, serão também tópicos centrais deste encontro as políticas e processos de patrimonialização das festas e a sua mercantilização e turistificação. As questões metodológicas no estudo das festas, a relação entre as festas, a cultura e o poder, assim como a influência da tecnologia e digitalização constituem, igualmente, eixos de debate deste Congresso.
O Congresso Internacional Festas, Culturas e Comunidades: Património e Sustentabilidade é uma iniciativa do projeto de investigação Festivity – Festa, Património Cultural e Sustentabilidade Comunitária (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – Universidade do Minho) e terá lugar em Braga, de 4 a 6 de maio de 2022, em formato híbrido, com possibilidade de participação presencial ou remota. As línguas de trabalho são o Português, o Inglês e o Espanhol.