 
“A longa resistência das palestinianas na prisão” | Conversa com Giulia Daniele (subdiretora do CEI-ISCTE) e João Borralho (doutorando do CEI-ISCTE)
14 Fevereiro @ 18:00
Moderação de Sandra Monteiro (diretora Le Monde diplomatique – edição portuguesa).
Abrimos este espaço para parar e refletir sobre um tema tratado em cada número do Le Monde diplomatique – edição portuguesa. A escolha deste mês é um artigo de Hélène Servel e Asja Zaino sobre a resistência das palestinianas na prisão, uma história que mistura educação e formação política e que dialoga, por vezes de formas surpreendentes, com o resto do movimento de resistência à colonização israelita.
Numa altura em que um cessar-fogo (já desrespeitado) em Gaza leva à libertação de alguns prisioneiros palestinianos, cujos nomes e histórias permanecem muito ausentes nos media, procuramos conhecer melhor quem são estes homens e, em particular, estas mulheres. Que por vezes voltam a ser postas nas prisões pouco depois de serem libertados. Enquanto na Cisjordânia e em Gaza continua a elevar-se o número de mortes causadas pelo exército israelita, enquanto se desconhece – e se teme – o que acontecerá a seguir ao acordo em vigor em Gaza, o que pode a resistência na prisão dizer sobre a capacidade de sobrevivência e de organização coletiva do povo palestiniano?
Convidámos Giulia Daniele e João Borralho, dois investigadores do ISCTE que estudam estes temas, para abrir a conversa a partir do artigo Palestinianas na prisão, uma história de resistência.
Leia este texto no sítio internet: https://pt.mondediplo.com/2025/02/a-longa-resistencia-das-palestinianas-na-prisao.html
