Lisboa, 6 e 7 de fevereiro 2026
Chamada de contribuições
Tendo como principal ponto de partida a imersão em arquivos do sindicalismo, de experiências de autogestão e de cooperativismo no serviço doméstico ou de limpeza, convidamos à submissão de propostas que se debrucem sobre os diversos repertórios de organização e luta adotados por trabalhadoras e trabalhadores deste setor/ atividade. Assim, esperamos contributos que incidam sobre história oral ou pesquisas em arquivos, na narração de experiências e auto-representações das condições e contextos laborais.
Procurando estabelecer um diálogo transnacional e interdisciplinar destas experiências, aceitam-se contribuições nos seguintes eixos:
- 1. práticas de arquivo de/ sobre trabalho doméstico;
- 2. fluxos migratórios, cidadania, género e racialização no trabalho doméstico, de limpeza e de cuidados;
- 3. ação coletiva, cooperativismo e sindicalismo de trabalho doméstico.
Este encontro procura estimular a presença e partilha entre ativistas, artistas, investigadoras/es, trabalhadoras/es e sindicatos — pelo que são bem-vindas contribuições de vários âmbitos disciplinares. As atividades irão decorrer na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e no Centro de Cultura de Cabo Verde, na Rua de São Bento — a mesma rua onde funcionou a sede do Sindicato do Serviço Doméstico.
Assim, convidamos ao envio de propostas oriundas de diferentes campos disciplinares e com diferentes abordagens metodológicas, saudando o cruzamento de perspectivas. O encontro acolhe propostas vindas de:
– artistas (performance, teatro, audiovisual);
– investigadores/as, arquivistas, ativistas e estudantes;
– trabalhadoras do sector doméstico e de cuidados (colectivos, cooperativas, sindicatos).
Pedimos um envio de pequenos resumos (máx. 500 palavras), com uma breve biografia, até ao dia 10 de Novembro de 2025.
Submissões para encontro.trabalhodomestico2026@gmail.com.
Para mais informações, a chamada para contribuições está completa, online; em português e em inglês.