[ Informação Comunicacao ISUP ]

Inquérito às competências dos Adultos | 2º Ciclo do PIAAC – Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos

É lançado em Portugal, no presente mês de janeiro, o Inquérito às Competências dos Adultos, o maior estudo com estas características realizado no nosso país e o primeiro a ser concretizado neste século. Nesta fase principal do estudo, serão inquiridos, nas diferentes regiões do país, e ao longo do primeiro semestre de 2023, 5.000 adultos, com idades compreendidas entre os 16 e 65 anos de idade, escolhidos de um modo aleatório.

Este Inquérito é realizado no quadro do 2º Ciclo do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (Programme for the International Assessment of Adult Competencies, PIAAC), um programa internacional multiciclo de avaliação das competências dos adultos promovido OCDE em mais de três dezenas de países. Por decisão governamental, o PIAAC é desenvolvido no nosso país por um Grupo de Projeto, coordenado pelos professores da ESE do P.PORTO Luís Rothes e João Queirós, este último também investigador do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, que conta com o suporte administrativo e logístico da ANQEP, I.P. e com o financiamento do Programa Operacional de Assistência Técnica (POAT 2020). A realização das operações de terreno está a cargo de um consórcio liderado pela Universidade Católica Portuguesa.

Informações adicionais podem ser consultadas na página do Grupo de Projeto do PIAAC (https://anqep.gov.pt/piaac/), no website do Inquérito às Competências dos Adultos criado pela UCP (https://www.piaac.pt/) e no website da OCDE sobre este Programa (https://www.oecd.org/skills/piaac/).

Notícia publicada no jornal Público: https://www.publico.pt/2023/01/23/sociedade/noticia/portugal-vai-medir-competencias-adultos-primeira-2035833