Associação Portuguesa de Sociologia|aps@aps.pt

4º Círculo de Leitura | “André Gorz: pensamento e amor, a partir de Carta a D. (2006)” | José Soeiro

2026-05-06T00:00:00+00:00
A carregar Eventos

“Carta a D.” foge a classificações. Escrito intimista, é também um ensaio auto-reflexivo e o testemunho, quase jornalístico, de um percurso intelectual. Trata-se, também, do último livro de André Gorz, filósofo e sociólogo que nasceu há precisamente 100 anos, a 9 de fevereiro de 1923.

Assinalando esta data, tomaremos este seu último texto como pretexto para conhecermos a figura peculiar de Gorz. Fa-lo-emos a partir história de amor, companheirismo e militância que o uniu a Dorine, presença decisiva na construção da sua obra. Mas ampliando a conversa para uma aproximação a uma trajetória que passou pelo marxismo existencialista e pela Nova Esquerda, pela crítica do modo de produção capitalista e da categoria trabalho, pela análise das metamorfoses na estrutura de classes e pela ecologia política radical. Gorz inspirou correntes de pensamento e experiências de intervenção e algumas das suas teses motivaram críticas ferozes. A conversa que faremos, que toma a sua história de amor como ponto de partida, convidará ao reconhecimento do seu percurso e do seu contributo intelectual, à identificação de algumas das críticas que lhe foram dirigidas e ao diálogo com uma e com outras.

Os círculos de leitura são momentos de discussão que homenageiam obras ou autores/as das ciências sociais e humanas. Os participantes lêem previamente um texto e este é discutido, pela animadora ou animador da sessão. A iniciativa é organizada pelo IS-UP, com o apoio do PhD Club e do NASP (Núcleo de Alunos de Sociologia do Porto).

O material de leitura está disponível no site do IS-UP.

Go to Top