[ Informação CES Informa ]

Agenda CES | 29/11/2019 a 12/12/2019

Link: https://www.ces.uc.pt/myces/admin/utils/agendaces/historic/28-11-2019_12:02:12.html

 


[ Informação Digital ICH Observatory ]

Digital ICH Observatory . Newsletter_5

Link: https://mailchi.mp/fb8ee8c9c25a/digital-ich-observatory-newsletter-393419?e=3321921d46

 


[ Informação CES LX ]

2ª edição do ciclo de cinema IncomodArte
(7 de dezembro – 14h00 – Lisboa, Teatro Thalia)

De forma a sensibilizar e socializar a sociedade para a temática da deficiência e para os direitos das pessoas com deficiência, o IncomodArte apresenta no próximo dia 7 de Dezembro dois temas – Vida independente e Desporto – para discussão. Conjugando a projeção de filmes com sessões de debate, a 2ª edição do ciclo de cinema IncomodArte procura refletir e alertar a sociedade para o direito das pessoas com deficiência a terem uma vida digna com os/as demais cidadãos/ãs, incluído o direito ao lazer e à prática desportiva.

Este ciclo de cinema é uma organização conjunta do projeto CES / DECIDE – Deficiência e autodeterminação: o desafio da Vida Independente em Portugal, da Câmara Municipal de Lisboa (CML), da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), da Associação Portuguesa de Deficientes das Forças Armadas (ADFA), do Centro de Vida Independente de Lisboa (CVI) e do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos.

Informação adicional:
Filmes legendados em língua portuguesa e Audiodescrição
Debate com tradição para Língua Gestual Portuguesa

Informações:
Teatro Thalia – Estrada das Laranjeiras, 211, 1649-018 Lisboa (freguesia de São Domingos de Benfica)

Transportes públicos:
Autocarro: Carris – 701, 726, 764
Metro: Linha Azul – Estação Jardim Zoológico.

 


[ Informação Elizabete Queiroz, Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto ]

Ciclo TRANSECO: Tertúlias e filmes para Transformar a Economia

A última tertúlia do Ciclo TRANSECO é dedicada aos COMUNS e vai ter lugar já nesta quinta-feira, 5 de Dezembro, às 18:00 na livraria / associação cultural Gato Vadio, no Porto.

À conversa sobre os comuns naturais, culturais, urbanos, digitais, estarão as investigadoras Rita Serra, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Marta Nieto Romero, da Universidade de Aveiro (e co-realizadora do documentário que será projectado), Fátima São Simão da Universidade do Porto e coordenadora da Creative Commons Portugal, e quem mais se quiser juntar. A moderação ficará a cargo de Cristina Parente e Sara Moreira, do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.

À noite, pelas 21:30, será projectado o documentário «Cá no Marão mandam os que cá estão» (PT, 2018, 51 min).

Realizado por Marta Nieto Romero (que estará presente) e Gabriela Benedeti, este documentário constitui-se como um “mapa afetivo” das ligações entre os residentes da Serra do Marão e o seu terreno comunitário ? pessoas que contam histórias sobre os lugares de que mais gostam no baldio. O vídeo promove também uma visão transformadora e sustentável da natureza: a natureza encarada não como um recurso meramente económico, mas como território comum e coletivo, onde se (re)encontram as memórias, a cultura, os recursos, as identidades e os significados indispensáveis para viver.

O filme é o resultado de um projeto de investigação-ação ? Marão Minha Serra ? que juntou a Universidade de Aveiro e o Baldio de Ansiães na busca de compreensão sobre as relações entre os seres humanos e a natureza.