11, 12 e 13 de maio de 2022 | Açores

Prazo de submissão de propostas: 6 de março de 2022.

+ info

Será que o público tem interesse naquilo que nós, comunicadores de ciência, temos para oferecer? Esta será sempre uma das questões de base do nosso trabalho, ainda que os resultados do último Eurobarómetro nos tragam algum alento. Diz o relatório que os portugueses são aqueles que mais querem aprender sobre ciência e que mais apoiam a ciência e tecnologia entre os cidadãos dos países europeus.

Não podemos, no entanto, deixar-nos deslumbrar – há ainda muito a fazer. É por isso que, este ano, nos propomos parar para pensar sobre o que temos feito, ouvir com atenção aquilo que os nossos públicos procuram e agir no sentido de mudar, melhorar ou manter as nossas práticas.

Há algumas dúvidas que nos assaltam à partida: Que públicos temos negligenciado? E será possível chegar a todos eles? Que novas estratégias são necessárias para manter esta evolução positiva? Que impactos, na sociedade e na comunidade científica, queremos alcançar nos próximos anos? E que outras dúvidas podemos trazer para enriquecer este debate e a reflexão? Consideramos que os Açores são o local certo para, num ambiente de inovação e ligação à Natureza, pararmos para refletir sobre as nossas práticas de comunicação.

O alcance e a eficiência da comunicação de ciência foram postos à prova durante estes anos da pandemia e fizeram-nos criar novas formas de interação com os públicos. Pretendemos ouvir o que cada um de nós tem a dizer e respeitar a diversidade de práticas e pensamento, considerando igualmente os dados que demonstram o que os cidadãos consideram relevante para o futuro da comunicação de ciência.

Unidos com este mote, é nos Açores — uma região que tem sido um importante palco do investimento nacional em ciência e inovação tecnológica — que queremos desacelerar enquanto comunidade e sem receio de olhar para dentro e repensar, para continuarmos a construir o futuro da comunicação de ciência em Portugal.

Contamos com as vossas partilhas, experiências e reflexões. Até breve!