[ Informação FLUP | Comunicação ISUP ]
Divulgação de inquérito | Trajetórias pessoais e profissionais de artistas visuais em Portugal
Está a ser realizado um estudo que visa a caracterização do meio dos artistas visuais em Portugal, as respetivas trajetórias pessoais e profissionais, e as condições de (in)acessibilidade ao desempenho desta profissão.
O estudo integra-se num projeto promovido pela Associação Cultural Calote Esférica, com consultoria técnico-científica da investigadora Tânia Leão, em parceria com o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e com o apoio da Direção-Geral das Artes.
O objetivo do estudo é contribuir para a caracterização do sector das artes visuais em Portugal, trazer mais informação sobre como o mesmo funciona e conhecer os fatores que favorecem a inclusão ou exclusão de artistas dos circuitos institucionais. Espera-se que os resultados venham a permitir traçar perfis de artistas visuais e fornecer pistas sobre o que pode e deve ser feito, nomeadamente ao nível das políticas públicas e de financiamento das artes, para garantir que o meio é inclusivo e justo.
Uma das fases do estudo é um inquérito destinado a artistas visuais portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal com, pelo menos, 5 anos de atividade na área.
O inquérito, intitulado Trajetórias pessoais e profissionais de artistas visuais em Portugal, pode ser encontrado na seguinte ligação:
A duração prevista para o seu preenchimento é de cerca de 20 minutos. O preenchimento pode ser feito de modo faseado e a informação recolhida é totalmente anónima e confidencial.
Solicita-se uma ampla divulgação deste inquérito. Caso surjam dúvidas relacionadas com o projeto ou com o preenchimento do questionário, podem contactar-nos através do e-mail estudoartistasvisuais@gmail.com. Teremos todo o gosto em prestar os esclarecimentos necessários.