A carregar Eventos

A 3ª Conferência Rumos da Sociologia do Conhecimento, Ciência e Tecnologia em Portugal, da secção temática Conhecimento, Conhecimento, Ciência e Tecnologia, da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) realiza-se em Braga, nos dias 7 e 8 de setembro de 2017, em colaboração com o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Tem também o apoio do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.

Para além de várias sessões temáticas em paralelo, este encontro inclui duas sessões plenárias:

– “Academic line-ups: on life-lines, time-lines and trajectories towards the future”, por Ulrike Felt, professora na área de Estudos Sociais da Ciência, na Universidade de Viena e Presidente da EASST (European Association for the Study of Science and Technology). Esta sessão tem como foco a análise do tempo na academia e suas implicações para as questões de definição de política científica, nomeadamente no que respeita às carreiras em ciência, ao trabalho por projeto e à definição dos horizontes temporais da inovação.

– “Nanotecnologia e sociedade: da investigação ao cidadão”, mesa-redonda organizada no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, com a finalidade de juntar os olhares de vários investigadores com diferentes trajetórias disciplinares sobre nanotecnologia e suas aplicações, quer atuais quer futuras. A sessão tratará também a problemática da participação e envolvimento dos cidadãos na ciência e na tecnologia e as suas implicações socioculturais.

No seguimento dos anteriores encontros, esta 3ª Conferência Rumos da Sociologia do Conhecimento, Ciência e Tecnologia em Portugal propõe-se a dar a conhecer os trabalhos de investigação e outras experiências protagonizadas por cientistas sociais neste domínio nos últimos anos. Tem ainda como objetivo facilitar a identificação de interesses comuns que reforcem a colaboração entre os participantes, bem como promover a interação e o diálogo entre entidades académicas e não académicas sobre temáticas que envolvem o conhecimento, a ciência e a tecnologia.

Algumas das temáticas previstas no programa são, pois, a política para a ciência; a mudança social e os riscos; a colaboração e as redes; as práticas e as instâncias de regulação; a participação pública e a cultura científica, bem como a amplo tema da comunicação e ciência.
Programa detalhado e livro de resumos disponível em https://conhecimentoctaps.wordpress.com/conferencia-2017/programa
Muito gostariamos que todos estivessem presentes.