Internacionalização do Ensino Superior | 22 e 23 de maio, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto
O EDULOG, o think tank para a Educação da Fundação Belmiro de Azevedo, tem o prazer de a/o convidar a estar presente na sua Conferência Internacional 2025, este ano dedicada à internacionalização do ensino superior, que decorre nos dias 22 e 23 de maio, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.
No atual panorama global de ensino superior, onde prevalecem os modelos de competição, e numa época de crescentes nacionalismos, populismos e xenofobia que põem em causa a equidade e a responsabilidade social, justifica-se uma abordagem transformadora da internacionalização que valorize a cooperação global.
TEMAS EM ANÁLISE
Para além dos rankings e mercantilização do ensino superior
Os estudantes internacionais são muitas vezes vistos como um meio de sustentabilidade financeira das instituições de ensino superior, sendo fundamental uma nova abordagem que dê prioridade às parcerias globais de cooperação sobre estruturas competitivas.
Cidadania global e responsabilidade social
Nem sempre as instituições de ensino superior têm ambientes verdadeiramente inclusivos para os estudantes internacionais (e não só estes) que assegurem a diversidade e o multiculturalismo.
Riscos de colonialismo educativo e homogeneização.
A internacionalização, na sua forma tradicional, tem sido criticada por impor as práticas educativas e os conhecimentos ocidentais a outros países, levando ao colonialismo educativo e à homogeneização.
Inscrição gratuita, mas de caráter obrigatório