A intervenção local tem constituído um dos domínios centrais da atividade profissional dos sociólogos, revestindo-se de características, dificuldades e também potencialidades próprias. Neste sentido, a Associação Portuguesa de Sociologia considerou fundamental organizar um encontro dedicado a este tema, com o objetivo de (re)conhecer os contributos da Sociologia e dos sociólogos nesta área, assim como os problemas que enfrentam atualmente.
Através de uma partilha de conhecimentos, experiências e reflexões, procura-se, assim, dar maior visibilidade e apoio ao trabalho dos sociólogos envolvidos em funções e programas de intervenção local, nomeadamente através de um diálogo, sempre necessário e enriquecedor, entre a teoria e a prática, a ciência e a profissão, as inovações no plano metodológico e as condições efetivas de trabalho.
É com muito gosto que convidamos todos os sociólogos e demais interessados a participar neste encontro e, caso o pretendam, a apresentar comunicações/posters nos quais possam apresentar os programas/projetos de intervenção em que têm estado envolvidos, partilhar o seu conhecimento e experiência nesta área, propiciando uma reflexão coletiva que será certamente muito útil, tanto para a consolidação da intervenção local como para a própria Sociologia. Fica, portanto, o desafio para estarem presentes e, também, divulgarem esta iniciativa junto de outros possíveis interessados.
A partilha de boas práticas, a aprendizagem inter-pares e possibilidade de articulação com a investigação sociológica que se faz na academia serão importantes mais-valias para os profissionais envolvidos mas também para os serviços em que estes se integram.
Apelo ao envio de propostas de comunicações / posters
Mais informações no site do Encontro | Cartaz
Entrada Livre, sujeita a inscrição no site do Encontro.
Requisitos
Comunicações
As intervenções terão uma duração máxima de 15 minutos e devem ser propostas até ao dia 24 de Março (novo prazo), através do formulário on line, no qual se indiquem claramente as seguintes informações:
– Área temática – Indique o tema central da comunicação (Exemplo: Ambiente, Educação, Cultura, Urbanismo, etc.)
– Título
– Resumo – Apresente um sumário da comunicação até um máximo de 300 palavras. Sugere-se que, relativamente ao projeto de intervenção a apresentar, sejam indicados: Objetivos; Metodologia; Conclusões.
– Nome do(s) orador(es)
– Filiação institucional
– Contactos de e-mail e telefone/telemóvel
Posters
Os posters devem ser propostos até ao dia 24 de Março, através do formulário on line, no qual se indiquem claramente as seguintes informações:
– Área temática – Indique o tema central do poster (Exemplo: Ambiente, Educação, Cultura, Urbanismo, etc.)
– Título – Indique o título do poster
– Resumo – Apresente um sumário do conteúdo do poster até um máximo de 300 palavras. Sugere-se que, relativamente ao projeto de intervenção a apresentar, sejam indicados: Objetivos; – Metodologia; Conclusões
– Nome do(s) autor(es)
– Filiação institucional
– Contactos de e-mail e telefone/telemóvel
– Dimensão do poster: dimensão recomendada: 120cm (altura), 85 cm (largura) – aproximadamente formato A0.