[ Informação Geral FMSMB ]
Candidaturas ao Prémio Mário Soares-Fundação EDP 2024 | Divulgação
O Prémio Mário Soares – Fundação EDP, instituído em 1998, é atribuído anualmente e destina-se a galardoar autores de teses e dissertações ou de outros trabalhos de investigação originais realizados no âmbito da História Contemporânea de Portugal.
Incluem-se na área temática do Prémio os trabalhos oriundos das ciências sociais, artes e humanidades.
Podem concorrer autores nacionais ou estrangeiros até aos 35 anos de idade, completados até ao termo do prazo para apresentação dos trabalhos, com trabalhos realizados e publicados nos últimos três anos.
Mais informações em https://aps.pt/premio-mario-soares-fundacao-edp-2024/
[ Informação FLUP | Comunicação ISUP ]
IS-UP | Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC) – 7.ª edição
O Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP), enquanto instituição de acolhimento, recebe candidaturas ao Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual – 7.ª Edição, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT), previsto decorrer entre 16 de setembro e 15 de outubro de 2024.
Para formalizar a sua candidatura, o/a candidato/a deverá indicar qual o nível/categoria de investigador doutorado a que concorre dentro dos níveis abertos a Concurso (nos termos do seu Aviso de Abertura, previsto para julho de 2024), juntamente com os seguintes documentos:
Curriculum vitae atualizado, incluindo identificador CIÊNCIA ID;
– Plano de investigação, redigido em língua inglesa e de acordo com a seguinte estrutura (aceita-se versão provisória da candidatura ao Concurso):
– Título
– Enquadramento/Estado da arte
– Plano e métodos de investigação
– Resultados esperados
– Questões éticas (se aplicável)
– Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas – Agenda 2030
Submissão de candidatura: As candidaturas ao acolhimento do IS-UP devem ser enviadas para investigacaoisup@letras.up.pt até às 17:00 (hora de Lisboa) do dia 5 de setembro de 2024.
Mais informações em https://www.fct.pt/financiamento/programas-de-financiamento/emprego-cientifico/emprego-cientifico-individual/
Exposição “Revolu(som) – 10 anos KISMIF” | Até 28 de julho
Última semana para visitar a exposição REVOLU(SOM) — 10 ANOS KISMIF, patente no Gabinete Gráfico da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Apresenta, por um lado a celebração da democracia, com realce para as palavras e os sons da liberdade, nomeadamente as canções de protesto. Do lado do KISMIF, os grandes protagonistas são o reflexo das últimas edições da conferência, a par daquele que é o fórum mundial de recorte singular, o próprio evento, – pelo seu carácter intersecional e transdisciplinar, dando palco a culturas alternativas e práticas DIY (Do-it-Yourself). Para o Gabinete Gráfico, propomos uma instalação sonora e visual herdeira de forças e de lutas que hoje merecem uma reflexão, ao mesmo tempo que instigamos sobre os aspetos das cenas alternativas e das culturas DIY, apresentando essa herança através da música e da intensa intertextualidade plasmada no cinema e no vídeo, no grafitti e na arte urbana, no teatro e nas artes performativas, na literatura, na rádio, na programação e na edição, no design gráfico, na ilustração, nos fanzines e na banda desenhada.
Mais informações em https://museudoporto.pt/recurso/revolusom-10-anos-de-kismif/
Exposição do Museu da Pessoa “Vidas de resistência e clandestinidade no Porto”
O Núcleo IS-UP do Museu da Pessoa organiza a sua quarta exposição “Vidas de resistência e clandestinidade no Porto”, que retrata histórias de vida de 8 pessoas que viveram na clandestinidade durante o período do fascismo.
Em comemoração aos 50 anos do 25 de abril, o Núcleo IS-UP do Museu da Pessoa dá voz às histórias de coragem e luta pela democracia, destacando o compromisso desses indivíduos com a resistência política, fazendo uma leitura dos seus contextos familiares, educacionais e experiências pessoais relacionados com os eventos históricos da época. Cada história marcada por momentos de coragem, sacrifício e esperança, revela não apenas os desafios enfrentados durante a clandestinidade, mas também a resiliência e luta de muitos mais que contribuíram para a construção de um país livre e democrático.
As narrativas estão também disponibilizadas na plataforma online do Museu da Pessoa e no Youtube do IS-UP, proporcionando um registo duradouro acessível para futuras gerações, oferecendo uma compreensão única e inspiradora do passado, enquanto deixa pistas fundamentais para o presente e o futuro do nosso país, ficando disponíveis para consulta futura, no momento da inauguração.
A exposição estará em exibição entre 7 de junho e 30 de agosto na Casa dos Livros (Rua do Campo Alegre, 1055 – 4150-181 Porto), de Segunda a Sexta, entre as 14h30 e as 17h30.
Mais informações em https://museudapessoa.org/colecao/vidas-de-resist-ncia-e-clandestinidade-no-porto/
[ Informação Mais Teoria da História na Wiki ]
Minicurso Wikipédia em Chave de Gêneros
Estamos entrando em contato para solicitar a divulgação do minicurso virtual e assíncrono “Wikipédia em Chave de Gêneros” em seus boletins, redes sociais e outras plataformas que julgarem apropriadas.
Entre os dias 13 de agosto e 17 de setembro irá ocorrer a terceira edição do minicurso virtual e assíncrono “Wikipédia em Chave de Gêneros”. O curso tem como objetivo refletir sobre as lacunas de gênero e sexualidade na Wikipédia, no Wikidata e no Wikimedia Commons, além de contribuir para o fechamento dessas lacunas por meio da implementação de uma atividade presencial, online ou híbrida.
O minicurso foi desenvolvido especialmente para estudantes da graduação e da pós-graduação, mas é aberto a todas as pessoas interessadas. Não é necessário saber editar ou ter conhecimento prévio sobre o assunto para participar.
O curso é autogerido e assíncrono, oferecendo feedback direcionado dos ministrantes wikimedistas Aly Brenner, Miréia Figueiredo e Muriel Custodio dos Passos. Além disso, os participantes que concluírem o curso receberão suporte personalizado para a implementação da atividade resultante, juntamente com um auxílio financeiro de até R$ 500.
O minicurso é uma realização do projeto Mais Teoria da História na Wiki, em parceria com a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e diversos núcleos de pesquisa em Teoria da História. Conta também com o apoio da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) e de vários afiliados e grupos independentes do movimento Wikimedia.
Para mais informações, visite a página do minicurso: https://w.wiki/AYDj
As inscrições podem ser realizadas através deste formulário até o dia 02 de agosto: https://forms.gle/RKif7k3xnpfPD3Jb6
[ Informação CES Informa ]
Agenda CES | 19/07/2024 a 01/08/2024
Link: https://www.ces.uc.pt/myces/admin/utils/agendaces/historic/18-07-2024_10:24:33.html
[ Informação CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento ]
Newsletter CeiED | 19 de julho de 2024 | Oferta FCSEA-IE | Agenda | Notícias | Leitura da Semana
Link: http://mkt.ceied.ulusofona.pt/vl/17f25f05ebf0afddf3a5977987a7a12392f6f8336e75eiXvGe4F90e0faf91c07-
[ Informação CICS.NOVA Comunicação ]
Newsletter CICS.NOVA 19/07/2024
Link: https://mailchi.mp/d339361d311d/newsletter-cicsnova-7342460?e=31dc2d205f