[ Informação GCP CIES-IUL ]

Resultados do estudo de opinião pública sobre a comunicação da COVID-19 | CIES-Iscte

As questões colocadas neste estudo de investigação à população, tiveram como objetivo perceber quais as fontes de informação que os Portugueses usam para se informarem sobre a COVID-19 e que confiança depositam nelas, quais as suas atitudes e perceções de risco da doença COVID-19, e níveis de confiança na ciência e cientistas para resolver a crise pandémica.

Este estudo foi conduzido como parte do projeto de investigação OPEN – Envolvimento do Público em Ciência e Tecnologia por Organizações Académicas (PTDC/COM-OUT/30022/2017), financiado pela FCT e coordenado pela Investigadora do CIES-Iscte, Marta Entradas.

Conheça os resultados preliminares em https://tinyurl.com/yb7srb84


[ Informação António Ferreira ]

Estudo sobre Cidades Inteligentes e Transição Digital

Inquérito online sobre o tema “Cidades Inteligentes e Transição Digital”

Num momento em que a digitalização está a acontecer a um ritmo crescente, e que o papel das grandes empresas de alta tecnologia se está a tornar cada vez mais central no futuro das cidades (e nem sempre de forma consensual), este estudo pretende identificar os prós e contras destas tendências no contexto português, bem como identificar um conjunto de propostas para orientação dos planeadores portugueses nesta matéria.

Caso queira voluntariamente e anonimamente participar neste estudo, basta seguir o seguinte link: www.smartsurvey.co.uk/s/A04FUU/

Gratos pela atenção prestada!

António Ferreira (Doutorado, Investigador Sénior na Universidade do Porto) e de Fernanda Paula Oliveira (Doutorada, Professora Auxiliar na Universidade de Coimbra)


Estudo no âmbito do projeto CLAVE- “O desenvolvimento social dos valores humanos na infância e na adolescência”

Valores humanos e bem-estar de crianças, adolescentes e pais durante a COVID-19
A pandemia da Covid-19 e as medidas adotadas colocaram grandes desafios nas nossas vidas. O encerramento das escolas, em particular, implicou mudanças muito significativas na vida de professores, alunos e pais.

No âmbito do CLAVE estamos a realizar este estudo com o objetivo de mapear os valores de crianças, adolescentes e pais e analisar o impacto do confinamento e das medidas de isolamento social nos diferentes aspetos da sua vida quotidiana e do seu bem-estar.

Gostávamos de ouvir a voz de crianças e adolescentes com idades entre os 6 e os 14 anos e dos seus pais ou encarregados de educação. Para isso criámos dois breves questionários (um dirigido às crianças/adolescentes e outro dirigido aos adultos) que demoram cerca de 15 minutos a responder.

Se vive com uma criança/adolescente com idade entre os 6 e os 14 anos, está desde já convidado/a a participar no estudo, podendo fazê-lo a través do seguinte LINK:

Caso não reúna as condições para participar, pedimos que por favor nos ajude a divulgar o estudo entre os seus familiares e amigos e nas redes sociais.
Agradecemos muito a sua colaboração.

Os coordenadores do CLAVE:
Alice Ramos, alice.ramos@ics.ulisboa.pt
Ricardo Rodrigues, ricardo.rodrigues@iscte-iul.pt

Vídeo: https://www.facebook.com/CLAVEproject/videos/846825899136458/

Questionário:


[ Informação SOCIUS ]

Relatos do Confinamento e do Desconfinamento: A Perspetiva das Crianças

Estudo integrado no âmbito do projeto CRiCity: As Crianças e o seu Direito à Cidade – Combater a desigualdade urbana através do desenho participativo de cidades amigas das crianças.

Se tens entre 8 e 12 anos convidamos-te a participar no estudo «Relatos do Confinamento e do Desconfinamento: A Perspetiva das Crianças».
Para participares só tens que aceder ao questionário a partir deste link: https://forms.gle/6SJoWDKEWzuu3itx9

A primeira parte do questionário é destinada aos pais/encarregados de educação que devem dar o consentimento para que possas participar.
A seguir é a tua vez e são as tuas respostas que nos interessam.
A tua colaboração é muito importante para nós.

Obrigada!
Os Investigadores responsáveis do estudo
Eunice Castro Seixas (SOCIUS/CSG-ISEG, Ulisboa), Paulo Castro Seixas (CAPP, ISCSP, Ulisboa) e Maria Fernandes-Jesus (ISCTE-IUL, CIS-IUL)

Mais informações em https://tinyurl.com/ya6pbcp7


[ Informação FPCEUP ]

ESTUDO | Parentalidade em tempo de COVID19

Gostaríamos de o/a convidar a participar num estudo levado realizado por um grupo de investigadores portugueses e espanhóis sobre as mudanças na parentalidade em tempo de COVID19. Neste momento em que o confinamento alterou o quotidiano de adultos e crianças, procuramos conhecer a realidade das famílias e o esforço que tem exigido acomodar essas mudanças nas rotinas diárias, no convívio e no comportamento de pais e filhos. Trata-se de um questionário dirigido a pais com filhos até aos 18 anos, com uma duração de cerca 20 minutos.

O questionário está disponível online, podendo aceder ao mesmo através do seguinte link: https://pt.surveymonkey.com/r/5JVM28Z

Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Universidade do Minho, conforme a referência CEICSH045/2020 de 13 de maio de 2020.

Se pretender contactar-nos, pode enviar um e-mail com o assunto “Parentalidade em tempo de COVID19” dirigido ao investigador responsável: Ana Almeida – Email: aalmeida@ie.uminho.pt (Professora do Departamento de Psicologia da Educação e Educação Especial do Instituto de Educação – Universidade do Minho)

Obrigada pela sua colaboração.