[ Informação Paula Ribeiro, Fórum Estudante ]
“A Semana Ubuntu da Empatia” vai passar pelas escolas portuguesas
(de 21 a 25 de fevereiro)
De 21 a 25 de fevereiro, estudantes e escolas de todo o país vão associar-se à iniciativa ‘Semana Ubuntu da Empatia’. O objetivo passa por promover uma “revolução de empatia”, através de ações que façam os jovens “pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro”.
Durante 5 dias, a comunidade Ubuntu vai realizar atividades e dinâmicas que vão promover uma verdadeira revolução de empatia. O objetivo central destas atividades, inseridas na Semana Ubuntu da Empatia e que se realizam em escolas de todo o país, será pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro.
A Semana Ubuntu da Empatia é promovida pelo Instituto Padre António Vieira – mais precisamente através do seu projeto da Academia de Líderes Ubuntu – em parceria com a revista Forum Estudante. A iniciativa está alinhada com o movimento internacional “Empathy Week” e realiza-se de 21 a 25 de fevereiro.
Serão os parceiros das Academia de Líderes Ubuntu a dar forma a esta iniciativa, dinamizando uma ou mais atividades, no seu contexto de intervenção, a partir da inspiração Ubuntu. Neste âmbito particular, assumem especial importância as Escolas Ubuntu que, através dos seus Clubes Ubuntu, vão propor e organizar atividades no seu contexto educativo e alargando, em alguns casos, à comunidade, bem como outros parceiros, como Instituições de Ensino Superior. Algumas destas ações serão depois divulgadas em streaming nas redes sociais da Academia de Líderes Ubuntu.
Neste momento, estão abertas as inscrições a todas entidades interessadas em integrar o programa oficial da Semana Ubuntu da Empatia.
Mais informações em https://www.semanaubuntudaempatia.pt/
[ Informação CRIA Divulga ]
Agenda CRIA 16 > 28 fevereiro 2022
Link: https://mailchi.mp/324ef91557ed/agenda-cria-01-15-fevereiro-13711911?e=4112cb125e
[ Informação CES Informa ]
Agenda CES | 11/02/2022 a 24/02/2022
Link: https://www.ces.uc.pt/myces/admin/utils/agendaces/historic/10-02-2022_11:05:08.html
[ Informação CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento ]
Newsletter CeiED | 11 de fevereiro de 2021 | Agenda | Notícias | Leitura da Semana
Link: http://mkt.ceied.ulusofona.pt/vl/83c18-87e7b470d95628–7d8f65630b46462997de2Pe7052e4F90e0faf91c07-
[ Informação ISEG ]
OPINIÃO ISEG | Newsletter #86
[ Informação CICS.NOVA ]
Newsletter CICS.NOVA 11/02/2022
Link: https://mailchi.mp/b51f7544a5c7/newsletter-cicsnova-proposta-5757928?e=47ae0d4e30
[ Informação INFO | DINÂMIA’CET-IUL ]
Plataforma LXHabidata – A morada dos dados de habitação da Área Metropolitana de Lisboa
LXHabidata é uma plataforma de dados de habitação com atualização permanente relativos aos concelhos e freguesias da Área Metropolitana de Lisboa.
Destina-se a todos os que se interessam pelo tema da habitação: cidadãos, responsáveis e executores de políticas públicas, investigadores, promotores, etc.
[ Informação Correio Geral do Instituto da Educacao da UL ]
Design-FILS: Integração das TIC em Ambientes Educativos Inovadores
A equipa de Investigadores do IE-ULisboa que integra a parceria estratégica Designing Future Innovative Learning Spaces (Design-FILS) disponibilizou novos recursos para professores, formadores e investigadores:
Formação de Professores em Salas de Aula Inovadoras: Diretrizes para Formadores
Este documento visa contribuir para a promoção da inovação e da aprendizagem enriquecida por tecnologias nas salas de aula e nas práticas dos professores. Para tal, é descrito um conjunto de competências-chave para professores e formadores de professores considerando i) a conceção espacial de espaços de aprendizagem inovadores, ii) a implementação de pedagogias de aprendizagem ativa e iii) a integração de TIC nas práticas de ensino e aprendizagem. São apresentados exemplos reais de espaços de aprendizagem inovadores de diferentes países, que visam funcionar como boas práticas e inspirações para a conceção de espaços de aprendizagem flexíveis que apoiem o desenvolvimento de competências do século XXI nos alunos e que estimulem a adoção de práticas de ensino inovadoras.
Revisão da Literatura dos temas-chave para Apoio ao Design de Cenários de Aprendizagem no âmbito do Projeto FILS
Este documento tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre os temas-chave escolhidos para os Cenários de Aprendizagem desenvolvidos no âmbito do Projeto Design-FILS. Estes recorrem a conceitos de pedagogias ativas de aprendizagem em contexto de sala de aula enriquecida com tecnologia. A revisão bibliográfica procura introduzir a metodologia do desenvolvimento dos cenários do Future Classroom Lab (FLC) – como metodologia no desenvolvimento profissional de professores. Irá assim apresentar literatura respeitante às principais abordagens pedagógicas, aos seus benefícios, desafios e princípios-chave subjacentes à sua implementação. A revisão da literatura é a base para os Cenários de Aprendizagem FILS desenvolvidos pelas instituições parceiras do projeto.
No âmbito do projeto foram ainda criados vários cenários de aprendizagem, disponíveis em Sample Scenarios for School / Teacher Education: https://designfils.eba.gov.tr/#tab_1556071647_3
As publicações agora divulgadas estão inseridas no projeto Design-FILS, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Erasmus+ (2019-1-TR01-KA201-076567), que tem como objetivos principais estudar práticas implementadas em espaços inovadores de aprendizagem e proporcionar formação a professores, formadores e investigadores sobre integração de equipamentos digitais, apps e ambientes on-line em contexto de sala de aulas com vista ao estabelecimento de inovação nas práticas docentes e melhorias no sucesso dos estudantes.
[ Informação SPCE ]
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Informações Gerais
• XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
«Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas» é o tema deste congresso, que decorrerá de 15 a 17 de setembro de 2022, a partir da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. A submissão de propostas de comunicação decorre até ao dia 28 de fevereiro de 2022. Saiba mais em: https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2022/inicio/
• International Summer School on Researching Global Education and Learning: Using literature.
Divulgamos esta escola de verão, que decorrerá de 21 a 24 de junho na Universidade de Bolonha: https://angel-network.net/summer_school
• I Congresso Escola, Identidades e Democracia
Divulgamos este congresso, que decorrerá de 7 a 9 de julho e cuja chamada de resumos decorre até ao dia 18 de fevereiro: https://ideaforuporto.wixsite.com/escolaidemocracia/submiss%C3%A3o-de-trabalhos
• Le 33ème colloque international annuel de l’ADMEE-Europe
Divulgamos o próximo colóquio internacional da ADMEE-Europe, que decorrerá em Guadalupe, de 12 a 14 de abril: https://admeegp2022.sciencesconf.org/resource/page/id/18
• CeiED | Newsletter
Divulgamos a mais recente newsletter do CeiED: http://mkt.ceied.ulusofona.pt/vl/83c18-87e7b470d95628–7d8f65630b46462997de2Pe7052e4F90ea20b6012c-
• CIDTFF | Newsletter
Divulgamos a mais recente newsletter do CIDTFF: https://cidtff.web.ua.pt/cidtff_flashnews/?wysija-page=1&controller=email&action=view&email_id=1621&wysijap=subscriptions&user_id=468
[ Informação ICS Notícias ]
Newsletter ICS-ULisboa
Link: https://mkt.ics.ulisboa.pt/vl/db2bc407e8c5f-b5696f99-f0910ac78ad9114117e115eJWiyeWNHeb5f7faf-23