[ Informação Comunicacao ISUP ]
“Gentes, lugares e quotidianos: fotografias sociais do grande Porto” | Exposição e programa paralelo
(3 a 25 de setembro – Porto)
Esta exposição resulta de uma chamada pública, reunindo trabalhos de sociólogos e / ou fotógrafos/as que aliam a dimensão social, política e artística da fotografia para observar o Grande Porto a partir de temas particulares: práticas, discursos e representações de identidade; habitação e espaço doméstico; lugares de fronteira, entre-lugares, lugares de ninguém; sociabilidades, rituais e quotidianos; espaço público: usos e dinâmicas de subversão e contestação. Para além da exposição, o programa paralelo inclui uma visita guiada pelo olhar da fotografia, no dia 3 de setembro; uma visita guiada pelo olhar da sociologia, no dia 18 de setembro; um workshop orientado pela Casa da Arquitetura, dirigido ao público infantil, também no dia 18; e, por fim, o debate “Para onde vamos, Porto?”, no dia 24 de setembro.
Mais informações em https://isociologia.up.pt/eventos/gentes-lugares-quotidianos-fotografias-sociais-do-grande-porto
[ Informação SPCE ]
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Informações Gerais
• XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
«Educação e Cidades: Tempos, espaços, atores e culturas» é o tema do congresso, que decorrerá de 15 a 17 de setembro de 2022, a partir da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Saiba mais em: https://congresso-spce.eventqualia.net/pt/2022/inicio/
• Mesure et évaluation en éducation (MEE)
Foram publicados os números 1 e 2 do volume 44 desta revista e podem ser consultados aqui: https://www.erudit.org/fr/revues/mee/#back-issues
• ADULT EDUCATION Critical Issues!
A Hellenic Adult Education Association (HAEA) lançou uma nova revista, de acesso aberto e bilíngüe (inglês-grego), intitulada ADULT EDUCATION Critical Issues!: https://ejournals.epublishing.ekt.gr/index.php/aeci/
• Prémio Ana Maria Vieira de Almeida
Decorre até ao dia 31 de março de 2023 o prazo para submissão de originais a este concurso, que visa trabalhos de investigação em modelos inovadores na área da educação infantil. Consulte o regulamento em anexo e saiba mais em: https://www.fundacaovva.org/projetos-em-curso/premio-ana-maria-vieira-de-almeida/
• XXX Colóquio da AFIRSE Portugal
«Espaços educativos – políticas, práticas, atores e aprendizagens» é o tema do XXX Colóquio da AFIRSE Portugal, que se realizará de 25 a 27 de janeiro de 2023, em Lisboa: http://afirse.ie.ul.pt/
• I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate
Realiza-se no dia 23 de setembro, no Auditório José Araújo da Universidade Lusófona em Lisboa, a I Conferência Nacional Formação Inicial de Educadores/as de Infância e Professores/as: Realidades e Perspetivas em Debate. A participação é livre, mas sujeita à disponibilidade de lugares e com inscrição obrigatória em https://forms.gle/5LuakAKP7v2ud5yh6
Saiba mais em: https://www.opedu.pt/conferencias/
• Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e(re)produção de sentidos na investigação em educação
Chamada de artigos para o dossiê temático “Discursos institucionais de autoridade sobre a Escola e os sistemas educativos: circulação e(re)produção de sentidos na investigação em educação” da Revista Lusófona de Educação. Submissão de textos em português, francês, inglês e castelhano aberta até ao próximo dia 30 de novembro.
Mais informações: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/announcement/view/164
• Observatório das Políticas de Educação e Formação | novo website
O Observatório das Políticas de Educação e Formação (OP. Edu) é uma criação conjunta do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona e do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra. Para aceder ao novo website, que disponibiliza conteúdos em português e inglês, clique aqui: https://www.opedu.pt/ Para subscrever a mailing list e receber informação atualizada sobre as atividades do Observatório, siga as instruções disponibilizadas aqui: https://www.opedu.pt/fale-connosco/
• Concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação para Doutoramento
Divulgamos a abertura destas duas bolsas, que decorre até ao dia 9 de setembro: https://sigarra.up.pt/spup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=62048
• Concurso para atribuição de uma bolsa de investigação (ref.ª 2022/32) | Projeto “JustFutures – Futuros Climáticos e Transformações Justas”
Divulgamos a abertura desta bolsa, que decorre até ao dia 9 de setembro: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cnt_cand_geral.concurso_show?pct_conc_id=32
• CeiED | Newsletter
Divulgamos a mais recente newsletter do CeiED: http://mkt.ceied.ulusofona.pt/vl/a250160fe5cfb9-c70289c4f746a5749af571fbc5e3Qe9FyDe4F90ea20b6012c-
• CIDTFF | Newsletter
Divulgamos a mais recente newsletter do CIDTFF: https://cidtff.web.ua.pt/cidtff_flashnews/?wysija-page=1&controller=email&action=view&email_id=1768&wysijap=subscriptions&user_id=468
[ Informação CICS.NOVA ]
Newsletter CICS.NOVA 02/09/2022
Link: https://mailchi.mp/a490774c3d4c/newsletter-cicsnova-proposta-5889086?e=47ae0d4e30
[ Informação CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento ]
Newsletter CeiED | 2 de setembro de 2022 | Agenda | Notícias | Leitura da Semana
Link: http://mkt.ceied.ulusofona.pt/vl/a250160fe5cfb9-c70289c4f746a5749af571fbc5e3Qe9FyDe4F90e0faf91c07-
[ Informação APSIOT ]
Novos Órgãos Sociais da APSIOT – Apresentação
Depois de um conturbado período em que a APSIOT não conseguiu manter o seu nível de atividade devido às circunstâncias pandémicas, o Conselho Executivo eleito para o mandato 2022/23 compromete-se a revitalizar a Associação procurando dar continuidade ao seu objetivo nuclear: promover o conhecimento científico e técnico para o desenvolvimento da Sociologia do Trabalho, do Emprego e das Organizações. Pretendemos igualmente proporcionar às/aos Associad@s a possibilidade de divulgação de trabalhos científicos na revista O&T, em Conferências de âmbito nacional e internacional ou através de formatos originais como os Cadernos SIOT ou podcasts. Neste sentido, o nosso compromisso é dar continuidade a um conjunto de atividades que fazem já parte da estrutura e dinâmicas identitárias da Associação e potenciar o mundo digital nas ações a desenvolver pela APSIOT, sem esquecer a preocupação transversal com a sustentabilidade da nossa Associação.
Daremos conta das atividades e iniciativas que vão sendo organizadas. Mantenham-se atent@s!
Link: http://www.apsiot.pt
[ Informação CEHR ]
Newsletter do CEHR (Nº 147 – agosto 2022)
Link: http://icm.ft.lisboa.ucp.pt/resources/Documentos/CEHR/Ns/ArquivoHTML/2022/CEHR_NS147_Ago22.html
Newsletter do CEHR (Nº 148 – setembro 2022)
Link: http://icm.ft.lisboa.ucp.pt/resources/Documentos/CEHR/Ns/ArquivoHTML/2022/CEHR_NS148_Set22.html
[ Informação Science&You 2021 ]
Newsletter Science&You Sept. 2022
Link: https://tinyurl.com/4jwss3t7
[ Informação CES Informa ]
Agenda CES | 02/09/2022 a 15/09/2022
Link: https://www.ces.uc.pt/myces/admin/utils/agendaces/historic/01-09-2022_09:17:15.html
[ Informação IS-UP ]
Newsletter IS-UP | Nº 102 | Set 2022
Link: https://mailchi.mp/a20d20fce6c2/newsletter-is-up-n-100-jun-9401535?e=f38b3f725d
[ Informação International Sociological Association ]
isagram 209, September 2022. News from ISA
Link: https://www.isa-sociology.org/en/publications/isa-digital-worlds/isagram-newsletter
[ Informação ICS Notícias ]
Newsletter 6/9/2022
Link: https://mkt.ics.ulisboa.pt/vl/719f5d73e33c1d2c815003f159635fcb458d14c80e175eNdxQeWNHeb5f7faf-23
O pioneirismo marcou as nossas escolas no ano letivo 2021-2022 com o desenvolvimento por parte da All4integrity de um programa inovador: a RedEscolas Anticorrupção – Escolas que nos inspiram uma Cultura de Integridade. A 1.ª Edição – que contou com a participação de 17 escolas, incluindo Ilhas e Macau – culminou com uma Cerimónia Final, onde marcaram presenças reputadíssimas individualidades, como a vereadoras Laurinda Alves e a ex-Procuradora-Geral da República Joana Marques Vidal.
O Plano de Ação deste programa, denominado: “Missão: Educar para a integridade”, é interdisciplinar e flexível e tem como principal âncora o tema da Corrupção, associando-se outros como o lobbying, conflito de interesses e tráfego de influências. Destina-se aos alunos entre o 9º e o 12º ano e pretende, através de uma cidadania consciente e ativa nas escolas, promover o sentido de espaço público e bem comum. Acreditamos que é a partir da escola que se pode promover o aprofundamento de uma cultura de integridade em Portugal.
No final do ano letivo 2022/2023, a associação All4Integrity atribuirá às escolas o respetivo Selo Digital – Prata e Ouro -, o Certificado “Escola AntiCorrupção 2021-2022” e os cartões de identificação “Embaixadores da RedEscolas AntiCorrupção”.
Não percam tempo e vão espreitar! Apelamos à vossa divulgação deste Programa transformador da nossa sociedade em prol de uma cultura de integridade! Acreditamos no poder da imprensa local em informar e construir uma cidadania ativa e esclarecida!
Informamos que as escolas interessadas em aderir ao Programa RedEscolas AntiCorrupção (escolas participantes) devem preencher e submeter, entre 13 de setembro e 31 de outubro de 2022, o Formulário de Adesão disponível brevemente aqui. É fundamental que o documento de adesão – disponível para download no site e que deve ser submetido no formulário – seja assinado pela direção da Escola. O programa cumpre todas as disposições do RGPD.
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Melhores cumprimentos,
Alexandre Abrantes Neves
Diretor RedEscolas AntiCorrupção