[ Informação Comunicação ISUP ]
Quarto episódio do podcast “Dos outros ninguém sabe: história dos portugueses ciganos”
Associativismo cigano/Roma em Portugal: o que mudou desde a implantação da Democracia?
No quarto episódio do Podcast “Dos outros ninguém sabe: história dos portugueses ciganos”, conversamos com José Maria Fernandes, fundador da primeira associação cigana criada em Portugal: a Associação Social, Recreativa e Cultural “Os Viquingues”. Fundada em 18 de abril de 1974, uma semana antes do 25 de abril, esta associação tem desempenhado um papel fundamental na criação de coletivos e outras associações ciganas e na inclusão das pessoas ciganas em contexto nacional. Falamos, ainda, sobre o papel do associativismo cigano na atualidade, sem esquecer os desafios que enfrentam no reconhecimento social das pessoas ciganas e perante o crescimento do anticiganismo em Portugal.
Podcast dirigido por investigadores/as da FLUP e ISCTE, no âmbito do Estudo Nacional das Comunidades Ciganas (2023.10572.CIG), financiado pela FCT, AIMA e CES.
Ligação para o episódio: https://open.spotify.com/episode/3Qifp1XU5B6C3gCcU5rzAw?si=219832e6e9954f65
Divulgação | Passeio Bairro do Aleixo – Cultura em Expansão (29 de novembro – 16h00)
“No decorrer da oficina participativa, realiza-se um momento público de partilha de conhecimento, com um passeio pela zona do antigo Bairro do Aleixo. A visita é conduzida por José Renato Sousa, presidente da direção da Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo, e por João Queirós, sociólogo, investigador e autor de uma tese e publicação sobre a génese do bairro. Na interseção entre a história e a experiência de vida, este percurso evoca um lugar que permanece expectante, onde as memórias continuam marcadas no espaço urbano”
https://www.culturaemexpansao.pt/sessao/passeio-no-antigo-bairro-do-aleixo/
Lugar de Memória: inauguração de exposição (5 dezembro – 18h00 – APSPBA)
“Como momento final da oficina participativa, inaugura-se, na sede da Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo, uma exposição coletiva que reúne elementos visuais e escultóricos que homenageiam a história e a memória coletiva do bairro. A exposição partilha o processo de cocriação orientado pelo arquiteto Paulo Moreira, e dissemina o projeto, contando ainda com a atuação ao vivo de MC Buster — rapper e músico, ex-morador do Aleixo —, reforçando os laços entre equipa artística e vivência comunitária. A exposição permanecerá patente durante três semanas.”
https://www.culturaemexpansao.pt/sessao/lugar-de-memoria-inauguracao-de-exposicao/
Organização INSTITUTO
Acolhimento A.P.S.P.B.A. – Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo
Coordenação Geral Paulo Moreira
Coordenação Participantes Renato Sousa
Gestão de Projeto Sara Pinheiro
Produção Nuno Silva
Mentoria Oficina Paulo Moreira Architectures
Fotografia e Visualização 3D Iván Arellano
Palestrante João Queirós (ESE-P.PORTO e IS-UP)
Músico e Performer Júlio da Silva
[ Informação CES Informa ]
Agenda CES | 19/09/2025 a 02/10/2025
Link: https://www.ces.uc.pt/myces/admin/utils/agendaces/historic/18-09-2025_11:27:20.html
[ Informação CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento ]
Newsletter CeiED | 19 de setembro de 2025 | Destaques| Informações| Sugestão da Semana
Link: https://mkt.ceied.ulusofona.pt/vl/ffb8d59e3c25b0b3f81-68b53b5-95acbbf88726e8Cep123e4F90e0faf91c07-
[ Informação ICS-ULisboa ]
Newsletter ICS-ULisboa – 19 de Setembro 2025
Link: https://mkt.ics.ulisboa.pt/vl/4704a27e-4d60cda07bc-4–6f76-87c701fdb69e1lxeUdG4eWNHeb71-9741b5
[ Informação CICS.NOVA Comunicação ]
Newsletter CICS.NOVA 19/09/2025
Link: https://mailchi.mp/60ce5038fb1d/newsletter-cicsnova-9299922?e=31dc2d205f